Viseu voltou a receber milhares de atletas para a TVI Running Wonders, uma das maiores e mais emblemáticas meias maratonas de Portugal. A chamada “Corrida da Emoção” foi ganha por Luís Saraiva, em masculinos, e Mónica Gutierrez, que venceu a prova feminina.
Mais de 10 mil atletas participaram ontem, 22, na TVI Running Wonders Viseu, ou Corrida da Emoção, uma das etapas do circuito TVI Running Wonders.
Esta Meia Maratona de Viseu foi ganha por Luís Saraiva. O atleta cruzou a meta com 1:06:17, seguido de perto por Paulo Gomes (1:06:32) e Bruno Paixão (1:07:29).
Na categoria feminina, a atleta amadora espanhola Mónica Gutierrez — presença regular em competições no nosso país — foi a vencedora, com 1:13:59. Como nona classificada é uma das contempladas com prémio cheque da Radio Popular, um dos patrocinadores oficiais do circuito.
Além da Meia Maratona (21km), a etapa Running Wonders Viseu é constituída por uma mini maratona (10km) e uma caminhada solidária de 5 quilómetros, na qual parte da receita reverte a favor da Associação SurdiSol.
Esta é mais uma prova do circuito Running Wonders, que abriu em maio com a Meia Maratona Douro Vinhateiro. Já passou também por Guimarães em junho, e chega agora a Viseu para fechar a Festa das Vindimas. Atualmente, o circuito conta com corridas em locais de elevado valor cultural e classificados como Património da Humanidade pela UNESCO — excetuando Viseu.
A Corrida da Emoção é apadrinhada por dois campeões do atletismo português, Aurora Cunha e Carlos Lopes.
As diferentes provas são marcadas pela diversidade dos destinos em que se realizam, que em comum têm a beleza incontestável dos lugares e paisagens envolventes, e os valores de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental que transmitem — e a que os amantes de fitness dão particular atenção.
Esta meia maratona tem lugar na Cidade Jardim, em pleno coração da Região Demarcada do Dão. A Corrida da Emoção é hoje uma das maiores e mais emblemáticas meias maratonas de Portugal, reflexo do Património Cultural da cidade e dá a provar uma das Rotas Vinhateiras mais aclamadas e procuradas do nosso país.
Os atletas participantes são das mais variadas origens, federados ou não. Muitos dos quais optam por se fazer acompanhar de equipamentos e acessórios que ajudam a rastrear a atividade física e o desempenho — pulseiras monitores de desporto —, bem como melhorar a performance — como auriculares, por exemplo.
As próxima provas do circuito são em Évora — Corrida Monumental —, marcada para o próximo dia 24 de novembro, e Portimão — Corrida Mediterrânica — a 8 de dezembro, que fecha a edição de 2019 do circuito TVI Running Wonders — Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais, de que a Radio Popular é um dos patrocinadores oficiais.
// RPT