Sabes o que é a tecnologia multicore?

Sabes o que é a tecnologia multicore?

O multicore é uma tecnologia presente nos processadores, sendo, atualmente, líder de mercado e tendo capacidade para realizar tarefas em simultâneo.

Continua a ler para ficares a conhecer melhor esta tecnologia e a importância dos núcleos de processamento.

Sabes o que é a tecnologia multicore?

Deves ter em conta que o processador é o componente mais importante de um computador e, por isso, é o principal fator a ser avaliado quando se realizam os cálculos necessários para a execução das aplicações dos PCs.

Com o passar do tempo, os fabricantes de PCs chegaram à conclusão de que para aumentar a performance das máquinas era necessário criar CPUs com núcleos extras de processamento. Um CPU multicore apresenta mais do que um núcleo de processamento.

Com um CPU multicore, o processador tem uma capacidade superior de realizar tarefas simultaneamente.

Mas, afinal – perguntas tu – o que é um processador multicore?

Atualmente, são os líderes do mercado, contudo ainda existem algumas diferenças importantes entre os modelos disponíveis.

Em qualquer processador existe um núcleo, geralmente conhecido como core, que é responsável por processar as instruções de acordo com as ordens do sistema. Num processador multicore, encontra-se mais do que um núcleo no mesmo chip, ou seja, existe mais do que um núcleo a trabalhar em simultâneo.

Sabes o que é a tecnologia multicore?

Núcleos e threads

Um thread é uma linha de execução para as instruções. Cada processador (core) executa, pelo menos, uma linha de execução. Isto significa que um processador com mais núcleos tem mais threads. Isso faz com que seja possível executar mais tarefas simultaneamente.

Num processador dual-core existem, pelo menos, dois núcleos e dois threads, o que faz com que um modelo desse padrão seja mais eficiente em multitarefas.

Há processadores que contam com mais de um thread por núcleo, sendo um recurso presente em diversas linhas de processadores Intel e AMD, que têm tecnologias como hyper-threading.

Sabes o que é a tecnologia multicore?

Processadores multicore

Atualmente é mais comum o uso de processadores de entrada de gama que contam com, pelo menos, dois núcleos, o que faz deles modelos multicore. Aparelhos de entrada de gama atuais, como Intel Pentium e AMD Athlon, já vêm com mais do que um núcleo, com o objetivo de otimizar o desempenho desses chips numa multitarefa e é uma das exigências para uma experiência adequada em sistemas operacionais modernos.

Em processadores mais avançados, tais como o Intel Core i5 e AMD Ryzen, existe uma oferta ainda maior de núcleos e threads, sendo modelos que disponibilizam quatro núcleos e oito threads. Esses processadores são indicados para se procurares uma maior performance, o que é comum se fores gamer ou se o teu trabalho exigir uma produtividade avançada.

Sabes o que é a tecnologia multicore?

Deves sempre considerar processadores que ofereçam mais núcleos, principalmente porque é um indicador de que o processador é de um segmento avançado. Isso, por sua vez, assinala que o chip tende a oferecer mais recursos e melhor performance de forma geral.

Além do número de núcleos, é interessante analisar o suporte a multi-threading do processador. Este é um recurso que pode influenciar muito a performance do CPU, principalmente em softwares que são capazes de explorar esta característica dos chips.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome