Sopas: saborosas e saudáveis, como não gostar?

Morphy Richards

A sopa é dos pratos mais comuns e simples. Manda a tradição portuguesa que as refeições principais abram sempre com este prato. As máquinas de sopa tornam ainda mais fácil a sua confeção.

Saborosa e acima de tudo muito saudável, as sopas até são fáceis de ingerir e tornam mais fácil cumprir uma dieta alimentar mais rigorosa. Reconfortantes no inverno, revitalizantes no verão, adequam-se a todas as épocas e circunstâncias.

 

Um prato cheio de benefícios

Em quase todos os métodos de confeção se perde os nutrientes dos alimentos. Quando a riqueza nutricional de um prato é uma preocupação, a sopa aparece para salvar o dia: os ingredientes cozem na água utilizada para a sua confeção, a qual depois ingerimos. Ou seja, mesmo que os nutrientes se percam nesse caldo, acabamos por os ingerir na mesma.

A sopa é, sem dúvida, o método mais saudável para confecionar e ingerir os legumes, tornando-os mais saborosos, com uma textura mais agradável e mais facilmente digeríveis.

Tendo em conta os ingredientes que são mais frequentemente usados para confecionar sopa — legumes — e ainda o facto de que é composta em grande parte por água, este é um prato com baixo valor calórico e que causa sensação de saciedade. Para quem precisa de perder ou controlar o peso, não há prato que lhe facilite mais a vida, até no caso de fazer muitas refeições fora de casa.

Há grupos de alimentos que precisamos de ingerir em maior quantidade do que outros. Os hortofrutícolas são um desses grupos. O prato onde pode encontrá-los com toda a facilidade é — pausa para rufar de tambores — a sopa, pois claro. Se ainda por cima lhe adicionar carne ou peixe, estará também a ingerir proteínas e lípidos.

 

Máquinas de sopa: para nos facilitar ainda mais a vida

Depois de ficar convencido — se é que já não estava — de todas as vantagens da sopa, resta-nos dizer-lhe que nunca foi tão fácil confecionar sopa como nos dias que correm, graças às máquinas de sopa. Estes equipamentos são responsáveis por cozinhar e triturar automaticamente os ingredientes.

Podem ser encarados como o assistente de cozinha que todos gostaríamos de ter. Depois de descascar os alimentos e os colocar dentro do recipiente pode deixar a máquina a fazer o seu trabalho e até sair da cozinha. Não corre o risco de queimar a comida nem de ter ingredientes colados no fundo do tacho.

Sopas cremosas ou com pedaços sem esforço: os programas automáticos fazem o trabalho por si. Também pode utilizar estes equipamentos para confecionar compotas e batidos, basta que selecione o programa de cozedura do que pretende dentro das opções.

É um liquidificador, varinha mágica e jarro elétrico tudo-em-um. Muitas vezes mais eficiente do que esses equipamentos e bem mais silenciosa. Já para não falar de que a limpeza e arrumação da banca da cozinha se torna mais fácil, não só por se usar menos equipamentos na confeção, mas também devido ao programa de limpeza automática.

 

Receitas para sopas deliciosas

Creme aveludado branco

Ingredientes:
40 g de puré de amêndoas
400 g de tupinambor cortado em cubos OU aipo-rábano
1 dente de alho descascado
1 parte branca de alho francês picada (cerca de 100 g)
Fatias de pão de forma branco (sem côdea) cortadas em cubos
1 c. de sopa generosa de azeite
70 cl de água
Vinagre de sidra
Sal, pimenta
Amêndoas torradas laminadas
Algumas uvas passas

Modo de preparação: Coloque todos os ingredientes (exceto o vinagre e as amêndoas laminadas) na sua máquina de sopa. Selecione o programa correspondente a sopa cremosa. No final da cozedura, coloque o creme aveludado no frigorífico até ficar bem frio. Tempere o creme aveludado com vinagre de sidra. Selecione o programa triturar. Sirva decorado com amêndoas laminadas e algumas uvas passas.

Creme de courgette

Ingredientes:
400gr de courgette
200gr de batata
100gr de cebola
1 dente de alho
1 c. de sopa de azeite
Folhas de tomilho q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação: Descasque as batatas, a cebola e o alho e corte em pequenos pedaços, juntamente com a courgette. Coloque todos os ingredientes no copo de mistura da sua máquina de sopa e junte água entre o nível mínimo e máximo. Selecione o programa correspondente a sopa cremosa. Depois de terminado, sirva de imediato, decorado com folhas de salsa.

Sopa de tamboril — com pedaços

Ingredientes:
80gr de alho francês
80gr de cenoura
60gr de cabeça de nabo
4 lombinhos de tamboril — fresco ou descongelado
100gr de arroz
150gr de tomate
1 dente de alho
1 talo de aipo
2 c. de sopa de azeite
Pimenta q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação: Corte o alho francês, a cenoura e o nabo em tiras finas. Pique o alho e o talo de aipo. Pele o tomate e corte em pequenos cubos. Lave o arroz. Coloque todos os ingredientes no copo de mistura e junte a água até ao nível máximo. Selecione o programa de sopa com pedaços. Caso prefira os legumes mais cozidos, deverá manter os ingredientes dentro da máquina de sopa, com tampa fechada, por mais 5 minutos. Depois de servida, decora a sopa com coentros picados.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome