Um cocktail de verão, saboroso e fresco, a sair!

Nas tardes mornas de verão, que se prolongam até chegar a noite fresca, um cocktail saboroso, que refresca o corpo, cai sempre bem. Veja as receitas que temos para lhe sugerir.

Se gosta de uma bebida atrevida no verão, está no lugar certo. Temos algumas sugestões de cocktails para todos os gostos, e até alguns mocktails, para quem não aprecia assim tanto bebidas alcoólicas. Aprecie o sol desta estação do ano com um sorriso no rosto e um copo fresco na mão.

 

Ponche de frutas

Esta bebida, que utiliza fruta da época e é fresca, sabe muito bem no verão. Tem, ainda, a grande vantagem de poder ser feita em quantidades adequadas para o número de pessoas que pretende servir, pelo que depois não terá de se preocupar em confecionar mais bebidas. Pode sentar-se e desfrutar da companhia dos seus convidados.

Esta receita é adequada para 4 pessoas. Pode facilmente fazer apenas metade da receita, se quiser servir 2 pessoas, ou o dobro, para 8, por exemplo.

Ingredientes:
Gelo
Limonada (1l)
250ml de sumo de laranja
250ml de sumo de abacaxi
250ml de vodka
1/2 garrafa de champanhe ou espumante
Morangos fatiados q.b.
Framboesas fatiadas q.b.
Folhas de hortelã fresca (para o ponche e algumas extra para decorar)

Modo de preparação: O método de preparação deste ponche não poderia ser mais simples: basta juntar todos os ingredientes num jarro grande e mexer. Com uma máquina de gelo nunca terá falta deste ingrediente. Faça-o com 2 horas de antecedência, para que na altura de servir a fruta já tenha passado o seu sabor. Sirva depois em copos, decorando-os com um pouco de hortelã.

Se quiser transformar este ponche num mocktail (bebida que imita o cocktail, mas não é alcoólica) deixe de lado a vodka e em vez de champanhe ou espumante adicione cidra. Também pode acrescentar algum licor sem álcool ao seu gosto, como grenadine.

 

Espresso Martini

À medida que o longo dia quente se transforma numa agradável noite de verão, pode querer dar o dia por encerrado com uma bebida que envolve sofisticação. Um martini expresso não é difícil de dominar, tem um aspeto sofisticado e um sabor que reflete isso mesmo. Receita para servir 1.

Ingredientes:
25 ml de licor Kahlúa
25 ml de café expresso acabado de fazer
50ml de vodka
3 grãos de café para decorar

Modo de preparação: Retire café acabado de fazer da sua máquina de café. Coloque todos os ingredientes num shaker com bastante gelo. Agite vigorosamente cerca de uma dúzia de vezes. Em seguida, despeje num copo de cocktail gelado e decore com três grãos de café por cima.

 

Tom Collins

Simples e ao mesmo tempo de sabor complexo, Tom Collins é um cocktail muito popular e com boas razões para isso. É efervescente, picante, ácido e doce — tudo ao mesmo tempo. A receita não é complicada e nestas noites quentes de verão vai descer facilmente. Estes são os ingredientes para servir 1:

Ingredientes:
Gelo
50ml de gin
25 ml de sumo de limão espremido na hora
25ml de xarope de açúcar
125ml de água com gás refrigerada

Modo de preparação: Encha um copo alto com gelo “fresquinho” da máquina de gelo. Adicione o gin, suco de limão — se for fresco, acabado de espremer, irá notar a diferença para melhor, pelo que recomendamos um espremedor de citrinos — xarope de açúcar e água com gás. Mexa levemente e adicione uma rodela de limão para decorar.

 

Shirley Temple

Nem toda a gente aprecia bebidas alcoólicas, pelo que uma receita de um famigerado mocktail é sempre bem-vinda. Esta bebida surgiu algures em 1930 e continua popular nos dias de hoje. É simples, doce e muito saborosa.

Ingredientes:
Gelo
180ml de ginger ale (da Schweppes ou outra marca)
45ml de granadina
1 rodela de limão para enfeitar

Modo de preparação: Junte a granadina e o gelo num copo alto. De seguida, deite o ginger ale, mexa e decore com a fatia de limão.

Se quiser adicionar um toque de álcool a esta bebida, transformando-a num cocktail, substitua o ginger ale por uma cerveja. Bom proveito!

 

Sangria de vinho rosé

Colorida e festiva, esta bebida é perfeita para partilhar momentos únicos entre amigos e familiares. Nos dias de calor, não hesite em testar esta refrescante sangria de vinho rosé. Receita para 8 doses.

Ingredientes:
700ml de vinho rosé (uma garrafa)
500ml de sumo de laranja (ou outro sabor cítrico)
40gr de açúcar amarelo
100ml de rum
2 laranjas (ou outro cítrico)
125gr de framboesa
330ml de limonada ou água tónica — como preferir — gelada

Modo de preparação: Num jarro grande ou uma taça grande coloque o vinho rosé. Use um espremedor de citrinos, liquidificadora ou um slow juicer para fazer o sumo de laranja. Acrescente o sumo de laranja, o rum, o açúcar e misture. Junte as laranjas às rodelas e as framboesas. Deixe no frigorífico durante 2 horas. Depois, acrescente a limonada ou a água tónica gelada e servir.

 

Qual destes cokctails tenciona experimentar? Tem alguma receita que gostaria de partilhar connosco? Deixe-nos as suas sugestões nos comentários.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome