Até pode já saber como funciona um purificador de ar, mas saberá todas as circunstâncias em que um destes aparelhos é realmente útil?
Recentemente, os aparelhos capazes de filtrar o ar têm tido bastante procura. No entanto, não é necessário que exista uma pandemia relacionada com doenças respiratórias para que exista a preocupação com a qualidade do ar que respiramos nas nossas casas. A utilidade de um purificador de ar vai muito além dos eventos atuais.
Como funciona o purificador de ar?
Os purificadores de ar, regra geral, consistem em um ou vários filtros, e um pequena ventoinha que aspira e circula o ar. À medida que o ar se move através do filtro, os poluentes e as partículas são capturados — pode remover até 99,9% das impurezas — e o ar limpo é empurrado de volta para a divisão.
Normalmente, os filtros são feitos de papel, fibra ou malha, e requerem substituição regular para manter a sua eficiência. A frequência com que precisará de trocar os filtros varia de acordo com o tipo e o uso que der ao seu purificador.
Para que circunstâncias serve um purificador de ar?
Se está grávida ou tem filhos
Todos sabemos que os pulmões pequenos são mais sensíveis. Mesmo que essas minúsculas partículas tóxicas possam levar muito tempo a causar algum efeito, quanto mais tempo estamos expostos a elas, maior a probabilidade de termos problemas mais tarde. Assim, adquirir um purificador de ar pode ajudar os seus filhos a permanecer saudáveis.
Se é fumador
Um purificador de ar pode ser uma verdadeira ajuda para o fumo passivo. Mesmo quando abre uma janela ou não fuma em determinada divisão, ainda existem muitas partículas invisíveis que permanecem muito tempo depois do seu último cigarro. Este equipamento absorve esses poluentes para que não cause mais danos.
Se tem alergias
Só quem tem alergias sabe o alívio enorme que é poder respirar fundo sem entrave. Os purificadores de ar também filtram partículas de pólen, o que é uma grande vantagem para estas pessoas. Para além disso, também contribui para aliviar ambientes com ácaros, mofo ou pêlos de animais.
Se tem asma
Quantos menos poluentes no ar que respira, menores as irritações para os seus pulmões. O ar impuro é substituído por ar limpo, o que contribui para aliviar a maioria das doenças respiratórias.
Se tem animais de estimação (ou outros cheiros)
Já foi mencionado o papel do purificador de ar em relação a alergias. No entanto, também ajuda em relação ao odor: ninguém gosta de uma casa que cheira demasiado a cão ou a gato — ou, pior ainda, a hamster. Os purificadores filtram este e muitos outros tipos de cheiros.
Se tem problemas para dormir
Se respira melhor, também dorme melhor. Para além disso, o aparelho produz um som baixinho, que pode ser usado como máquina de ruído branco, se considerar reconfortante um ruído de fundo baixo.
Usa o seu purificador de ar para outras situações que não uma das referidas? Conte-nos nos comentários!
// RPT