Serão os projetores a laser o futuro das TV’s?

Serão os projetores a laser o futuro das TV's?

Nos projetores concebidos tanto para cinema como para casa, o laser começa a substituir as lâmpadas tradicionais como fonte de luz.

Os projetores estão a começar a utilizar laser para gerar luz. O que antes era o reino da ficção cientifica, está agora a ser utilizado para criar algumas das melhores imagens de ecrã grande possível.

 

Serão os projetores a laser o futuro das TV’s?

Para além da qualidade de imagem, os lasers duram mais que as lâmpadas tradicionais de projetores, não são tão frágeis e oferecem um ligar/desligar quase instantâneo. Com estes benefícios, os lasers serão provavelmente o futuro da projeção frontal.

Os projetores fornecem as maiores e mais imersivas imagens que se pode ver. Nos cinemas, o tamanho absoluto do ecrã é uma das melhores razões para pagares a ida ao cinema. A imagem alimentada por lasers melhora mesmo a experiência no grande ecrã.

Serão os projetores a laser o futuro das TV's?

Por muito futuristas que soem, os projetores laser não são assim tão diferentes dos projetores tradicionais. Como todos os projetores, algo cria luz e essa luz é depois manipulada para criar a imagem no ecrã. A única coisa que muda com os projetores laser é o que está a criar a luz.

Na sua forma mais pura, os lasers vermelho, verde e azul são “desfocados” para preencher um chip DLP, LCOS ou LCD inteiro.

Os lasers não digitalizam o ecrã. Portanto, dizer o “projetor laser” é tão errado como “LED TV”. Ambos referem-se ao nome da tecnologia que cria a luz – lasers e díodos emissores de luz, respetivamente – e não à tecnologia que cria a imagem como um todo. Projetor DLP e TV LCD seriam mais corretos e precisos.

O laser substitui a UHP, Xenon e outras lâmpadas encontradas nos projetores atuais. Assim, embora isso faça com que os projetores laser sejam um pouco menos futuristas (mais evolução do que revolução), continuam a ser muito bons e oferecem muitas vantagens.

Serão os projetores a laser o futuro das TV's?

Benefícios do laser

Existem vários benefícios do laser e todos eles estão ligados entre si. O primeiro é a eficiência. Os televisores e o projetor usam luz vermelha, verde e azul para criar todas as cores que vês no ecrã.

Uma lâmpada de projetor normal cria uma luz branca. Isto pode parecer uma coisa boa, mas os projetores têm de absorver ou bloquear de outra forma a maior parte desta luz, deixando apenas as partes vermelha, verde e azul. Depois, projeta as que se encontram no ecrã para que se possa ver a luz branca. Isso é ligeiramente ineficiente.

O laser apenas cria as cores exatas necessárias, o que consome menos energia. Ou seja, se uma lâmpada UHP consumir 300 watts para criar luz branca, apenas uma parte é usada para criar vermelho, verde e azul. O resto é desperdiçado em amarelo, púrpura, etc.

Serão os projetores a laser o futuro das TV's?

Com um projetor laser pode haver três lasers de 100 watts sendo que, em teoria, cada um pode criar muito mais luz para as suas respetivas cores, dada a mesma potência total de tração.

Segurança e manchas

Há duas questões comuns quando se trata de lasers. A primeira é uma questão de segurança. Afinal de contas, qualquer pessoa que tenha usado um apontador de laser sabe que não o deve apontar aos olhos.

A Epson diz que a segurança não é um problema. “O laser passa através de uma roda de fósforo/difusor. A luz da lente de projeção cumpre a norma de segurança classe 2 e está de acordo com outros projetores laser. Não há risco de danos na retina, a menos que os utilizadores olhem intencional e diretamente para dentro da lente durante períodos prolongados”.

A Christie, outra empresa que fabrica projetores laser, acrescenta que “os projetores laser de alta potência não são mais perigosos do que outros sistemas de projeção de alta luminosidade baseados em lâmpadas”.

Serão os projetores a laser o futuro das TV's?

O facto é que, quando a luz deixa a lente, já não é um feixe coerente. Por isso, ainda é brilhante, mas não está focado. Não seria pior do que olhar para qualquer luz seriamente brilhante.

Outra questão diz respeito ao cintilar ou à mancha. Se alguma vez fizeste brilhar um laser sobre uma superfície refletora (mesmo uma parede branca), provavelmente já viste pedaços cintilantes na luz geral refletida.

Há uma série de fatores que contribuem para a mancha, mas, normalmente, é pouco provável que o vejas na maioria dos projetores laser. “Os investigadores desenvolveram meios muito eficazes para praticamente eliminar qualquer mancha visível em sistemas de projetores iluminados a laser de última geração”.

Híbridos: Menos lasers, preços mais baixos

Em casa e no cinema existem modelos híbridos que não utilizam as três cores de lasers vermelhos, verdes e azuis separados. Em vez disso, utilizam uma ou duas dessas cores e algum método com fosforescentes para criar os outros comprimentos de onda de luz. Um benefício é a redução de custos.

O Epson LS10000 utiliza um modelo híbrido com dois lasers azuis: Um para a luz azul, o outro para dar energia a um fósforo amarelo, que divide a luz azul em vermelha e verde.

Sony, Casio e várias outras empresas têm modelos híbridos com laser, por vezes apenas com um laser e fósforos, outras vezes com lasers, LEDs e fósforos.

Na sua maioria, estes são encontrados em projetores comerciais ou industriais (como a sinalização digital). A Christie tem alguns projetores de cinema que utilizam também modelos híbridos.

Serão os projetores a laser o futuro das TV's?

Exemplos de projetores laser

1 TV Hisense 100 Laser TV

Com a Hisense Laser TV 4K poderás ver em casa todos os detalhes e brilhos como se estivesses no cinema. Poderás desfrutar de qualquer conteúdo como vídeos e filmes, concertos e muito mais.

Com a tecnologia DLP e tecnologias exibidas pela Hisense para realçar detalhes mais precisos e uma luz mais intensa, algo que só conseguias visualizar no cinema, agora já é possível veres em casa. Geram-se 8.3 milhões de pixels que te oferecem uma resolução 4K em todos os pontos do ecrã de 100”.

Com a tecnologia X-FUSION, este televisor utiliza uma fonte específica de luz laser que se traduz em imagens mais nítidas, cores mais naturais e mais de 25 000 horas de entretenimento.

Este televisor Hisense possui um ecrã otimizado antirreflexo de 100” que te oferece melhor qualidade, distribuindo cor e luz por todo o ecrã, o que faz com que obtenhas imagens extraordinárias em qualquer ponto.

O HDR proporciona-te contrastes, cores e detalhes excecionais!

Conta, ainda, com a redução de rastos dos movimentos em imagens de movimentos rápidos, o que te permite ver desportos ou filmes de ação de forma mais fluída, nítida e clara, tudo isto graças à tecnologia MEMC.

Não te precisas de preocupar com a instalação deste ecrã, porque esta é fácil, sem ser necessário recorreres a cabos ou uma instalação invasiva, integrando-se muito facilmente na tua sala.

Este televisor Hisense é a solução perfeita e elegante para uma casa moderna!

2 Projetor Vídeo LG

Monta o teu cinema em casa com o Projetor de Vídeo LG.

Este projetor foi desenvolvido para interiores harmoniosos, com um design sofisticado e compacto com material premium da Kvadrat que combina na perfeição com o interior da tua casa.

Com 8,3 megapixels que utilizam tecnologia laser 4K UHD, o LG CineBeam fornece precisão irrepreensível e detalhes equivalentes a um ecrã de 120”. Com a taxa de contraste 2M:1, pode expressar a profundidade da escuridão e o brilho. Representa com precisão as cores num ambiente interno, graças a uma gama de cores de 85% do brilho DCI-P3 e 2500 lúmenes ANSI.

Devido à tecnologia HDR, o Projetor de Vídeo LG apresenta uma qualidade de imagem com mais brilho na parte brilhante e mais escura na parte escura, enquanto usa os detalhes do lado escuro, sendo, assim, compatível com quase todas as normas HDR da indústria.

Também possuiu um optimizador de brilho, uma tecnologia importante para a qualidade das imagens que apenas a LG CineBeam tem.

Com o sensor de ambiente integrado reconhece automaticamente as condições de iluminação e ajusta o modo de brilho adequado para o olho nu. Já podes assistir ao conteúdo com o brilho de ecrã otimizado para o ambiente. Aqui, o nível de poupança de energia também é definido automaticamente, fornecendo assim o brilho do ecrã otimizado para o ambiente momentâneo.

Com o webOS 6.0, podes explorar e desfrutar de uma variedade de programas de TV e filmes com uma simples ligação à tua rede wi-fi. Também podes desfrutar de conteúdos de vídeo com as aplicações integradas, tais como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, YouTube e Apple TV.

Resumindo

Os lasers oferecem imagens projetadas potencialmente mais brilhantes, com mais e melhores cores. São caros, neste momento, mas esperemos ver em breve modelos de cinema de alto desempenho mais baratos.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome