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Valorant: a criatividade e o engenho são as melhores armas

Lançado este ano, Valorant, um jogo para o PC de tiro tático 5×5, com personagens originais que combinam munição com super poderes, já se revelou ser o próximo grande fenómeno gaming. Este é o primeiro first person shooter da Riot Games.

Uma mescla entre CS:GO e Overwatch, a mesma empresa de videojogos responsável por League of Legends — Riot Games — lançou, este verão, um novo jogo para PC.

Valorant é uma arena global competitiva. Um jogo de tiro tático cujo objetivo é plantar ou desarmar a Spike. Em equipas de 5 contra 5, os jogadores têm apenas uma vida por rodada, e vence a partida quem ganhar 13 rodadas primeiro.

Têm à sua disposição todo um arsenal de armas e munição. Os jogadores deverão escolher um dos 12 agentes — cada qual com habilidades adaptativas, únicas, rápidas e letais — para jogar e optar por um dos 4 mapas. Mas o que distingue Valorant enquanto jogo é que o jogador deverá criar oportunidades com a sua criatividade e engenho para superar o adversário, desafiando-se a si mesmo tanto como aos oponentes.

 

Os agentes

Escolha o seu personagem: um agente, com habilidades especiais únicas, com qual terá de enfrentar a equipa contrária com destreza e estilo. Adapte-se ao desafio e faça jogadas incríveis como Duelista, Iniciador, Controlador ou Sentinela, escolhendo um dos 12 agentes à sua disposição.

1 Jett: Duelista

Com um estilo de luta ágil e evasivo, Jett representa a sua terra natal Coreia do Sul. Assume riscos como ninguém e aplica cortes nos inimigos antes que estes se apercebam quem ou o que os atingiu.

Jett, uma das agentes em Valorant
Jett, uma das agentes em Valorant

2 Raze: Duelista

Vinda do Brasil, numa explosão de carisma e armas letais, Raze destaca-se pelo seu estilo de jogo baseado em força bruta, no qual obriga os inimigos a abandonar o local onde se escondem e “limpa” espaços apertados com uma dose generosa de “boom“.

3 Breach: Iniciador

Breach, o homem-biónico sueco, dispara poderosos jatos cinéticos direcionados para forçar a abertura de um caminho pelo território inimigo. Os danos que este agente causa garantem que nenhuma luta contra ele seja justa.

4 Omen: Controlador

O fantasma de uma memória que caça nas sombras: Omen deixa os inimigos às cegas, teletransporta-se pelo campo de batalha e deixa a paranoia assumir o controlo enquanto o adversário tenta descobrir de onde virá o seu próximo ataque.

5 Brimstone: Controlador

Vindo diretamente dos EUA, o arsenal de Brimstone garante que o seu esquadrão esteja sempre em vantagem. A sua capacidade de oferecer utilidade com precisão mesmo à distância faz dele um comandante inigualável na linha de frente.

6 Phoenix: Duelista

Fazendo uma entrada em grande diretamente do Reino Unido, o poder estelar de Phoenix reluz no seu estilo de luta, incendiando o campo de batalha com luz e estilo. Quer tenha backup, quer não, Phoenix entra na luta como e quando achar que deve.

7 Sage: Sentinela

Representando a verdadeira força chinesa, Sage traz segurança para si mesma e para a sua equipa aonde quer que vá. É capaz de reavivar aliados e combater investidas agressivas. Oferece a calma no meio da tempestade que é a batalha.

8 Sova: Iniciador

Nascido sob o eterno inverno russo, Sova segue, encontra e elimina inimigos com eficiência e precisão implacáveis. O seu arco personalizado e as suas habilidades inigualáveis de reconhecimento garantem que nenhuma presa escape.

Sova, Phoenix, Viper, Jett e Cypher
Sova, Phoenix, Viper, Jett e Cypher

9 Viper: Controlador

Especializada em química, Viper, vinda dos Estados Unidos, emprega uma variedade de dispositivos químicos venenosos para controlar o campo de batalha e prejudicar a visão do inimigo. Se as toxinas não matarem a presa, os seus jogos mentais certamente o farão.

10 Cypher: Sentinela

Cypher, um vendedor de informações proveniente de Marrocos, é uma verdadeira rede de vigilância de um homem só, sempre atento a cada movimento dos inimigos. Nenhum segredo está a salvo. Nenhuma manobra passa despercebida.

11 Reyna: Duelista

Oriunda do coração do México, Reyna domina o combate individual, destacando-se a cada abate efetuado. A sua capacidade só é limitada pela sua própria perícia, tornando-a bastante dependente do seu próprio desempenho.

12 Killjoy: Sentinela

Killjoy, uma alemã genial, defende o campo de batalha facilmente usando o seu arsenal de invenções. Se o dano causado pelos seus equipamentos não for o suficiente para dar cabo dos inimigos, os seus queridos robôs dão conta do recado.

 

Os mapas

Cada uma das 4 arenas disponíveis é o palco perfeito para inúmeras jogadas engenhosas, momentos decisivos e estratégias de equipa.

Bind

Duas localizações. Nada no meio. O jogador terá de escolher direita ou esquerda. O que vai ser? Ambas as opções oferecem caminhos diretos para o inimigo e um par de teletransportadores unilaterais que torna mais fácil surpreender os oponentes.

Haven

Sob um mosteiro esquecido, um clamor emerge de Agentes rivais lutando para controlar três locais. Há mais território para controlar, mas os defensores podem usar o espaço extra para ataques agressivos.

Split

Se quiser ir mais longe, terá que subir. Um par de locais separados por um centro elevado permite o movimento rápido usando dois ascensores de corda. Cada local tem uma torre ameaçadora vital para o controlo do sítio.

Ascent

Um recinto aberto para pequenas guerras de posição e atrito divide dois locais em Ascent. Cada local pode ser fortificado por portas irreversíveis de bombas. Se estas forem abaixo, terá que as destruir ou encontrar outro caminho. Conceda o mínimo de território possível.

// RPT

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