Usa o microondas só para cozinhar? Saiba que está desatualizado

Microondas Samsung

Já parou para pensar que o seu microondas, um dos pequenos eletrodomésticos que mais lhe facilita a vida, pode fazer muito mais do que simplesmente aquecer alimentos? Aqui deixamos pequenos truques e dicas para aproveitar este aparelho no seu máximo potencial.

O microondas é um dos nossos melhores aliados no que diz respeito a maximizar o tempo que despendemos a preparar comida em casa ou no trabalho, mas nem todas as pessoas usufruem dele ao máximo. Vamos então conhecer alguns usos alternativos que podemos dar ao nosso microondas!

 

Truques para tirar máximo proveito do seu microondas

1Coza os seus legumes facilmente

Não tem tempo para ferver água e cozer os seus vegetais preferidos para o almoço do escritório? Com o seu microondas é possível fazê-lo sem qualquer trabalho e rapidamente.

Numa taça segura para ir ao microondas, junte água (se necessária) aos seus vegetais, cortados uniformemente. De seguida, envolva-a com um pouco de película aderente e faça um furo no centro para permitir que o calor e o vapor saia.

Mas atenção: convém juntar legumes que tenham o mesmo tipo de cozedura, para que não acabe com uns alimentos cozinhados e outros crus.

2Esterilize o solo das suas plantas

Muitas vezes a terra das plantas apanha pragas ou doenças típicas dos solos, dificultando em muito o crescimento das plantas do seu jardim. Segundo a Universidade da Califórnia, com o microondas é possível esterilizar essa terra para que seja própria para jardinagem, livrando-se de bactérias e químicos.

Para tal, espalhe cerca de 400g de terra num prato plano e aqueça-o, no microondas, a uma temperatura alta durante 90 segundos – ou até que deite vapor. É importante que essa terra esteja húmida antes de ser aquecida.

3Faça um bolo de caneca de microondas

Já alguma vez teve um súbito desejo de comer um bolo de chocolate mas não quis ter o trabalho de preparar o bolo, ou a hora não era mais apropriada para fazer ruído?

Saiba que pode fazer um bolo em versão miniatura no seu microondas, com praticamente todos os ingredientes que puder pensar. Aqui deixamos-lhe uma sugestão de receita de bolo de caneca de chocolate.

Ingredientes:
1 ovo de tamanho S
1 c. de sopa de açúcar mascavado
3 c. de sopa de óleo
4 c. de sopa de leite meio-gordo
4 c. de sopa rasa de farinha
4 c. de sopa rasa de chocolate em pó
1 c. de chá de fermento em pó
1/4 c. de café
de açúcar em pó

Modo de preparação: Numa caneca grande, depois de bater o ovo com o óleo, o leite e o açúcar mascavado, misture a farinha, o chocolate e o fermento na caneca. Leve ao microondas por 3 minutos, na potência máxima. E voilá! Tem o seu próprio bolo de caneca para se deliciar às 2h da manhã.

4Aproveite os restos do seu rímel seco

Por vezes, deitamos fora produtos de maquilhagem pois pensamos que já não estão em bom estado para usar, e acabamos por gastar mais dinheiro em produtos novos quando os antigos ainda podiam ser aproveitados.

Dê uma nova vida ao seu rímel velho ao aquecê-lo no microondas por 30-40 segundos. Mas tenha atenção: é recomendado que aqueça também um copo de água ao lado, para medidas de segurança. Desta forma, a água vai ajudar a dissipar alguma da energia e o calor vai fazer com que o rímel derreta e possa ser re-utilizado.

5Descasque alho mais rapidamente

Descascar alho não tem que ser uma tarefa aborrecida. Coloque uma cabeça de alho inteira no microondas por 20 segundos para amolecê-la. Após este processo, os dentes de alho vão-se facilmente separar das suas cascas sem qualquer esforço.

6Desinfete os seus panos e esponjas de cozinha

De acordo com um novo estudo de engenheiros ambientais da Universidade da Florida, é crucial para a sua saúde e daqueles que frequentam a sua casa desinfetar as esponjas e panos de cozinha.

Estes investigadores recomendam que estes utensílios sejam ligeiramente humedecidos e, de seguida, levados ao microondas por dois minutos, em potência máxima. Os engenheiros afirmam que este processo é capaz de matar 99% das bactérias nocivas presentes nesses objetos.

7Cozinhe ovos de diferentes maneiras no microondas

Boa notícia para os amantes de ovos: com o seu microondas, é possível cozinhá-los de diferentes maneiras – ovos escalfados, mexidos, omeletes ou ovos estrelados -, você escolhe a opção que mais lhe apetecer.

Para fazer o ovo estrelado, aqueça um prato plano e adicione um pouco de manteiga para que o ovo não cole ao prato. Depois, coloque o ovo, sem casca, no centro do prato e tempere a gosto com sal e pimenta.

Com a ponta da faca, abra ligeiramente a gema para que esta coza e não expluda no microondas. De seguida, leve ao microondas durante cerca de 45 segundos.

Se prefere ovos mexidos, os passos são igualmente simples e o processo é o mesmo para as omeletes. Numa tigela, bata os ovos com um garfo até aparecerem bolhas e leve ao microondas durante 1 minuto. Vá vigiando a tigela até que esteja cozinhado.

Se quiser ovos mexidos, separe os ovos com o garfo. Se preferir omelete, deixe que cozinhe sem mexer. Cozinhe os ovos de 30 em 30 segundos até estarem no ponto.

Para os ovos escalfados, encha uma tigela com água até metade e parta gentilmente o ovo para o seu interior. Coloque um prato a tapá-la e leve ao microondas durante 1 minuto e vá vigiando até estarem perfeitos para si.

8Esprema mais sumo dos seus citrinos

Um sumo de laranja ou uma limonada calham sempre bem ao pequeno almoço ou nos dias mais quentes de verão. Mas e se lhe disséssemos que há uma forma mais rápida e eficiente de espremer o sumo desses frutos?

Com o microondas é possível retirar ainda mais sumo do que aquele que consegue espremer quando utiliza apenas acessórios de cozinha como espremedores. Ao aquecer os limões, limas ou laranjas no microondas entre 15-20 segundos, os frutos ficam mais amolecidos e será mais fácil aproveitar todo o líquido neles contidos.

9Mantenha o seu microondas limpo

Se já é altura de dar uma limpadela ao seu microondas, saiba que é mais fácil do que pensa. A sugestão que lhe deixamos dispensa produtos de limpeza como detergentes.

Para desinfetar e higienizar o seu microondas, basta juntar um limão cortado ao meio e um pouco de água. Outra sugestão para o desodorizar é juntando um pouco de bicarbonato de sódio e água.

Agora que já está pronto para usar o seu microondas como um pro, tire o máximo proveito de um dos eletrodomésticos mais versáteis do seu lar com estas dicas que lhe deixamos.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome