Sê ecologicamente responsável e dá uma nova vida à roupa que te aborrece e que já não utilizas através de upcycling. Não sabes como? Anda descobrir!
O ciclo de produção de vestuário está longe de ser sustentável.
É necessário repensar os nossos hábitos de consumo e procurar soluções práticas que nos permitam ter menor impacto ambiental no dia-a-dia.
Portanto, para garantir um futuro sustentável é necessário promover a desaceleração da produção em larga escala e dar um melhor uso aos materiais já existentes.
Upcycling é uma excelente forma de poupar o ambiente e a carteira e aqui irás descobrir tudo acerca desta nova tendência mundial!
Upcycling
O que é?
Upcycling é uma técnica de reaproveitamento de materiais já existentes que lhes confere uma nova vida.
Esta prática surge no sentido de ampliar o ciclo de vida de itens que, caso contrário, iriam parar a aterros sanitários e lixeiras.
Este conceito não se aplica exclusivamente à moda, mas também em áreas como arte, decoração, arquitetura e muito mais.
É impossível precisar quando é que o upcycling surgiu, pois apesar de o termo ser atual, o processo em si é ancestral.
O reaproveitamento de tecidos e de outros materiais é algo que é feito há muitos anos devido à escassez de recursos que a maior parte das famílias experienciava.
Contudo, atualmente o termo ganha um novo peso na sociedade de consumo, devido à urgência de repensarmos os nossos hábitos de modo a contribuir para a regeneração ambiental.
Porque é que o upcyling é importante?
A indústria têxtil é umas das indústrias mais devastadoras para o planeta.
Alguns dos seus principais impactos ambientais são:
- Elevada emissão de gases com efeito estufa;
- Poluição dos ecossistemas terrestres;
- Uso excessivo de água;
- Monocultura intensiva de plantas utilizadas na criação de fibras para os tecidos;
- Elevada produção de resíduos que se degradam em lixeiras;
- Libertação de micro e nanoplásticos em cada lavagem das peças de vestuário.
Como vês, é necessário contrariar o efeito do fast fashion e promover novas práticas que nos permitam reverter os danos ambientais que a indústria têxtil produz.
Diferença entre reciclagem e upcycling
Apesar de ambos os termos se referirem a técnicas que têm como objetivo reduzir os resíduos e aumentar a sustentabilidade, não se referem à mesma coisa.
A reciclagem pressupõe que os materiais passem por processos químicos e conta para isso com o auxílio de máquinas especializadas que requerem um elevado investimento financeiro.
O upcycling pode ser feito em casa por qualquer pessoa e os processos podem ser feitos de forma manual.
Contudo, recomendamos a utilização de uma máquina de costura de modo a teres maior liberdade e puderes criar peças únicas, à tua medida, de forma mais fácil.
Existem grandes marcas e estilistas famosos em todo o mundo que estão a aderir a esta nova tendência, não fiques de fora!
Camisas que viram vestidos, calças que viram casacos, consegues encontrar muitos exemplos na internet do que podes fazer com as peças e tecidos que não queres utilizar mais.
Sê ecologicamente responsável no teu dia-a-dia.
Prioriza a economia circular, repara e reutiliza os materiais que não queres mais, recicla aquilo que não consegues aproveitar e compra produtos feitos de materiais reciclados.
Se cada um de nós fizer pequenos ajustes na sua rotina diária, o mundo será um lugar melhor!
Juntos pela regeneração do planeta Terra.