A Nvidia, famosa fabricante de placas gráficas de computadores gaming, lançou recentemente as GeForce RTX 30 para portáteis de nova geração. Vamos saber tudo sobre estes novos processadores gráficos e porque razão estão a dar tanto que falar.
Divulgadas na maior feira de tecnologia do mundo (CES 2021), as novas placas gráficas GeForce RTX Serie 30 da Nvidia já foram integradas em computadores portáteis. Neste artigo vamos conhecer todos os pormenores acerca deste hardware e quais os modelos PC em que as pode encontrar.
Conheça as gráficas RTX30 da Nvidia
As GPUs GeForce RTX 30 oferecem melhor desempenho para jogadores e game developers. Isto só é possível graças à arquitetura Ampere RTX de 2ª geração da NVIDIA – com novos Cores RT, Tensor Cores e multiprocessadores de streaming para gráficos ray traced (tridimensionais) realistas, assim como recursos de Inteligência Artificial de ponta.
Arquitetura Ampere NVIDIA
Com RT Cores de 2ª geração e duas vezes mais maior transferência de dados (throughput), Tensor Cores de 3ª geração e novo SM, a Arquitetura Ampere presente nas novas placas é capaz de dar uma nova vida à sua experiência de jogo.
Máxima experiência de jogo
Experimente os maiores sucessos no mundo do gaming com a fidelidade visual de ray tracing em tempo real, assim como o desempenho final do DLSS, alimentado por Inteligência Artificial e possibilitando uma qualidade de resolução aprimorada. Game on!
A NVIDIA DLSS é uma renderização de IA inovadora, que aumenta as frame rates com uma qualidade de imagem descomprometida, através de núcleos Tensor de processamento IA nas GeForce RTX 30. Estas propriedades inovadoras dão-lhe uma margem de manobra para aumentar as configurações e resoluções do seu jogo para uma experiência visual incrível.
Vitórias medidas em milissegundos
A NVIDIA Reflex oferece vantagens bastante competitivas – uma menor latência e uma melhor capacidade de resposta. Através das GPUs GeForce RTX 30, agora é possível encontrar alvos mais rapidamente, reagir mais rápido e aumentar a precisão no alvo através de um conjunto revolucionário de tecnologias que medem e otimizam a latência.
Melhore o seu jogo criativo
Com as novas GPUs GeForce RTX 30, é possível levar os seus projetos criativos a um nível totalmente superior. Estes processadores gráficos oferecem aceleração de IA nas principais apps criativas e são construídos para funcionar em tempo recorde.
Quer esteja a renderizar cenários 3D complexos, a editar vídeo 8K ou a fazer um livestreaming com a melhor codificação e qualidade de imagem, as GPUs GeForce RTX 30 oferecem uma qualidade de desempenho para que leve a sua criatividade ao limite.
Streaming fora de série
Surpreenda quem assiste aos seus streamings com gráficos incríveis e transmissões ao vivo suaves e sem interrupções. A codificação e a descodificação de hardware de última geração combinam-se para mostrar todos os seus melhores momentos com detalhes requintados.
Para além disso, a mais recente app NVIDIA Broadcast leva os seus livestreamings a outro nível, com poderosos recursos de IA para melhorar a qualidade de áudio e vídeo e com efeitos de fundos virtuais, quadros automáticos de webcam e remoção de ruído do microfone.
DirectX 12 Ultimate
Os game developers agora podem adicionar efeitos gráficos ainda mais incríveis aos jogos para PC Gaming baseados no Microsoft Windows. As placas de vídeo GeForce RTX 30 oferecem recursos avançados de software DX12, dando vida aos jogos com efeitos visuais ultra-realistas e frame rates mais rápidas.
Especificações das GeForce RTX 30
Como vimos anteriormente, as características das novas placas gráficas da Nvidia permitem aos jogadores uma experiência de jogo muito mais realista, já que aceleram os processamentos gráficos inerentes ao mundo dos videojogos. Dentro desta série de processadores gráficos, existem as:
- GeForce RTX 3060 – com 3584 NVIDIA CUDA Cores, 1.78 Boost Clock (GHz), capacidade de armazenamento de 12GB e um tipo de memória GDDR6;
- GeForce RTX 3060 Ti – com 4864 NVIDIA CUDA Cores, 1.67 Boost Clock (GHz), capacidade de armazenamento de 8GB e um tipo de memória GDDR6;
- GeForce RTX 3070 – com 5888 NVIDIA CUDA Cores, 1.73 Boost Clock (GHz), capacidade de armazenamento de 8GB e um tipo de memória GDDR6;
- GeForce RTX 3080 – com 8704 NVIDIA CUDA Cores, 1.71 Boost Clock (GHz), capacidade de armazenamento de 10GB e um tipo de memória GDDR6X;
- GeForce RTX 3090 – com 10496 NVIDIA CUDA Cores, 1.70 Boost Clock (GHz), capacidade de armazenamento de 24GB e um tipo de memória GDDR6X.
Esta tecnologia criada pela Nvidia está presente em alguns chips de modelos portáteis, como é o caso do Portátil Asus G533QR-R75D37PB1, equipado com AMD Ryzen 7 5800H 3.2 GHz (16M Cache, até 4.4 GHz), armazenamento de 16 GB, 1TB de SSD e a NVIDIA GeForce RTX 3070 (8GB de memória dedicados).
// RPT