Está a ponderar fazer um upgrade no seu home cinema? Pode ser difícil escolher entre adquirir uma TV maior ou apostar num projetor. Descubra a melhor opção para si.
As duas tecnologias partilham semelhanças e diferenças. Ambas contribuem para criar a sensação de estar numa sala de cinema a partir da sala de sua casa, criando imersão na ação a decorrer no ecrã. No entanto, uma delas prima pela nitidez e a outra pela dimensão.
As propostas são bem diferentes, mas o objetivo é o mesmo: obter uma forma confortável e relaxante de ver filmes, séries e jogar. Assim sendo, se dá por si na encruzilhada de ter de escolher entre uma TV ou um projetor, vejamos o que podemos fazer para o ajudar a tomar essa decisão.
TV ou projetor: o que considerar?
Tamanho da divisão
Antes de ponderar sobre as características de cada equipamento, há que ponderar sobre a divisão onde o vai inserir, nomeadamente o tamanho da mesma — a largura, mais especificamente — em relação ao tamanho do display.
Se tem uma sala ampla e deseja o maior ecrã possível, seja porque é um grande fã de sessões de cinema caseiras ou de receber muitos convidados — e pretende-se que todos eles tenham boa visualização —, o projetor será a melhor opção.
Alguns modelos chegam a projetar o equivalente a um ecrã de 100 polegadas, um tamanho quase impossível de encontrar em televisores — e que não conseguirá pelo mesmo preço.
Dito isto, este tamanho pode muito bem ser grande demais para a maior parte das divisões, ou até desnecessário. Para uma sala mais pequena, há televisores grandes que lhe vão oferecer o que pretende. Procure TVs de 55 polegadas ou superiores.
Capacidade sonora
Se a qualidade sonora é algo a que dá elevada importância, um televisor pode ser a melhor aposta. Afinal, um projetor requer quase obrigatoriamente um equipamento à parte. É certo que qualquer TV beneficia de uma barra de som como complemento, mas no caso dos projetores esse complemento é uma necessidade.
Conveniência de uma Smart TV
Quase todos os televisores atuais são Smart TVs, pelo que é seguro assumir que irá adquirir uma se optar pelo televisor. Os televisores Smart têm diversos recursos muito convenientes associados, a começar pela conexão à Internet, uma grande conveniência.
Para quem não dispensa as plataformas de streaming para ver séries e filmes — Netflix, Amazon Prime, HBO, Disney+ ou outras —, uma Smart TV é a solução ideal para si.
Qualidade de imagem
Para os mais exigentes, aqueles que não admitem um pixel de menor qualidade, a TV poderá ser a tecnologia ideal. Apesar de os projetores entregarem uma imagem cada vez melhor, ainda não conseguem ficar ao nível dos televisores, os quais já incorporam resolução de 8K.
Para além disso, as TVs também oferecem outras tecnologias relacionadas com a qualidade de imagem, como ecrãs OLED e QLED, recursos como HDR+, entre muitos outros.
Ecrãs maiores
Com o passar do tempo e com as evoluções tecnológicas, os ecrãs de TVs têm ficado cada vez maiores para corresponder à procura por parte dos consumidores, que pretendem a experiência de home cinema. Agora, já pode apostar em TVs com 88 polegadas.
No entanto, se a quantidade de polegadas é o fator principal na sua escolha entre uma TV ou um projetor, este último poderá ser a opção melhor para si.
Se gosta de criar verdadeiras sessões de cinema em casa ou se tem uma divisão de maior dimensão e gostaria de a ocupar com um grande ecrã, não há nenhum televisor que lhe ofereça a quantidade de polegadas como um projetor, capaz de oferecer até 100 polegadas.
Equipamento portátil
O projetor tem a vantagem de ser um equipamento portátil, o qual pode levar consigo para casa de amigos ou para eventos e projetar as imagens desejadas numa superfície indicada.
TV ou projetor: a conclusão
Como já poderá ter depreendido, não há uma resposta certa para a decisão entre um televisor e um projetor, dependerá de cada consumidor e dos fatores a que confere maior importância. Cada equipamento tem pontos fortes a ter em consideração.
// RPT