//

Teletrabalho: os equipamentos que o vão ajudar a ser produtivo

Computador laptop para ligar a iternet em teletrabalho

Ser produtivo em casa como se é em ambiente laboral pode ser um desafio. Nesta altura em que todos estamos condicionados ao teletrabalho, saiba quais os gadgets que o podem ajudar a configurar um espaço de trabalho dentro de casa.

Nesta altura em que tentamos sobreviver ao novo coronavírus, muitos de nós encontram-se pela primeira vez confrontados com a necessidade de trabalhar a partir de casa (para aqueles cujas funções são compatíveis com esse método). No entanto, há quem opte por fazê-lo sempre.

Independentemente da sua situação, se está a trabalhar remotamente pode já ter sentido dificuldade em definir um espaço da casa limitado unicamente para esse efeito. Mesmo que não tenha propriamente uma divisão dedicada só para trabalhar, ainda pode e deve configurar o seu espaço para que se sinta confortável e produtivo enquanto trabalha.

Tudo o que precisa é de uma mesa ou secretária, ligação à Internet e alguns equipamentos eletrónicos. Ora veja as 6 sugestões de gadgets que temos para si para o ajudar a ser produtivo em teletrabalho.

 

1 Teclado e rato confortáveis

Quer tenha um computador de secretária ou um portátil, investir em bons periféricos é fundamental ao seu espaço de trabalho, principalmente nos dois mais importantes, como o são o rato e o teclado. No caso de ter um computador portátil, estes dispositivos de entrada são mais versáteis do que as opções integradas do seu equipamento e ainda são mais confortáveis de usar.

Opte por um rato com design ergonómico confortável, de forma a manter o seu conforto enquanto trabalha durante horas. Alguns aparelhos permitem que personalize as funções dos botões e a velocidade da roda de scroll. Um rato de qualidade irá ajudar a limitar a quantidade de fadiga no pulso e nas mãos.

Também no caso dos teclados terá várias opções à sua disposição. Opte pelo design que preferir (pode escolher entre os mais compactos ou os maiores, que incluem o teclado numérico na lateral direita) e teste as teclas, uma vez que a sensação de digitação pode variar e ser mais ou menos confortável.

Há muitas opções, tanto para gaming como apenas para digitação. No entanto, confirme que o barulho de pressionar as teclas não incomodará a sua família ou colegas de casa.

Em ambos os periféricos pode escolher por modelos sem fios, de forma a que a sua mesa de trabalho em casa não esteja sobrecarregada de cabos.

 

2 Tapete para o rato com descanso de pulso

Muitas horas de trabalho seguidas à frente dos computadores e a utilizar o rato podem causar fadiga no pulso e até tendinites. Uma pequena almofada ou algo semelhante (em gel, por exemplo) no tapete para o rato dará o apoio necessário ao seu pulso e colocá-lo-à numa posição mais saudável.

 

3 Assistente SmartHome para não perder a noção do tempo

Trabalhar a partir de casa não significa abandonar os horários impostos pelo emprego. Exceção feita a determinados empregos, deve cumprir a hora de entrada e de saída – bem como a hora de almoço ou manter as pausas de 10 minutos – do seu trabalho. Tanto para o iniciar, como para desligar.

Assim sendo, pode ser boa ideia manter um relógio por perto do local onde está a trabalhar, até porque se utilizar o smartphone para ver as horas é provável que se distraia.

Se também gosta de ouvir música em segundo plano, um Assistente SmartHome oferece-lhe ambas as possibilidades. Muito mais do que um relógio, pode reproduzir música, mostrar-lhe o clima, fazer contas e responder a questões aleatórias, para que não perca tempo a pesquisar.

 

4 Um segundo monitor

Há estudos que comprovam que trabalhar com dois monitores em vez de um contribui para a produtividade no trabalho. Se tiver um computador portátil é ainda mais provável que experimente as diversas vantagens de ter um segundo monitor, uma vez que os ecrãs dos portáteis são, regra geral, pequenos.

Com um periférico extra terá facilidade em multitasking, pode consultar algo num dos ecrãs enquanto toma nota no outro sem ter de abdicar da visualização de nada e consegue ver mais de um documento.

 

5 Uma webcam para as videoconferências

Teletrabalho é sinónimo de mensagens escritas, chamadas várias e ainda algumas videochamadas. Para que os seus pares o possam ver, aposte numa webcam com HD, com suporte para portáteis, monitores e tripés. Alguns destes equipamentos incluem funcionalidades e filtros aprimorados para utilizadores que isso apreciam.

 

6 Fones com cancelamento de ruído ativo

Se trabalha em casa sozinho então nesta altura pode dar asas à sua liberdade e colocar o som que bem pretende nas colunas. Se, por outro lado, partilha a habitação, uns bons headfones, preferencialmente com active noise cancelling podem ser muito úteis.

Pode usá-los para diminuir as distrações ou ouvir as músicas que o ajudam a concentrar-se. Até os pode usar para ouvir melhor chamadas ou videochamadas. Escolha o modelo que considere mais confortável, para que os possa usar o dia todo sem saturação.

 

Recordamos que nesta altura de distanciamento social e em que é fundamental não abandonarmos as nossas habitações por motivos não urgentes, a Radio Popular tem loja online e entregas ao domicílio, para que possa comprar o que desejar sempre que pretender, com toda a segurança (a sua e a dos outros).

// RPT

Mais recentes