Um derrame de água no computador pode ser um verdadeiro pesadelo para qualquer pessoa que dependa do seu dispositivo para trabalho, entretenimento ou estudo.
A água é uma inimiga natural dos circuitos eletrónicos e pode causar danos irreversíveis se não for tratada adequadamente.
No entanto, existem medidas que podes tomar para minimizar os danos e, até mesmo, salvar o teu PC. Com este artigo fica a saber o que deves fazer em caso de derrame de água em cima do PC.
Viraste água em cima do computador? Fica a saber o que deves fazer
Desliga imediatamente o PC
Assim que perceberes que ocorreu um derrame de água no teu computador, desliga-o imediatamente da corrente elétrica. Isso ajudará a evitar curtos-circuitos e danos mais sérios aos componentes internos.
Desconecta todos os cabos e periféricos
Depois de desligares o PC, desconecta todos os cabos e periféricos do dispositivo. Isso inclui o cabo de alimentação, cabo de rede, cabos USB, e quaisquer outros dispositivos externos. Quanto mais rápido desconectares tudo, menor será o risco de danos.
Remove a bateria (se aplicável)
Se o teu computador tiver uma bateria removível, retira-a imediatamente. Dessa forma, poderás prevenir curtos-circuitos e danos à bateria.
Inclina o PC e drena a água
Com cuidado, inclina o computador para permitir que a água escorra para fora. Certifica-te que inclinas o dispositivo de forma a que a água não entre em contato com componentes sensíveis, como a motherboard ou o disco rígido. Podes usar toalhas ou panos para absorver o excesso de humidade.
Deixa o PC secar
Depois de remover o máximo de água possível, deixa o computador secar completamente antes de o tentares ligar novamente. É importante deixá-lo secar, pelo menos, 24 a 48 horas num ambiente seco e arejado.
Evita usar secadores de cabelo ou outros dispositivos de aquecimento, visto que o calor excessivo pode danificar, ainda mais, os componentes.
Verifica os danos
Depois do período de secagem, verifica visualmente os componentes internos do PC, de forma a procurares sinais de danos causados pela água.
Procura por corrosão, manchas, ou qualquer outro sinal de que a água possa ter causado danos aos circuitos eletrónicos.
Liga o PC com cuidado
Se o PC estiver completamente seco e não houver sinais visíveis de danos, podes tentar ligá-lo novamente. Faz isso com cuidado e mantém-te preparado para desligar imediatamente o aparelho, caso haja algum problema, como barulhos estranhos, cheiro a queimado ou falha ao iniciar.
Procura ajuda profissional
Se não te sentires confortável para lidar com o derramamento de água ou se houver sinais de danos sérios, é altamente recomendável procurar ajuda de um profissional. Um técnico especializado poderá avaliar os danos com precisão e realizar a reparação necessária para recuperar o teu PC.
Com sorte e precaução, o teu PC pode voltar a funcionar normalmente depois de um derramamento de água.
// RPT