Use um leitor de Cartão do Cidadão para evitar deslocações

Sabe aquelas filas enormes para tratar do que quer que seja nos serviços públicos relacionados com o Cartão de Cidadão? Evite-as com um leitor de cartão.

Ganhe independência: desde há algum tempo que é possível utilizar vários serviços públicos através da Internet e no conforto de sua casa. Pode fazê-lo com um simples leitor de cartão de cidadão ligado ao seu computador.

Esta possibilidade existe graças ao chip integrado no Cartão de Cidadão, que lhe dá acesso a vários serviços informatizados. Até poderá renovar o próprio cartão quando chegar a altura para isso, ou alterar a sua morada fiscal, e até mesmo autenticar documentos eletrónicos através da sua assinatura digital. Tudo isto sem precisar de sair do conforto da sua habitação.

 

O chip: para que serve?

É o chip integrado no Cartão do Cidadão que permite todas as funcionalidades do mesmo. Assim, é graças a este componente que pode guardar e permitir o acesso em segurança aos dados nele contidos, utilizá-lo como meio de autenticação em vários canais de interação e como forma segura de criação de assinaturas digitais devidamente validadas e qualificadas.

Quais são os dados que ficam registados no Cartão do Cidadão? Para além da informação de identificação visível, há dados pessoais que ficam guardados, entre eles os dados biométricos de cidadão (impressões digitais), a morada, a data de emissão, o certificado para autenticação segura e o certificado qualificado para assinatura digital, as aplicações informáticas necessárias ao desempenho das funcionalidades do Cartão e à sua gestão e segurança, e ainda outras informações que podem ser registadas opcionalmente por si numa área destinada a arquivar notas pessoais de leitura pública (cujo acesso de escrita é permitido apenas ao utilizador).

 

A aplicação do Cartão do Cidadão

Sabia que qualquer pessoa pode instalar no computador a aplicação que permite ler e gerir certas informações pessoais que constam no Cartão do Cidadão?

Esta aplicação permite efetuar várias operações com rapidez e segurança, tais como visualizar a sua informação, a sua foto, a sua morada, confirmar alteração de morada caso a solicite, editar notas, imprimir os seus dados, utilizar a sua assinatura digital em documentos PDF e outros ficheiros, visualizar certificados do Estado e do cidadão e até gerir os seus PINs.

 

Leitor de Cartão de Cidadão

Para poder usufruir de todas as funcionalidades mencionadas acima, terá de adquirir um equipamento chamado leitor de Cartão do Cidadão. Este aparelho é acessível e irá evitar que tenha de se deslocar à Loja do Cidadão e outros serviços públicos, o que representa várias horas perdidas em filas de espera.

Através da ligação USB, pode facilmente conectar o leitor ao seu computador de secretária ou portátil. Basta ligar o cabo a uma porta USB. Regra geral, não irá precisar de se preocupar com a instalação, que deverá ser automática e rápida. Facilmente terá o aparelho pronto a ser utilizado.

Depois terá de aceder a https://www.autenticacao.gov.pt/cc-software, selecionar o seu sistema operativo e fazer download da aplicação do Cartão de Cidadão. Após instalar a app, basta inserir o Cartão no leitor e ter à mão o PIN (aquele código de autenticação que lhe terá sido fornecido na carta remetida pelos serviços de Cartão de Cidadão).

Desta forma, estará a evitar deslocações desnecessárias a sítios públicos, o que nas circunstâncias atuais é algo recomendável. Para além disso, também evita o tempo passado nestas tarefas e consegue tratar de vários assuntos no conforto de sua casa.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome