Termómetro Infravermelhos: a solução mais segura

Se possui um termómetro bastante antigo ou até nenhum em casa, está na hora de adquirir um termómetro infravermelhos: vai ficar espantado com a utilidade deste pequeno dispositivo. Mas o que distingue um termómetro “normal” de um termómetro de infravermelhos? Aqui contamos-lhe tudo.

Nos momentos que vivemos devido à pandemia do covid-19, provavelmente já viu nas notícias os termómetros aprimorados usados para despistar pessoas contagiadas. Saiba quais são as vantagens de possuir um Termómetro Infraverm para proteger a sua saúde e a daqueles que o rodeiam.

 

As vantagens de ter um Termómetro Infravermelhos

Antes de mais: o que é um Termómetro Infravermelhos? Estes aparelhos não só tiram a temperatura a uma distância segura e mais higiénica para uso médico, como podem ser valiosos recursos no meio industrial e profissional.

Os melhores termómetros infravermelhos permitem medir a temperatura sem tocar no objeto ou pessoa em questão. Nos momentos em que a doença é predominante e a higiene crucial, há vantagens óbvias em adquirir este aparelho – por exemplo pode testar rapidamente um grupo inteiro de pessoas sem ser necessária uma limpeza constante.

Os benefícios de um termómetro infravermelhos não são úteis apenas no contexto médico. Um termómetro sem contacto (ou pirómetro) pode medir facilmente uma enorme variedade de temperaturas, tais como aqueles objetos ou pessoas em que não quer tocar, freezers industriais, até panelas, fornos ou motores.

Além disso, ao evitar o contacto, está a eliminar a sua influência na medição (sem troca de calor) ou a transferência de sujidade e germes se, por exemplo, estava a testar alimentos antes de servir.

Tudo isto é conseguido medindo a radiação infravermelha de um objeto, um pouco como uma câmara infravermelha de pixel único. Assim como as câmaras, há uma variedade enorme de recursos e preços, adequados para diferentes aplicações.

Como funciona

Para que perceba melhor porque estes dispositivos são tão inovadores, vamos explicar-lhe como eles funcionam. Mas não se assuste, é muito mais fácil de utilizá-los do que imagina.

Estes dispositivos medem a radiação infravermelha para determinar a temperatura de um objeto. A radiação infravermelha é um dos tipos que ocorre dentro do espectro eletromagnético: outros tipos incluem luz visível, raios-x e microondas, por exemplo.

Mas o que significa tudo isto? A radiação infravermelha é baseada no conceito de radiação do “corpo negro”, o que significa que qualquer objeto cuja temperatura esteja acima de zero tem moléculas em movimento.

Temperaturas mais altas fazem com que as partículas se movam mais rapidamente, emitindo radiação infravermelha. O aumento da temperatura leva a uma emissão mais alta da radiação infravermelha, que então começa a emitir luz visível – isto explica a mudança na cor dos metais quando estão extremamente quentes, por exemplo!

O que pode fazer com o seu termómetro de infravermelhos

Ter um termómetro de infravermelhos permite-lhe fazer muito mais do que apenas medir a febre. Com um termómetro tradicional torna-se praticamente impossível medir a temperatura de outros objetos, mas com o Termómetro Infravermelhos Dkt Jr 200 da Penru, as possibilidades são infinitas e a medição é muito rápida.

Agora que cada vez mais se fala em distanciamento social e medidas de segurança, optar por um termómetro deste género é uma excelente opção. Não só é útil para se proteger a si e aos membros da sua empresa em tempos de pandemia, como pode tirar proveito dele para outras atividades, tais como cozinhar ou monitorizar o seu automóvel.

O Termómetro Infravermelhos da Penru permite-lhe evitar a contaminação cruzada dos alimentos, verificar a qualidade dos alimentos e segurança, monitorizar a temperatura nos pontos críticos de controle quando as mercadorias são reaquecidas, cozidas, arrefecidas e servidas, tudo através da medição da temperatura dos produtos.

Também é possível utilizá-lo para a sua casa, nomeadamente verificar os caixilhos das portas e janelas no que diz respeito a vazamentos, determinar a temperatura dos congeladores e identificar problemas de isolamento em casa.

No que toca ao seu carro, com este aparelho é possível testar o termostato para diagnosticar sobreaquecimento ou identificar um baixo desempenho dos sistemas de ar condicionado e ventilação.

Instruções para o uso do Termómetro Infravermelhos

Utilizar um destes aparelhos pode parecer assustador de início, principalmente depois destas explicações todas, mas é extremamente fácil: só precisa de introduzir as baterias no compartimento e ativar a unidade de temperatura desejada (Celsius ou Fahrenheit).

Ligue o dispositivo pressionando o botão “liga / desliga” e aponte a “pistola” para a superfície que deseja medir a temperatura. Certifique-se de que está próximo do objeto para obter leituras mais precisas. Puxe o gatilho para observar a leitura no monitor digital do termómetro e voilá! Mais fácil do que isto é impossível.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome