A tecnologia IPL — Luz Pulsada Intensa — é, muito provavelmente, o futuro da depilação. Disponível para uso em casa, acessível e ainda proporciona uma pele suave e livre de pelos durante meses.
A depilação com tecnologia de IPL já existe há alguns anos, mas ainda é pouco conhecida. Confundida frequentemente com depilação a laser, este tipo de “laser caseiro” é um método muito eficaz a médio / longo prazo, indolor, prático de realizar no conforto de sua casa e acessível.
Devido às suas inúmeras vantagens e facilidade de funcionamento, a depilação com tecnologia IPL tem ganho cada vez mais fãs e é provável que seja um dos métodos mais comuns num futuro próximo.
Ainda não sabe em que consiste este método e tem curiosidade em saber? Neste artigo vamos esclarecer como funciona a depilação IPL, em que circunstâncias é mais eficaz, quais os benefícios e os cuidados a ter.
Em que consiste a depilação IPL?
Luz Pulsada Intensa, ou IPL, são máquinas depiladoras que funcionam através de impulsos de luz muito suaves, que atingem o pelo até à sua raiz. Isso faz com que o pelo que já tem vá caindo ao longo do tempo e, eventualmente, deixam de crescer na zona onde o tratamento com esta tecnologia foi aplicado.
Ainda antes de fazer meia dúzia de tratamentos irá notar resultados, entre os quais que a sua pele se mantém suave durante mais tempo e passam-se semanas e até meses sem que os pelos cresçam.
Dependendo do equipamento que adquirir poderá ter acessórios que são indicados para a utilização da depiladora em várias partes do corpo, de forma a conseguir depilar mais eficazmente as axilas, linha do biquíni e rosto.
Como funciona a depilação com tecnologia IPL?
A tecnologia IPL funciona identificando o pigmento do pelo, denominado melanina, e destrói o folículo piloso desde a sua raiz, impedindo que se desenvolva um novo pelo. A luz incide sobre a melanina e o tratamento é tão eficaz quando mais clara for a pele e mais escuro for o pelo.
Nas peles morenas e negras as taxas de sucesso são menores, uma vez que as peles têm mais melanina e absorvem a luz que só deveria estar focada no pelo, o que pode danificar os tecidos. O mesmo se verifica com quem tem pelos claros, uma vez que a luz não é tão capaz de os identificar.
Toda a gente — homem e mulher — pode recorrer à depilação a laser, independentemente da idade. No entanto, é aconselhável que se espere até depois dos 18 anos, uma vez que antes dessa idade o sistema hormonal ainda está em alteração.
Como utilizar em casa?
Antes de usar a sua máquina depiladora IPL deve depilar-se com lâmina, com máquina depiladora de arranque ou até cera, mas a lâmina ou depiladora de corte é o mais recomendado. Creme para depilação deve ser evitado.
De seguida, deve seguir as instruções que o seu equipamento indica, as quais podem passar por selecionar a intensidade de luz com base no seu tom de pele, pressionar o botão de emissão de impulsos de luz e deslizar o equipamento ao longo da pele na zona que pretende remover o pêlo. Quando o pelo deixar de crescer será desnecessário a depilação antes da IPL.
Que resultados posso esperar?
Para melhores resultados desde o início, o ideal é que use a IPL uma vez a cada duas semanas, durante as primeiras quatro ou cinco sessões. Depois irá bastar fazer pequenos retoques uma vez por mês, ou uma vez de 2 em 2 meses.
Uma questão que surge bastante é se os pelos são eliminados de vez. A verdade é que depende de pessoa para pessoa. Ao longo dos tratamentos o pelo fica mais fraco e começa a rarear em determinadas zonas. É sempre necessário fazer sessões de manutenção — duas ou três vezes ao ano, na maior parte dos casos.
Não é possível garantir resultados a 100%, simplesmente porque o sucesso da depilação com luz pulsada depende da fisionomia da pessoa. O certo é que se verifica redução e enfraquecimento visível do pelo logo nos primeiros tratamentos e o pouco pelo que voltar a crescer é mais fino e suave.
A depilação com IPL é dolorosa?
Não, a depilação com luz pulsada intensa não dói. Pode existir uma ligeira sensação de calor ou formigueiro em cada impulso, mas mais nada. Este é um dos motivos pelos quais este método tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que é difícil competir contra um método tão eficaz, fácil de usar e indolor.
Utilizar o nível de intensidade de luz pulsada certo é fundamental. Regra geral, o equipamento que adquirir terá um guia para o auxiliar nesse sentido e encontrar o ajuste que mais se adequa ao seu tom de pele e cor de pelo.
Para garantir a sua segurança e evitar qualquer tipo de mal-estar ou dor, deve evitar aplicar impulsos de luz sobre a mesma área repetidamente e não depilar — independentemente do método — pele irritada, com feridas, que tenha tatuagens, infeções ou queimaduras.
// RPT