A Apple tem por hábito surpreender o mercado com as suas inovações. Desta vez, a surpresa foi ainda maior: a empresa entrou com um pedido de marca registada para a palavra Slofie, recurso que só é possível com o iPhone 11.
A palavra surgiu com a introdução da capacidade de filmar em câmara lenta com a câmara frontal dos iPhone 11. Os mais recentes smartphones da Apple são capazes de capturar selfies dinâmicas, em slow-motion. A junção destes dois termos — selfie e slow-motion — deu origem a Slofie.
Aquilo que parecia ter sido apenas uma piada quando a Apple a mencionou durante o evento que apresentava ao mundo o iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max, rapidamente passou a algo mais sério. A empresa parece bastante satisfeita com o termo por si inventado, a ponto de ter entrado hoje com o pedido de marca registada nos Estados Unidos, podendo assim obter controlo sobre o uso da palavra — pelo menos neste país.
Neste caso, seria aplicável a “software de computador para download, para uso na captura e gravação de vídeo”. Isso significa que este pedido de registo como marca comercial parece ter como objetivo impedir que aplicações e fabricantes de smartphones recorram a esta mesma expressão para comunicar as suas próprias funcionalidades, não em limitar o uso popular desta palavra.
Pretende-se que as Slofies sejam um exclusivo dos novos iPhone. Não existe uma aplicação de Slofies, é um recurso chamado de “slo-mo” presente na aplicação câmara fotográfica dos iPhone 11, e refere-se exclusivamente aos vídeos daí resultantes, não à aplicação ou modo usado para capturá-los.
A perspetiva da empresa é que estas selfies em slow-motion sejam um ponto de venda divertido para os seus novos smartphones. O recurso é mencionado no site e foi apresentado um anúncio que não oferecia mais informação durante o evento de lançamento dos telemóveis.
Será de esperar que depois da entrada no mercado dos novos iPhone — lançados a 20 de setembro — surja mais informação, bem como feedback dos utilizadores e Slofies a circular — ou não.
Coincidência ou não, hoje celebra-se o Dia Internacional da Preguiça, o animal. Não é uma data oficial, é certo, mas existe por dois motivos: chamar a atenção para os problemas que este animal enfrenta e convidar as pessoas a viverem de forma desacelerada e melhor, seguindo o exemplo da preguiça.
Não sabemos se o dia foi escolhido propositadamente pela Apple, mas fica a curiosidade.
O novo iPhone 11 surpreendeu o mercado de diversas formas, introduzindo um novo design, novas cores e mantendo a qualidade de imagem excecional a que a Apple já nos habituou. Os 3 modelos — iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max — apresentam algumas diferenças entre si, bem como características distintas. Já sabe qual o iPhone 11 melhor para si?
// RPT