Smart TV ou TVs Standard? Quais as vantagens de cada um?

Smart TV Samsung

Com tantos modelos de televisores disponíveis no mercado, como saber qual escolher? As Smart TVs têm inúmeras vantagens, mas não são a melhor opção para toda a gente. As alternativas são muitas e também dispõem de características verdadeiramente vantajosas.

Mais do que um ecrã, a televisão é essencial nas nossas habitações. Seria estranho imaginar a nossa casa sem pelo menos uma. Nos dias que correm, há tanta variedade de modelos que difícil é escolher. Atualmente, queremos ser donos do nosso tempo e controlar os conteúdos que vemos e quando os vemos: nesta realidade, as Smart TVs proliferaram.

As Smart TVs são televisores que se diferenciam por terem ligação à Internet, podendo dessa forma aceder a conteúdos e serviços online – por exemplo, serviços de streaming, aplicações de entretenimento, serviços de aluguer de vídeos, jogos, entre outros. É desta forma que se distinguem de todos os outros televisores não-inteligentes.

Mas será que essa diferenciação justifica optar por este modelo, em oposição aos vários outros modelos de TV standard disponíveis no mercado? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Qual o melhor modelo para mim? A resposta a esta e outras perguntas poderá estar nas linhas que se seguem.

 

Smart TV

Vantagens

Como já foi referido, a Smart TV diferencia-se por ter ligação integrada à Internet, sem necessidade de mais nenhum aparelho extra. Graças a essa capacidade, as funcionalidades deste equipamento são imensas.

Fazer pesquisas através de um browser — como o Chrome ou o Firefox, por exemplo — tal e qual como se estivesse num computador é muito fácil neste tipo de TVs. Os dispositivos móveis, como os smartphones, smartwatches, tablets, entre outros, são rapidamente emparelháveis com as Smart TVs.

Da mesma forma, também pode instalar aplicações como se do seu smartphone se tratasse: o Youtube, para ver vídeos, o Skype para falar com os seus amigos ou para as suas reuniões de trabalho, o Spotify para ouvir música, qualquer aplicação de sua preferência para consultar a previsão meteorológica, já para não falar de redes sociais e de jogos.

Depois, claro, há a grande vantagem das Smart TVs: o streaming. O serviço de streaming é o motivo mais comum pelo qual se opta por um destes equipamentos. Recorrer a estes serviços para ver os filmes e séries que quisermos e quando quisermos pode ser uma forma de reduzir a despesa doméstica — principalmente nos casos que não usufruem na totalidade dos pacotes de TV por cabo.

Todas essas possibilidades em um ecrã grande. Alguns modelos até já vêm equipados com controlo de voz, o que é muito mais rápido e eficiente do que inserir os carateres quando quiser escrever uma pesquisa.

 

Desvantagens

Como todos os equipamentos, as Smart TVs também têm alguns defeitos. Antes de mais, o princípio básico de que este televisor está ligado à Internet abre a porta aos problemas relacionados com estar ligado: os hackers — pessoas que entram no nosso sistema sem a nossa permissão, usando a ligação online.

Há alguma vulnerabilidade nestes equipamentos em relação a isso, pelo que é aconselhável que tome precauções para se manter seguro e preservar a sua privacidade.

Sendo o acesso aos serviços de streaming o maior ‘ponto de venda’ destas TVs, há que considerar o facto de existirem outras formas de ter acesso a estes conteúdos, nomeadamente através de aparelhos Media Streamers. Não são a mesma coisa, nem têm as mesmas características, há que comparar os dois e ver por si mesmo.

Em relação ao interface de input, há quem argumente que é complicado estar a selecionar letra a letra no ecrã para escrever alguma coisa. De facto, se não pretende ligar um teclado extra ao seu televisor e se não tem um modelo com comando de voz, pode ser frustrante.

Algumas aplicações não têm o mesmo desempenho na Smart TV que, por exemplo, no smartphone, porque não é a mesma coisa. Principalmente se a ação a ser tentada for intensiva. Por último, a boa ligação à Internet exige um mínimo de proximidade do router para que o seu equipamento funcione o melhor possível.

 

Televisores standard: a alternativa

Atualmente, o mercado não tem falta de modelos que lhe proporcionam uma alternativa bastante viável para as Smart TVs.

Um deles são as OLED TVs, cujas vantagens incluem excelentes níveis de contraste, elevada pureza das cores, menor consumo de energia elétrica — em relação às LED, ecrãs muito finos e flexíveis, melhores ângulos de visão e são perfeitamente capazes de lhe proporcionar uma experiência cinematográfica.

As televisões LED já aumentaram o brilho a uma escala inimaginável há alguns anos. Atualmente, as QLED são ainda mais brilhantes. Numa divisão com muita luz ambiente, este “excesso” de brilho permite-nos ver a imagem sem qualquer problema de reflexo e com uma qualidade superior.

Os televisores UHD 4K ou 8K dispõem de uma resolução — nitidez e precisão de cores de uma imagem — realmente magnífica. Já para não falar de que são equipamentos acessíveis.

Todos estes modelos standard, regra geral, disponibilizam o acesso ao guia eletrónico de programação, o qual tem informações extras sobre os programas em formato de texto, informações sobre o trânsito, cotações económicas, previsão do tempo e muito mais.

O maior defeito das TVs standards será, talvez, o facto de não ter todas as vantagens de uma Smart TV. Como em relação a tudo, apenas o consumidor sabe o que é melhor para si. Resta comparar as características e escolher.

// RPT

Mais recentes