/

Trotinetas elétricas: as vantagens e boas práticas de utilização

Trotinetas electricas — Segway ES1

Como meio de locomoção, as trotinetas elétricas têm ganhado popularidade. Pode usá-las como alternativa aos transportes públicos, são eco-friendly, muito económicas e bastante versáteis.

Com certeza já várias pessoas devem ter passado por si numa trotineta elétrica. O uso de e-scooters têm-se tornando cada vez mais popular junto da população mais jovem, que encontrou um modo de locomoção prático, divertido e barato.

Recentemente, com a pandemia gerada pelo coronavírus e as restrições impostas à circulação, as trotinetas tornaram-se uma alternativa aos transportes públicos para distancias não muito longas. Desta forma, não precisa de se preocupar com o distanciamento social, nem com o uso de máscara ou luvas.

 

Vantagens das trotinetas elétricas

1 Poupar nos transportes

Mesmo que o seu passe mensal de transportes públicos seja económico, nunca será tão barato como utilizar uma trotineta elétrica. E em relação ao preço da gasolina ou gasóleo nem se fala. Estes equipamentos utilizam bateria, pelo que basta ligá-los à tomada em casa para carregar ocasionalmente. Verá que nem irá notar nenhuma diferença na conta da luz no final do mês.

2 Segurança e saúde

Nos dias que correm, para circular nos transportes públicos é necessário utilizar máscara e luvas. Mas o risco de estar num espaço público fechado pode ser incomodativo para muitas pessoas. É nesta circunstância que as trotinetas elétricas se apresentam como uma alternativa mais saudável.

Não irá precisar de tomar este tipo de precauções — por que é um equipamento seu —, nem correr nenhum tipo de risco.

3 Portabilidade

Uma das maiores vantagens das e-scooters é a sua portabilidade. A maior parte dos modelos é leve e pode ser transportada facilmente. Pode até levá-la consigo nos transportes públicos, guardá-la nalgum espaço apropriado dentro do seu local de trabalho ou deixá-la estacionada em espaços estreitos.

Trotinetas electricas Segway

Além disso, é dobrável, para que possa guardar nalgum armário ou colocá-la dentro do seu carro ao viajar. E, caso fique sem energia, pode recarregá-la em qualquer lugar onde exista uma tomada.

3 Conveniência

Devido ao seu design compacto, esses veículos são ideais para áreas de tráfego intenso e estacionamentos lotados. Agora imagine estar no seu carro nas horas de ponta: pode ter de passar horas no “pára-arranca” na estrada. Evite esse incómodo e deslize facilmente ao lado do trânsito na sua trotineta.

4 Mantenha-se em forma em movimento

Cada vez mais temos um estilo de vida sedentário. Muitos de nós trabalham em escritórios ou em empregos onde estamos sentados a maior parte do tempo. Também no caminho para o trabalho vamos sentados a conduzir.

Com as trotinetas elétricas poderá utilizar as viagens menores para se movimentar. Com certeza que pilotar uma e-scooter não será a mesma coisa que um treino físico, mas é melhor do que estar sentado o tempo todo e até poderá contribuir para melhorar o seu equilíbrio.

Tem várias vantagens em relação a quem vai de bicicleta para o trabalho, como não suar pelo caminho e ser bem mais fácil de “estacionar”.

5 Menos poluição sonora

A trotineta é a forma mais silenciosa de se mover. Irá causa menos poluição sonora nas cidades e não incomoda os vizinhos quando sai ou entra em casa de madrugada.

6 Amiga do ambiente

Vivemos num tempo de mudanças climáticas. A nossa busca constante por meios de transporte mais respeitadores do ambiente e com emissões reduzidas levou-nos até às trotinetas elétricas.

Estes aparelhos usam uma pequena quantidade de eletricidade e não causam qualquer poluição, o que é melhor para a qualidade do ar em nossas cidades e para os pulmões de seus residentes. Como uma maneira fiável, acessível e ecológica de viajar, não existe nada melhor do que uma e-scooter.

Boas práticas na circulação

A mais recente moda da mobilidade urbana aparenta estar a tornar-se um hábito no dia-a-dia de quem percorre alguns quilómetros nas cidades. Para que o façam com toda a segurança e em respeito pelo próximo, há que ter conhecimento de algumas regras e boas práticas de utilização do veículo.

O único veículo a que se podem equiparar as trotinetas elétricas são as bicicletas, cujas regras de circulação estão bem definidas na lei portuguesa em vigor. É possível assumir, portanto, que as mesmas regras podem ser aplicadas às e-scooters.

Assim sendo, podem circular tanto nas vias rodoviárias, como nas ciclovias, mas não no passeio. Nas estradas, é possível circular nas bermas, desde que não se coloque em perigo ou se perturbe os peões que nelas circulam. As regras de cedência de passagem também são aplicáveis e os veículos motorizados devem guardar uma distância lateral mínima de um metro e meio da trotineta.

Usar capacete, fazer sinal com os braços ao mudar de direção, estacionar junto aos passeios, respeitar a velocidade e as vias permitidas — estradas e ciclovias —, não usar telemóvel, não beber e não vandalizar.

A boa utilização do espaço público e respeito pelas vários opções de mobilidade cabe a cada um de nós. Se pretende adquirir uma trotineta e não tem a certeza de como se comportar, basta recorrer ao bom-senso.

// RPT

Mais recentes