Truques para secar a roupa mais depressa

Rowenta

Secar a roupa com ferro de passar Rowenta

O que fazer quando precisamos mesmo daquela peça de vestuário que ainda está molhada? Temos 7 dicas para que consiga secar a roupa mais rapidamente.

Vivemos num dia a dia apressado. Nem sempre conseguimos que algumas coisas acompanhem o nosso ritmo, mas há algo que podemos fazer para acelerar certos processos.

Quando se trata de colocar peças de roupa a lavar isso mesmo se aplica. Nem sempre a roupa seca tão rápido como precisamos ou queremos, seja porque o tempo está húmido, porque não temos uma máquina de secar ou porque não há espaço adequado para ventilação apropriada.

Quando está mesmo a precisar de uma peça que nunca mais seca, tente uma — ou todas — destas dicas.

 

Como secar a roupa mais rápido

1 Toalha na máquina de secar

Se estamos a falar em formas de secar a roupa mais rapidamente, a máquina de secar será a primeira e a mais óbvia dica. Este aparelho tem bastantes vantagens, entre as quais garantir que as suas peças ficam bem secas, mesmo nos dias mais frios e húmidos de inverno.

Desta forma, não tem de se preocupar com o tempo porque teve de deixar a roupa no exterior. Se estiver com pressa ou a precisar de repente de uma determinada peça de roupa, pode tê-la pronta em minutos.

Para acelerar ainda mais o processo e poupar na conta da luz, coloque uma toalha de banho seca junto com as roupas molhadas e deixe a máquina trabalhar durante 15 minutos. Depois, retire a toalha e deixe a máquina terminar o processo.

2 Centrifugação adicional

Se não tem uma máquina de secar, há outras coisas que pode fazer. Quando colocar as suas peças a lavar na máquina opte por um programa de lavagem com maior velocidade de centrifugação. Desta forma irá enxaguar o máximo de água das peças. Algumas máquinas de lavar também têm programas próprios só para centrifugar ou para ter centrifugação extra no fim do ciclo.

Evite esta opção se as roupas em questão forem peças mais delicadas ou de tecidos leves, uma vez que pode danificar os artigos.

3 Ferro de engomar

Idealmente, as peças de roupa devem estar algo húmidas para serem passadas a ferro. No entanto, se precisa de acelerar o processo de secagem da roupa, também pode utilizar o ferro de engomar, mesmo em peças que dispensam esse passo.

Faça o seguinte: tente retirar todo o excesso de água da peça, depois estenda-a num local plano — pode mesmo ser a tábua de passar a ferro — e coloque uma toalha fina e seca — sem bordados ou estampados — por cima. Passe o ferro quente por cima da toalha para ir secando a roupa aos poucos.

4 O “truque” da toalha

Esta dica exige um pouco de esforço da sua parte. Irá precisar de uma ou duas toalhas grandes e secas.

Por cima de uma superfície plana — talvez no chão — abra uma toalha e coloque a peça de roupa que quer secar mais rapidamente em cima. De seguida, enrole tudo junto, fazendo um rolo. Aperte bem todo o rolo, desenrole e repita.

A segunda toalha pode ser usada da seguinte forma: abra uma toalha por cima de uma superfície plana e coloque a peça de roupa em cima. Em vez de enrolar, coloque a segunda toalha por cima e pressione repetidamente. As toalhas vão ajudar a enxaguar a água do tecido e farão com que a roupa seque mais rapidamente.

5 Secador de cabelo ou uma ventoinha também ajudam

Se todos os outros equipamentos falharem, resta-lhe o seu secador de cabelo. Esta pode ser uma boa solução, principalmente para peças de roupa pequenas. Primeiro retire todo o excesso de água que puder e depois direcione o ar quente para a sua roupa.

Certifique-se de secar o exterior, o interior, os bolsos, o colarinho, todos os lados do artigo e tenha muito cuidado para não manter o foco do ar quente por muito tempo na mesma parte da roupa, para não correr o risco de queimar.

Na verdade, terá melhores resultados se usar ar frio em vez de quente para secar a roupa mais rápido. O truque é estender pouca roupa — bem esticada e separada entre si para permitir que o ar ventile livremente —, colocar uma ventoinha a funcionar na potência máxima e mudar a posição da roupa de vez em quando, para secar uniformemente. Terá o mesmo efeito que um dia de muito vento.

6 Cabides no estendal

Se a pressa não é muita mas também não quer esperar tanto tempo para ter a roupa seca, colocar as suas peças em cabides quando as pendurar no estendal tem duas vantagens: a roupa seca mais rápido e, à partida, já não vai precisar de usar o ferro para a passar.

Camisas, camisolas, vestidos ou casacos secam mais rápido e ocupam menos espaço no estendal se os colocar em cabides em vez de usar as habituais molas. Além disso, o ar circula melhor e a roupa não fica com a marca das molas.

7 Facilite a circulação do ar

Por fim, só temos mais uma dica para que lhe seja mais fácil secar a roupa: a localização é fundamental. As roupas devem secar num local fresco e arejado, uma vez que a circulação de ar acelera o processo de secagem.

Se tem o aquecimento ligado dentro de casa, algum espaço livre e lá fora está um tempo frio e húmido, será melhor trazer as roupas para dentro de casa, uma vez que assim secarão mais depressa. Se tiver um desumidificador também é boa ideal deixá-lo por perto.

Vire o estendal de vez em quando para garantir que todas as peças entrarão em contacto com o ar fresco ou altere a posição das peças de vez em quando.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome