Sabe tudo sobre o eletrodoméstico com o scan do QR Code

Sabe tudo sobre o eletrodoméstico com o scan do QR CodeO QR Code está cada vez mais a ganhar espaço no universo digital e agora também dos eletrodomésticos.

Este, como tudo, tem vantagens e requer alguns cuidados para os seus utilizadores.

O que é o QR Code?

É um código cada vez mais utilizado e que pode ser encontrado em impresso em diversos suportes.

Criado no Japão pela Denso Wave, uma empresa do grupo Toyota, há mais de 20 anos, este código tinha como objetivo identificar mais eficazmente todos os diferentes componentes de carros fabricados pela empresa automóvel.

Pretendia-se que o código pudesse identificar melhor cada uma das peças e facilitar a sua gestão e logística.

Hoje em dia, o código QR pode ser encontrado em muitos produtos que não são do setor automóvel, nomeadamente nos supermercados, nos painéis publicitários, em folhetos, etiquetas de roupa, jornais, revistas e mesmo em peças de arte e eletrodomésticos.

O QR Code consegue armazenar até 100 vezes mais informação do que os habituais códigos de barras e está preparado para enquadrar a evolução da tecnologia digital, já que o seu objetivo principal é conseguir ligar, rápida e eficazmente, o mundo offline ao online.

Sabe tudo sobre o eletrodoméstico com o scan do QR Code

A principal diferença entre o código QR e os códigos de barras tradicionais é que o primeiro é bidimensionail, enquanto que os segundos são unidimensionais. Isto é, o QR Code pode ser lido em várias dimensões e, por isso, consegue armazenar mais informação. É construído como um padrão complexo de pixels, que pode ser lido na horizontal e na vertical, através da câmara de um smartphone, tablet ou computador.

Estes dispositivos têm de possuir uma aplicação que seja capaz de compreender o padrão do código QR digitalmente pela câmara e com acesso à Internet, uma vez que o código vai direcionar o dispositivo para um destino online.

Por sua vez, os códigos de barras tradicionais apenas permitem a leitura horizontal de um desenho composto por barras pretas e espaços brancos existentes entre si. Apenas um leitor próprio envia luz para o código e, assim, esta é absorvida pela barra preta e refletida na branca. Esta leitura ótica é compreendida pelo software do computador, ao qual o leitor está ligado, que converte estes espaços de luz e não luz em letras e números legíveis aos nossos olhos, identificando, desta forma, o produto ou serviço.

 

Cuidados a ter com os QR Codes

Os QR Codes são inofensivos, mas não se pode dizer o mesmo dos sites ou links para os quais eles te direcionam.

Deves ter cuidado e não apontares a câmara do teu smartphone para códigos que aparecem em folhetos ou cartazes que aparecem em locais públicos, mas que não estão identificados, porque pode ter sido qualquer pessoa a criá-los e podem não ser fidedignos.

Sabe tudo sobre o eletrodoméstico com o scan do QR Code

 

Na prática, os cuidados a ter são os mesmos que deves ter quando navegas na Internet ou recebes um e-mail suspeito com links.

Se tiveres esse cuidado, evitas ser direcionado para páginas com conteúdo menos agradável, sites falsos de phishing e roubo de dados ou até locais que ativem códigos maliciosos.

QR Codes nos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos já começam a possuir um QR Code, que te permite aceder, por exemplo, a um livro de receitas, saber a classe energética do aparelho, consultar a lista de compras, definir modos de preparação dos alimentos.

Algumas marcas de eletrodomésticos, nomeadamente de micro-ondas inteligentes, têm parcerias com alguns fabricantes de alimentos congelados ou semiprontos para que, através da aplicação, o consumidor possa ler os QR Codes impressos na embalagem e possa a receber as instruções de preparação no ecrã.

Sabe tudo sobre o eletrodoméstico com o scan do QR Code

Enquanto isso, a programação correta de tempo e potência para descongelar ou preparar a receita é enviada ao micro-ondas que fica somente a aguardar que coloques o produto no prato giratório e que feches a porta para dar início ao processo.

A partir da base de dados do fabricante do micro-ondas com as empresas de alimentos, os pratos são descongelados ou aquecidos no tempo correto, oscilando na potência, se for o caso, para um resultado perfeito.

Quanto à certificação energética, passou a ser obrigatório nos eletrodomésticos um QR Code e o nome da marca e produto, uma vez que isso torna mais fácil encontrar as fichas técnicas dos aparelhos.

Com o QR Code também podes registar os teus eletrodomésticos na aplicação SmartThings que foi criada especificamente para gerir e controlar os vários dispositivos domésticos que tenham tecnologia inteligente.

Como vês, o QR Code já pode ser usado para várias funcionalidades que otimizam a tua vida!

// RPT

Mais recentes