Há algumas regras de etiqueta — digamos assim — no que se refere a estar presente em chamadas de vídeo, principalmente quando há vários participantes e em contextos profissionais ou didáticos. Saiba o que fazer para causar uma boa impressão com quem estiver em videochamada.
É normal trabalhar de pijama ou com aquele fato de treino velho que nunca é usado para o seu propósito original quando estamos a trabalhar em casa.
No entanto, seja cara a cara ou através do ecrã de um computador, quando estamos numa reunião é importante deixar uma boa impressão e há algumas ações que podemos e devemos fazer nesse sentido, e outras a evitar.
O que deve fazer para causar uma boa impressão
Verifique o que está em segundo plano
O seu rosto deverá estar no centro e será o foco das atenções, mas o que está atrás de si também pode não escapar à câmara. Verifique sempre o que está em segundo plano. Tem a cama por fazer? Loiça por lavar? Pilhas de roupa suja no canto?
As pessoas apercebem-se de mais do que pensa e em videochamadas profissionais esse tipo de desarrumação pode cair muito mal.
Pondere arrumar a divisão onde vai fazer a videochamada ou até desfocar o fundo, visto que há várias aplicações — como o Skype, por exemplo — que permitem esse efeito, dando-lhe um pouco de mais privacidade e também irá parecer mais profissional.
Levantar a mão virtual (se existir esse recurso)
Algumas apps como o Zoom têm a funcionalidade de “levantar a mão” para chamar a atenção, muito útil em chamadas de grupo com várias pessoas e se precisar de falar quando outra pessoa o está a fazer sem interromper.
Apresente-se antes de falar
Caso esteja numa chamada de vídeo com vários participantes (8 ou mais, por exemplo), pode ser boa ideia apresentar-se rapidamente antes de dizer o que tem a dizer.
Algo como “Olá, é a Maria Costa, eu tenho uma questão”. Quando há vários participantes numa ligação pode não ser possível localizarmos o rosto da pessoa que está a falar imediatamente — ou nem o vermos de todo. Pelo que, desta forma, será mais fácil e agradável para todos.
Aguarde um pouco quando outra pessoa terminar de falar
Por vezes há delays nas videochamadas, denominados de lag. Acontece pensarmos que a outra pessoa terminou de falar quando apenas estava a fazer uma pausa. Se disser algo logo a seguir pode parecer que está a interromper. Aconselhamos que aguarde uns segundos antes de responder para evitar aqueles pedidos de desculpa repetidos.
Silenciar-se quando outra pessoa estiver a falar
Praticamente todas as aplicações de videochamada têm a funcionalidade de desligar o seu próprio microfone quando bem entender. Deve utilizar esse recurso quando não precisar de falar, principalmente se não estiver a utilizar fones.
O microfone pode captar o próprio som que sai das colunas e criar um eco ou algum barulho perturbador, o que é aborrecido para os outros participantes. Desta forma, também terá mais à vontade para fazer algum tipo de barulho sem que os outros se apercebam, como dar algum recado a alguém ao seu lado, por exemplo.
Estar atento
É fácil pensarmos que as pessoas não reparam se estamos atentos ou não uma vez que não conseguem ver o nosso ecrã ou porque escondemos o telemóvel abaixo do plano da câmara. No entanto, estar atento ao que os outros dizem não só é sinal de boa educação, como se nota e é apreciado.
O que não deve fazer para causar uma boa impressão
Não apareça de pijama
Se estiver por casa e a trabalhar de pijama por ser mais confortável é conveniente que troque pelo menos a parte de cima por algo mais “formal”. É certo que há pijamas que disfarçam bem, mas ainda assim nota-se e em contextos profissionais com certeza que dessa forma não irá deixar uma boa impressão.
Não precisa de vestir a melhor camisa que tem ou colocar maquilhagem de propósito para a chamada de vídeo — a não ser que o queira —, mas ter algum cuidado com a aparência é algo que não devemos descuidar.
Não coma durante a chamada
Estar a comer uma sanduíche enquanto o seu colega tenta explicar o gráfico que está a apresentar ou, no caso de estar a assistir a uma aula, enquanto o professor explica a matéria, é má educação, pura e simples.
Já para não falar de que se o microfone for um pouco mais sensível era captar os ruídos de mastigar ou qualquer outros sons menos do que agradáveis para quem está a ouvir.
Não digite durante uma chamada
O seu teclado até pode ter um toque soft, que produz pouco barulho, mas ainda assim é muito provável que seja audível através da chamada aos outros participantes.
Se quiser tomar nota de algo silencie-se, use um equipamento touchscreen — como um tablet — ou opte pelos eternos bloco de notas e caneta.
Cuidado com as expressões faciais
Com a opção de nos silenciarmos, por vezes esquecemo-nos de que ainda podemos ser vistos. Nalguns contextos também podemos desligar a nossa câmara, de forma a ouvirmos e vermos o que se passa, mas sem nos verem a nós. Se não for o caso, tenha cuidado com determinadas reações.
Por exemplo, se recebeu uma mensagem com piada tenha cuidado para não se rir de forma bastante expressiva, pode parecer má educação.
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