Saiba como usar o modo HDR para melhorar as suas fotos

Saiba como usar o modo HDR para melhorar as suas fotos

O modo HDR é um recurso comum tanto em iPhones como nos smartphones Android. Esta tecnologia existe para obter fotografias de melhor qualidade. Saiba o que é e em que situações é melhor usá-lo.

Apesar de a tecnologia HDR​ contribuir para fotografias de melhor qualidade, nem sempre é favorável usá-la. Os resultados dependerão de a saber usar.

 

O modo HDR: o que é e como funciona

High Dynamic Range​, ou HDR​, como o próprio nome indica, é um método que visa adicionar mais “faixa dinâmica” às fotografias. A faixa dinâmica é a proporção da luz para o escuro numa imagem. Em vez de apenas tirar uma foto, o modo HDR usa três fotos tiradas com exposições diferentes.

Quando tira uma foto com este modo ativado, o smartphone na verdade capta três fotografias que culminam em apenas uma que reúne as melhores partes das três. O resultado é algo que se parece mais com o que os seus olhos veem do que com o que a sua câmara vê.

Quando usar o modo HDR

Esta tecnologia existe para o ajudar a captar fotografias de qualidade superior, mas é especialmente indicado para determinadas situações. Alguns equipamentos já ativam este modo automaticamente, fazendo todo o trabalho por si, noutros não. E é com estes últimos que tem de ponderar se faz sentido fotografar e/ou filmar em HDR ou não. Quais são as situações em que o deve usar?

Para cenas com pouca luz e até em situações de contraluz, o HDR pode iluminar o primeiro plano sem prejudicar as partes bem iluminadas da foto.

Fotos “compridas” de paisagens geralmente têm muito contraste entre o céu e a terra, o que complica a situação para a sua câmara gerir. Com HDR pode capturar os detalhes do céu sem fazer a terra parecer muito escura e vice-versa.

A iluminação é um dos aspetos mais importantes de uma boa foto, mas iluminação a mais — seja no rosto de alguém, como a forte luz do sol — pode causar sombras escuras, reflexos intensos e outras características desfavoráveis. Com este modo pode captar imagens de muito boa qualidade, mesmo em condições desfavoráveis.

Quando não usar o modo HDR

Naturalmente também há situações em que o modo HDR apenas prejudica o resultado final. Fotos com movimento são um bom exemplo disso mesmo: se um dos seus objetos estiver em movimento, este modo aumenta as probabilidades de uma foto desfocada. Como já explicamos, quando ativado o HDR capta três fotografias, pelo que se o objeto se mover entre a primeira e a segunda, por exemplo, o resultado final não será muito bom.

Se a sua cena estiver muito escura ou muito clara, o modo HDR pode trazer um pouco da cor de volta. No entanto, se as cores já forem demasiado vivas, o HDR pode eliminá-las.

Algumas fotos ficam melhores com grande contraste entre as partes escuras e claras — caso queira destacar uma silhueta, por exemplo. Este modo tornará esse contraste menos intenso, resultando numa imagem menos interessante.

 

Como ligar ou desligar o modo HDR

Há vantagens em deixar o modo HDR ativado no smartphone uma vez que, conforme já referido, os equipamentos mais recentes tornaram-se bastante bons em perceber quando é vantajoso usá-lo. Mas se preferir controlar manualmente, vejamos como o pode fazer.

iPhone (iOS 14)

No iOS 14, sistema operativo mais recente dos iPhones, o modo “Smart HDR” está ativado por definição padrão. Se preferir controlar manualmente, aceda a ‘Configurações’ e selecione ‘Câmara’. Na parte inferior poderá ligar ou desligar “Smart HDR”.

Depois de desligar, um botão para ligá-lo ou desligá-lo ficará visível no canto superior direito sempre que tirar uma foto. Basta tocar no ícone HDR para o desligar.

Android

Naturalmente que as opções e configurações em aparelhos Android variam consoante o modelo. No entanto, é quase certo que conseguirá ativar e desativar o HDR manualmente nas configurações da câmara.

Em smartphones Samsung, por exemplo, será necessário abrir a aplicação ‘Câmara’ e clicar no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo para abrir as configurações.

 

Essas diretrizes devem ajudá-lo, mas não tenha receio de tirar algumas fotos e analisá-las mais tarde. Depois de ganhar o jeito, o modo HDR pode ser uma ótima ferramenta para obter fotos melhores.​

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome