//

Saiba o que deve considerar no ferro de engomar ideal para si

Sabe qual a diferença entre um ferro de engomar a vapor e um ferro de caldeira? Descubra qual o ferro de engomar ideal para utilizar no seu dia-a-dia.

Não é só no tamanho e no custo que os ferros de engomar se diferenciam. Há algumas características que muitos de nós desconhecemos sobre os equipamentos utilizados para passar a ferro.

Como escolher um ferro de engomar

Quando se pretende adquirir um ferro de engomar, tem de se considerar alguns pontos essenciais.

Frequência de utilização

Se utiliza muito o ferro de engomar, deve então investir num equipamento com uma maior qualidade, para uma maior durabilidade. No entanto, se quase não utiliza este tipo de eletrodomésticos, opte por algo mais acessível e prático.

Ferro a vapor ou Ferro de caldeira?

ferro

Esta deve ser uma das primeiras questões a ter em conta quando vai adquirir um ferro de engomar. O ferro a vapor é mais indicado para pessoas que apenas utilizam estes equipamentos esporadicamente. Por serem mais pequenos e, por norma, terem reservatórios de água mais reduzidos, estes equipamentos emitem pouco vapor.ferro

O ferro de caldeira é indicado para profissionais da área ou então para pessoas que costumam passar muito tempo a ferro. A parte da caldeira destes equipamentos suporta uma maior quantidade de água, tornando assim, a pressão do vapor mais intensa e eficaz.

Analise a capacidade de vapor e pressão 

Já que o vapor foi abordado anteriormente, tenha bastante consideração neste ponto antes de comprar um ferro de engomar. Por norma, quanto maior for a potência maior será o calor gerado. Na hora da compra, opte por um equipamento com cerca de 2000W de potência ou superior.

Além disso, os watts do seu ferro estão automaticamente interligados com a produção de vapor, ou seja, quanto mais calor mais vapor. Portanto, quanto mais watts tiver maior será a produção de vapor, o que torna a tarefa de passar a ferro muito mais simplificada.

ferro de engomarCapacidade do reservatório

Já que se fala em produção de vapor, automaticamente teremos de abordar a questão da água. É muito importante verificar a capacidade do reservatório antes de adquirir um ferro de engomar. Quanto maior for o reservatório, menos tempo vai ter de perder para reabastecer o seu ferro.

Além disso, certifique-se que compra um equipamento com o reservatório transparente ou pelo menos que não seja opaco. Desta forma, poderá conferir constantemente o nível da água sem correr o risco de ficar vazio. Se, por exemplo, estiver a passar a roupa sem água, corre o risco de danificar o equipamento e a eficácia torna-se reduzida.ferro de engomar

Analise os tecidos da sua roupa

A roupa que utiliza também é um fator a ter em conta. Para escolher o tipo de ferro de engomar que deve comprar, verifique qual o tipo de tecido que mais usa. Se tiver uma grande variedade de tipos de tecido, certifique-se que vai adquirir um equipamento que tenha vários programas para se adaptar a todos os seus tecidos. Desta forma, poderá passar a sua roupa de forma segura sem danificar nenhuma peça.ferro de engomar

Verifique o material da base do ferro de engomar

Os ferros de engomar são produzidos com vários materiais distintos que têm configurações diferentes no que toca ao contacto com os tecidos. Existem bases de cerâmica, antiaderente, alumínio e inox, cada uma com as suas características.ferro de engomar

A base de alumínio é possível encontrar-se nos ferros de engomar mais comuns. Tem uma grande probabilidade de agarrar a roupa e criar alguns vincos indesejados. Ainda nos metais, o inox desliza bem pelos tecidos uma vez que o calor espalha-se uniformemente por toda a base. No entanto, este material tem tendência a ficar facilmente riscado.

Melhores que o inox, são as bases de cerâmica. Mais resistentes, espalham bem o calor e ainda são superfícies antiaderentes. Por falar em antiaderente, as bases de ferros com revestimento antiaderente podem ser utilizadas para engomar qualquer tipo de tecido. Além disso, este material é perfeito para eliminar vincos que estejam mais marcados.

Sistema anticalcário do ferro de engomar 

O ferro de engomar é um equipamento que está constantemente a produzir vapor. Este vapor é gerado através da junção do calor produzido pelo ferro em uníssono com a água introduzida no respetivo reservatório. Com as utilizações constantes, o calcário por vezes começa a surgir na base deste tipo de equipamentos.

Uma grande parte dos ferros de engomar possuem um sistema anticalcário. No entanto, esta configuração por vezes é inexistente em equipamentos com um custo mais baixo. Portanto, para evitar futuros problemas, opte preferencialmente por ferros de engomar que tenham um sistema anticalcário.

ferro

Estrutura e peso

A estrutura e o peso do equipamento devem ser bem avaliados pela sua saúde e pela arrumação. Se por exemplo, tem algum problema de saúde nos seus membros ou na coluna, se optar por um equipamento mais pesado, terá de fazer um maior esforço. Se por outro lado optar por um equipamento demasiado leve, a sua eficácia também pode ser afetada.

Em relação ao tamanho, verifique sempre se tem forma de guardar o seu equipamento. Por exemplo, os ferros de caldeira tendem a ocupar um espaço maior, o que pode dificultar na hora da arrumação.

ferro de engomar

Mais recentes