////

Tudo o que precisas saber sobre o evento Apple WWDC24

Um dos momentos mais esperados pelos fãs da Apple é o WWDC24, uma vez que traz as novidades no software e, este ano, a Inteligência Artificial foi o principal foco, renovando a experiência no iOS 18, iPadOS e macOS Sequoia.

A Apple fez uma parceria com a OpenAI para o seu primeiro grande passo de melhorias de IA. Neste artigo, contamos-te tudo o que foi anunciado na WWDC. A maioria desses recursos estará disponível no outono, quando a Apple atualiza o software em cada um dos seus dispositivos.

 

 

Tudo o que precisas saber sobre o evento Apple WWDC24

IA Sempre

Para começar, temos uma curiosidade para te contar. No mundo da Apple, “IA” não significa Inteligência Artificial, mas sim, Apple Intelligence.

A Apple apresentou uma visão de como poderás interagir com as novas funcionalidades de IA, mantendo o foco nas tarefas personalizadas e sublinhando a utilidade das capacidades assistidas por IA.

A empresa afirma que pode utilizar a IA para proporcionar uma experiência altamente personalizada ao utilizador do iPhone. Isto porque o seu sistema é capaz de reunir todo o tipo de informações que a IA aprendeu sobre a forma como utilizas o teu dispositivo.

Assim, a IA da Apple pode ajudar a escrever e-mails, relatórios e mensagens de textos pessoais. Pode, ainda, gerar imagens dentro das Mensagens que são informadas pelo contexto da conversa que estás a ter.

Por exemplo, se estiveres com os teus amigos a conversar sobre a organização de uma festa, a IA pode gerar uma imagem do aspeto dessa festa. Pode até gerar imagens de IA das pessoas com quem estás a falar.

Tudo o que precisas saber sobre o evento Apple WWDC24

A Apple Intelligence também tem ferramentas de escrita avançadas que podem gerar mensagens ou e-mails completos ou rever o que escreveste para alterar o tom de um e-mail de trabalho.

A Apple também fez questão de salientar que muitas destas capacidades de IA são processadas de forma privada no próprio dispositivo e que, apenas quando necessário, podes utilizar o processamento seguro de IA, baseado na nuvem para concluir os teus pedidos.

Além disso, estão a ser adicionadas novas capacidades ao iOS. O mais visível é que alguns pedidos da Siri e pedidos de texto generativo podem ser entregues ao ChatGPT, alimentado por GPT-4o, diz a Apple — para os completar.

O Apple Intelligence requer telemóveis com o chip A17 ou dispositivos com, pelo menos, chips M1, o que significa que pode ser executado no iPhone 15 Pro e Pro Max, nos novos iPhones que serão lançados neste outono ou em qualquer iPad ou Mac com um chip M1 ou posterior.

Nova Siri

A Siri, a assistente digital de longa data da Apple, está a receber o brilho de IA. A Apple diz que a Siri está agora mais inteligente e mais capaz de determinar a intenção e decifrar informações mais complicadas.

Podes fazer-lhe várias perguntas seguidas e é suficientemente inteligente para perceber que as perguntas estão relacionadas umas com as outras — algo conhecido no mundo da IA como consciência contextual.

É capaz de realizar mais tarefas do que antes. A experiência Siri mais potente será incorporada nas aplicações principais da Apple e os programadores poderão adicionar as capacidades da nova Siri às suas próprias aplicações.

É possível escrever pedidos para a nova Siri, como pedir-lhe para definir um alarme a altas horas da noite sem acordar a pessoa que está a dormir ao teu lado.

Por fim, o Siri tem um novo visual. Trata-se de um novo logótipo semelhante a um símbolo infinito e um novo alerta de estado que faz aparecer um anel colorido em todo o ecrã do telemóvel, quando o assistente está a ouvir o teu pedido ou a gerar uma resposta.

Limpar as tuas fotografias

A aplicação Fotografias irá receber algumas funcionalidades de edição adicionais que te permitirão fazer coisas como melhorias mais elaboradas nas fotografias existentes e remover pessoas ou objetos indesejados da moldura.

A Apple também está a tornar a organização das fotografias mais simples. As novas funcionalidades Apple Intelligence permitem-lhe reconhecer melhor as pessoas nos teus contactos e agrupá-las para que possas encontrar fotografias mais facilmente.

Com a Apple Intelligence também é possível procurar fotografias com termos de pesquisa mais naturais.

Um iOS mais personalizável

Muitas das alterações que vão ser introduzidas no iOS quando chegar uma atualização no outono não têm nada a ver com IA.

O tema principal da WWDC foi “personalização melhorada” e a Apple mostrou formas de categorizar melhor as tuas aplicações, organizá-las no ecrã ao teu gosto e controlar a forma como as aplicações são acedidas.

Ou seja, agora podes organizar os ícones das tuas aplicações como quiseres, alterando a sua cor e movendo-os para qualquer local na grelha do ecrã do iOS.

Há também suporte para esconder aplicações numa pasta de aplicações bloqueada que só pode ser acedida através da verificação do Face ID.

Há também atualizações úteis para as Mensagens, uma das principais é a possibilidade de agendar mensagens — algo que a Apple não suportava anteriormente. Também é possível estilizar o texto, adicionar efeitos de texto divertidos e responder a mensagens com emoji Topbacks.

Sequoia

O novo sistema operativo da Apple para Mac chama-se macOS Sequoia. A funcionalidade que mais se destaca chama-se iPhone Mirroring que permite sincronizar o iPhone com o Mac e controlar quase tudo no aparelho a partir do ecrã do mac.

É possível fazer chamadas, trabalhar com aplicações e interagir com o ecrã inicial do telefone, que permanece bloqueado enquanto faz isto.

Tudo o que precisas saber sobre o evento Apple WWDC24

O navegador Safari receberá uma atualização na Sequoia. Existe uma nova funcionalidade — Destaques — no navegador que pode resumir as informações mais pertinentes contidas num sítio Web ou nos resultados de pesquisa.

Está a chegar mais apoio para jogos e programadores de jogos, incluindo uma segunda versão do Game Porting Tookit da Apple. Assim como um novo suporte Xcode, que permite aos programadores criar jogos que funcionam em todos os dispositivos e plataformas da Apple.

iPad

O iPad está a receber algumas atualizações de interface que visam tornar a experiência do utilizador mais intuitiva. Existe uma barra de separadores flutuante que paira no topo de algumas aplicações e que pretende manter-se afastada de tudo o que está a fazer no ecrã. Assim como melhores opções de personalização para o seu Centro de Controlo.

Tudo o que precisas saber sobre o evento Apple WWDC24

A aplicação Calculadora também está a chegar ao iPad. Uma versão renovada da aplicação da calculadora não só funciona como uma calculadora, como também tem uma nova funcionalidade chamada Math Notes que permite utilizar o Apple Pencil para trabalhar visualmente e resolver problemas de matemática.

Relógio vital

O Apple Watch vai receber uma atualização que dá ao dispositivo novas funcionalidades de monitorização da saúde comparáveis às oferecidas por relógio desportivos, como os da Garmin.

A nova aplicação Carga de treino analisa a intensidade do exercício durante os treinos e acompanha a duração do treino e a evolução do esforço ao longo do tempo. A nova aplicação Vitals monitoriza passivamente a tua saúde ao longo do dia.

Qual é a palavra-passe?

No que diz respeito à segurança, a Apple também está a criar a sua própria aplicação de palavras-passe para todas as plataformas do sistema operativo.

Funciona como muitos outros gestores de palavras-passe, na medida em que lhe permite gerar palavras-passe fortes para todos os teus inícios de sessão. Mantém todas as tuas credenciais em ordem, armazenando logins, palavras-passe e códigos de verificação, assinalando potenciais fugas de palavras-passe e violações de segurança.

Também está disponível para utilizadores do Windows na aplicação iCloud para Windows.

AirPods mais inteligentes

Os auscultadores intra-auriculares da Apple vão ganhar novos controlos por gestos que permitem acenar com a cabeça para atender uma chamada telefónica ou abanar a cabeça para a recusar.

Também estão a receber melhor isolamento de ruído e capacidades de cancelamento, para que possas ter conversas mais facilmente compreensíveis.

Prime Time TV+

A Apple irá adicionar algumas funcionalidades de software à tua plataforma de TV em streaming. Há algumas atualizações de acessibilidade, como legendas melhores que aparecem quando se desliga o som no momento em que o diálogo é falado ou que aparecem quando se rebobina um segmento para reproduzir novamente.

Há também uma nova faixa “In Sights” que aparece quando se faz uma pausa no que se está a ver. Mostra os nomes e rostos dos atores no ecrã, bem como as personagens que estão a interpretar.

Também consegue identificar as músicas que estão a tocar na cena.

Encarar o futuro

Os auscultadores de realidade mista Vision Pro da Apple acabaram de ser lançados em fevereiro e a Apple já anunciou a primeira atualização substancial do sistema operativo do computador facial.

A maior atualização para o VisionPro será a das fotografias espaciais, que incluirá uma funcionalidade que faz com que as fotografias normais pareçam fotografias espaciais, dando-lhes profundidade e movimento estereoscópicos.

Tudo o que precisas saber sobre o evento Apple WWDC24

A Apple está também a melhorar o vídeo espacial e está a adicionar ao visionOS um melhor reconhecimento dos gestos das mãos e a oferecer o Train Support, cujo objetivo é que o Vision Pro funcione melhor para as pessoas que viajam de comboio.

Foram estas as principais novidades apresentadas no WWDC24 da Apple.

// RPT

Mais recentes