Dicas para fazer o churrasco perfeito

churrasco

Quer faça chuva quer faça sol um churrasco é sempre uma boa maneira de alegrar o dia. Saiba as melhores dicas para fazer o churrasco perfeito.

Os churrascos são festividades realizadas principalmente no verão. Quer seja com os seus amigos ou familiares, não há nada melhor para reunir pessoas do que organizar um churrasco. Neste processo há muita coisa para se organizar e não pode faltar nada. No entanto, o ponto fulcral nestes convívios é a comida e claro que essa tem de estar perfeita.

Comida num churrasco

Por norma, existem dois tipos de churrascos: aqueles que são organizados à última da hora e aqueles que são organizados com pelo menos três dias de antecedência. Que tal encontrar o meio-termo?

grelhador

Marinado

A primeira dica que lhe vamos dar é que prepare um marinado. Este molho pode ser usado com carnes, frutos do mar e\ou até mesmo nos vegetais. Fica pronto em minutos e vai deixar os seus alimentos deliciosos.

Maioria dos marinados envolvem:

  • Azeite (a quantidade suficiente para cobrir o que vai cozinhar)
  • Alho
  • Molho de soja
  • Sal
  • Pimenta
  • Limão ou sumo de limão
  • Qualquer tipo de ervas aromáticas que goste de saborear. Ex: orégãos, cominhos, salsa ,etc…

Fique a saber ainda que este tipo de molho não demora muito tempo a ser preparado. Basta juntar todos os ingredientes e misturar. Para que os seus alimentos captem melhor o sabor do marinado e que sobressaia ainda mais os diferentes sabores dos alimentos, junte o marinado com os alimentos e deixe repousar no frigorífico durante a noite.

Obtenha o bife perfeito

Para que possa obter o bife perfeito, depois de o tirar do frigorífico certifique-se de que deixa a carne a repousar na cozinha ou perto do grelhador durante um tempo. Assim, a carne fica toda à mesma temperatura. Caso se esqueça de o fazer, o centro da sua carne irá estar ainda frio o que levará a que o exterior cozinhe muito mais rápido e deixe a carne seca.

Além disso, caso não tenha feito o marinado, tempere sempre os seus alimentos antes de ir para o grelhador, nem que seja apenas com sal.grelhador

Use o grelhador completo

grelhador

No seu grelhador faz uma divisão dos alimentos? Saiba que esse é um passo importante a dar para que tudo fique bem cozinhado.

Para alimentos que necessitem de temperaturas altas, como por exemplo os bifes, deve colocá-los no centro do grelhador. Esta zona geralmente é a que se encontra mais quente. No caso, por exemplo, das coxas de frango, que necessitam de menos temperatura para ficarem rapidamente prontas, utilize as bordas do grelhador.

Além disso, certifique-se que tem um espaço no seu grelhador para cozinhar vegetais. Estes alimentos não só são ótimos acompanhamentos como também são uma opção caso tenha convidados vegetarianos ou vegans. Portanto, está na hora de adquirir um equipamento maior para preparar todos os seus alimentos. Como por exemplo o grelhador SEVERIN PG8107 .

Deixe repousar

Não seja impaciente com a comida. Ao deixar a carne descansar enquanto está a cozinhá-la ou logo após, permite que todos os sucos provenientes do alimento fiquem lá dentro e depois sejam degustados. Assim a sua carne vai-se tornar muito mais saborosa.

Dica extra: Se é impaciente ou tem medo de cozinhar a menos\ a mais os seus alimentos, utilize um termômetro digital de cozinha, como o PROFICOOK DHT 1039. Assim, saberá quando a carne estiver no ponto. Alguns grelhadores, como é o caso do SEVERIN PG8106, já trazem um termómetro incluído.

termómetro

Hora da limpeza

A pior altura de um churrasco é a parte da limpeza. Arrumar os copos, as mesas e os pratos, até é algo pouco difícil e que não requer muito esforço. No entanto, limpar o seu grelhador é uma tarefa bastante complicada. Portanto, simplifique-a.

Em vez de adquirir um grelhador a carvão, que não só é difícil de limpar como também provoca uma grande sujeira em geral, opte opor um grelhador elétrico. São super fáceis de limpar, fáceis de arrumar e além disso não precisa de se preocupar se tem carvão, acenda-lhas ou outro tipo de utensílios para o pôr a funcionar.

Além disso, pode esquecer o tempo perdido à espera que a brasa fique perfeita para poder grelhar seja o que for. Com um equipamento elétrico a temperatura estará perfeita num ápice.grelhador

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome