VOOC: a nova tecnologia de carregamento rápido da OPPO

A OPPO apresentou a sua nova tecnologia de carregamento rápido VOOC, que promete elevar a velocidade, a segurança e a inteligência a outro nível.

A OPPO, marca tecnológica, realizou o seu Open Day do Carregamento Rápido OPPO dedicado ao tema “O que se segue na área do carregamento rápido?”. Durante o evento, a marca revelou os progressos mais recentes da investigação que tem em curso em relação à tecnologia de carregamento rápido e ao desenvolvimento da sua própria solução nesse sentido.

 

O Carregamento Rápido VOOC da OPPO

“O desenvolvimento da tecnologia de Carregamento Rápido VOOC da OPPO baseia-se numa inovação em todo o sistema de carregamento rápido, o que inclui o adaptador de carregamento, cabo de carregamento, PMIC (circuitos integrados de gestão de energia), bateria e muito mais”, explicou Jeff Zhang, ‘Chief Scientist’ da OPPO VOOC Flash Charge.

“Quer as pessoas optem pelo carregamento sem fios ou com fios, a tecnologia de Carregamento Rápido VOOC pode agora satisfazer uma vasta gama de necessidades relacionadas com o carregamento de dispositivos eletrónicos, mesmo nas circunstâncias mais extremas”, acrescenta.

O sistema VOOC Flash Charge da OPPO conta com diversas características de segurança, como por exemplo a introdução de um sistema de proteção de cinco camadas ou a utilização de IA para otimização do carregamento.

A tecnologia de carregamento inteligente é outra novidade. Esta permite manter a velocidade de carregamento dentro do intervalo mais seguro possível e ajusta a corrente de carregamento com base na deteção inteligente de diferentes cenários. Isto permitirá que os utilizadores desfrutem de uma autonomia da bateria ideal durante mais tempo.

Um dos problemas apontados ao carregamento rápido é que constitui um possível perigo para a bateria. Para garantir a segurança necessária, a OPPO criou cinco camadas de proteção, tendo por base os materiais usados, algoritmos inteligentes e a arquitetura de carregamento. Um fusível com menor impedância garante que durante uma sobrecarga a bateria permaneça protegida, isolando-a fisicamente da fonte de alimentação.

Uma das tecnologias implementadas mais relevantes é a do chip de segurança. Este chip de verificação de segurança da bateria — patenteado pela OPPO, com algoritmos de inteligência artificial integrados — está apto a detetar se as baterias sofreram danos externos, reconhecendo e detetando quedas de tensão em tempo real tendo por base uma série de cenários.

Caso se considere que a queda ou excesso de tensão tenha causado danos na bateria, o próprio telemóvel irá notificar o utilizador que é necessário reparar ou substituir a bateria.

Também as baterias receberam um novo design interno com duas células em série, diminuindo a corrente elétrica e a redução da emissão de calor. A marca afirma que este novo design permitiu ainda um aumento de 5% da capacidade da bateria, sem aumentar o tamanho da mesma.

A bateria utiliza um novo material composto, o qual está intercalado entre duas camadas de alumínio para substituir o típico design composto somente por alumínio, encontrado noutras baterias. Esta estrutura “intercalada” é ainda revestida por um material protetor adicional, criando assim a estrutura do captador de corrente composta de cinco camadas.

Este sistema melhora a segurança da bateria ao protegê-la de curtos-circuitos causados por danos externos. Testes no laboratório da OPPO revelam que, sem comprometer o desempenho, a nova bateria passa nos testes de perfuração e colisão com uma taxa de sucesso de 100%.

 

Carga rápida versus carga inteligente

Embora o objetivo seja o carregamento mais rápido possível, há muitos cenários em que existe um desperdício de energia. O carregamento durante a noite precisa apenas de uma carga lenta, por exemplo. Outras situações de recarga exigem um carregamento mais rápido e a OPPO sabe disso.VOOC: a nova tecnologia de carregamento rápido da OPPO

O gestor de bateria AI da OPPO consegue identificar diferentes cenários de carregamento e aplicar o mais apropriado. O resultado é que mesmo depois de 1.500 ciclos de carga (a maioria dos telefones tem uma vida útil de 500 a 1000 ciclos), os equipamenos OPPO mantêm a bateria em 80% da sua capacidade original.

Além de tornar o Carregamento Rápido VOOC o mais seguro e inteligente possível, a OPPO tem também explorado formas de otimizar a tecnologia de carregamento veloz em situações mais extremas.

Por exemplo, pode ser difícil carregar uma bateria de iões de lítio em ambientes muito frios, onde forçar a bateria a carregar pode até causar um curto-circuito. A solução de carregamento de temperatura ultra-fria da OPPO utiliza algoritmos inteligentes para determinar a temperatura de carregamento ideal da bateria e aumentar a temperatura antes do carregamento ser iniciado.

 

Uma história de evolução

A OPPO lançou os tão aguardados Reno6 em setembro, mantendo-se, com este lançamento, na vanguarda das soluções tecnológicas transformadoras da indústria dos smartphones.

Em 2014, a empresa de tecnologia já tinha revolucionado o mercado através da tecnologia ‘VOOC Flash Charge’, tornando-se a pioneira ao oferecer uma solução de baixa tensão e carregamento rápido — o que mudou completamente o forma como usamos smartphones ou, pelo menos, a forma como os carregamos.

Desde então, a OPPO tem procurado melhorar e atualizar a sua tecnologia VOOC para oferecer um carregamento ainda mais rápido. Em 2018, estreou o SuperVOOC, que tinha o dobro da potência de carregamento do seu antecessor. No ano seguinte, a OPPO revelou o SuperVOOC 2.0 de 65W.

A procura por uma tecnologia mais eficiente prosseguiu. No ano passado a marca lançava a tecnologia de carregamento de 125 W, com carga de flash sem fio AirVOOC de 65 W, e ainda o minicarregador SuperVOOC de 50 W portátil e ultra-pequeno, bem como o mini-carregador de flash de 110 W.VOOC: a nova tecnologia de carregamento rápido da OPPO

Já este ano, a OPPO lançou o seu novo projeto The Flash Initiative, na MWCSH, levando a sua tecnologia de carregamento VOOC para a indústria de automóveis, espaços públicos, chips e muito mais destinos.

Atualmente, a série de carga de flash OPPO VOOC tem suporte para mais de 30 modelos da marca e, com base nesta nova tecnologia de carga, a marca lançou uma variedade de acessórios periféricos, incluindo powerbanks e carregadores de carro de carga de flash, e alcançou cooperação internacional com outras marcas.

Entretanto, o carregador sem fios AirVOOC de 65W pode carregar 100% de uma bateria de 4000mAh em apenas 30 minutos. Já o modelo de carregamento de 125W pode fazer o mesmo em apenas 20 minutos.

Nos dias de hoje, em que a Internet é fundamental e é acedida diariamente pelos utilizadores de smartphones — algo que consume grande parte da bateria —, a tecnologia de Carregamento Rápido da OPPO está a evoluir para oferecer aos utilizadores uma experiência de carregamento de nova geração.

O objetivo é permitir aos utilizadores carregar qualquer dispositivo, quando e onde quiserem. Pode testar a tecnologia VOOC flash adquirindo um dos OPPO da série Reno6.

 

OPPO Reno6 e Reno6 Pro

Todas as emoções num smartphone incrível por dentro e por fora. Um telemóvel Android completo que vai causar inveja por onde quer que passe. Desde logo, o primeiro impacto do OPPO Glow e do design Retro Ultrafino deixam qualquer um a questionar se os Reno6 e Reno6 Pro serão tão surpreendentes por dentro como o são por fora. A resposta é sim.

Mais de 20 patentes (aplicadas) fizeram nascer o Reno6 Pro 5G. Com o OPPO Glow, este smartphone tem um aspeto exclusivo e cativante.

Um dos grandes destaques deste telemóvel é o vídeo retrato Bokeh com efeito iluminado, algo em que a marca é líder na indústria. Tire fotografias como os profissionais com o Sensor Sony IMX766 de 1/1,56″, cujo foco automático melhorado e o potente alcance dinâmico permitem-lhe usar a câmara todo o dia e toda a noite sem nunca perder nenhum detalhe.

A performance de um smartphone deve ser rápida, mas também é igualmente importante assegurar uma experiência suave e visualmente agradável ao utilizador. O OPPO Reno6 Pro oferece ambas.

 

O Reno6 5G também incorpora o Vídeo Retrato com Efeito Bokeh Iluminado da OPPO, para que transforme o seu dia a dia em memórias extraordinárias e fique com um registo dos momentos verdadeiramente especiais.

O design Retro Ultrafino é elegante e leve, enquanto que o desenho refinado e achatado do quadro central é tão confortável que nunca o vai querer largar. Este telemóvel foi feito para o querer ter sempre na mão.

O novo MediaTek Dimensity 900 é um processador de 5G de oito núcleos que utiliza o mais recente processo de produção de 6nm para obter um desempenho mais potente com menor consumo de energia. Se o enorme armazenamento interno de 8 GB + 128 GB não for suficiente, o sistema dá-lhe sem problemas mais 5 GB de memória extra graças à expansão da RAM. E é tão suave, que nem vai notar a mudança.

Uma das características que distingue estes smartphones é a nova tecnologia de carregamento rápido da marca.

Menos tempo de espera, mais tempo para o usar: com carregamento rápido SuperVOOC 2.0 de 65W da OPPO não vai perder tempo. A bateria grande de 4500mAh funciona com o modo de Super Poupança de Energia e Super Standby Noturno para maximizar cada barra de bateria. Carregue os smartphones na totalidade em cerca de 31 minutos ou obtenha quatro horas de reprodução de vídeo com apenas cinco minutos de carga.

 

Com uma visão de futuro, a OPPO tem reunido esforços para se tornar numa empresa sustentável que contribui para um mundo melhor. Seja parte desta mudança.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome