/

Ring Fit Adventure da Nintendo: um jogo ou um ginásio virtual?

Ring Fit, da Nintendo

Mais do que um jogo, o Ring Fit Adventure da Nintendo é a forma mais divertida de fazer exercício, sem dar por isso.

Ring Fit Adventure, para a Nintendo Switch, é um jogo que se baseia num dos maiores sucessos da marca, a Wii Fit, que vendeu milhões de equipamentos baseando-se na premissa de que os utilizadores fariam exercício físico ao mesmo tempo que jogavam diante do seu televisor. Mais do que um videojogo, era considerada uma ajuda de fitness.

Por outro lado, Ring Fit Adventure é definitivamente um jogo, mas não só: é também um RPG completo, com mundos para explorar, monstros para batalhar e itens para colecionar.

A combinação dos dois criou uma forma de praticar exercício físico regularmente de forma altamente divertida.

 

Conheça o Ring Fit Adventure

A mais recente aposta da Nintendo é uma combinação de um jogo e de dois periféricos: uma alça que é colocada numa perna — Leg Strap — e um grande anel de resistência para as mãos — Ring-Con.

Cada um é conectado a um controlador Joy-Con para averiguar e rastrear os movimentos. São equipamentos resistentes, para aguentar a prática de exercício regular e os vários puxões e abanões que o jogo exige. Esta resistência incentiva os jogadores a esforçarem-se para melhor pontuarem, ou matarem monstrinhos.

Como jogar

A personagem da aventura é a projeção do próprio utilizador. Este corre mais rápido quanto mais rápido forem os movimentos do jogador (neste caso, correr parado).

A configuração do Ring Fit Adventure é algo cómica. O seu avatar percorre um reino fantástico que está sob ameaça de um dragão que usa um body em spandex. Terá de cumprir vários objetivos ao longo do mapa, tudo muito familiar para quem já jogou uma aventura ou um jogo de RPG.

Uma das primeiras coisas que faz quando efetivamente começa a jogar é encontrar um “anel responsivo” — o Ring — que serve de ajudante e personal trainer, incentivando-o ao longo das aventuras e ainda dando dicas.

Com a Leg Strap na perna e segurando o Ring-Con à sua frente — como se de um volante de carro se tratasse —, percorra os níveis correndo sem sair do sítio.

Os diversos obstáculos com que se vai deparar exigem diferentes movimentos para os superar. Por exemplo, para saltar aponte o anel para baixo e aperte. Para subir escadas levante os joelhos um pouco mais alto enquanto corre sem sair do sítio. Para destruir obstáculos aperte o anel e lançará uma poderosa explosão de ar.

Pode não parecer assim tão difícil, mas terá de se lembrar dos vários movimentos corporais a que corresponde diferentes ações no jogo, tudo isto em rápida sucessão e enquanto corre sem sair do lugar. Mais interações são adicionadas à medida que progride, facilitando a habituação.

Ring Fit, da Nintendo

Eventualmente, fará agachamentos para saltar mais alto em trampolins e torcer o corpo para remar um barco. Os níveis podem durar de 2 a 10 minutos, e é certo que bastam 2 minutos para o fazer suar.

Existem cidades e lojas, inimigos e equipamentos. Até pode reunir ingredientes para criar poções mágicas, as quais, naturalmente, são chamadas de smoothies no jogo.

Depois, há as batalhas. Além de percorrer cada nível, terá de lutar contra os maus da fita. Os inimigos são versões adoráveis de equipamentos de ginástica. Para atacar, selecione entre vários exercícios diferentes. Quando é a vez deles de atacar, segure o anel contra os abdominais e aperte, mantendo-o durante o ataque para criar um escudo. Esse processo se repete até que um de vocês fique sem saúde.

O jogo tem uma estratégia para estimular a prática de diferentes exercícios. Quanto mais joga, mais exercícios desbloqueia. As duas metades do Ring Fit Adventure — Ring-Con e Leg Strap — funcionam muito bem em conjunto.

O mundo deste jogo é um lugar engraçado e cheio de pequenos trocadilhos. A jogabilidade inclui um reforço positivo muito útil, estimulando o jogador a exercitar-se. O jogo pergunta todos os dias se deseja aumentar o desafio ou mantê-lo, permitindo escolher o seu próprio ritmo.

Depois de tudo isto, ainda é fácil “encaixar” o Ring Fit Adventure na sua vida: cada nível tem apenas alguns minutos, pelo que pode fazer um treino rápido mesmo no meio de um dia muito ocupado. Por outro lado, pode treinar de forma mais intensa. O jogo até o avisa se achar que é hora de fazer uma pausa.

O Ring Fit Adventure também suporta várias contas, para que possa ter várias pessoas na mesma casa usando-o. A sua experiência será acompanhada e personalizada de acordo com as suas necessidades: qualquer pessoa, em mais ou menos forma, pode experienciar as atividades ao seu próprio ritmo e intensidade.

Ring Fit, da Nintendo

A experiência

Tendo em conta que, por vezes, o desempenho nos exercícios passa pela capacidade das pessoas se abstraírem — ouvindo música, por exemplo —, a atividade lúdica presente no jogo vai distrair os utilizadores nos treinos. Quem começa a jogar não quer parar e, se calhar, nem repara no esforço que está a fazer.

Acima de tudo, quer tenha sido intencional por parte da Nintendo, quer não, este jogo veio dar continuidade ao mindset que a Wii Fit começava a estabelecer: é possível fazer exercício físico em casa, em frente à televisão e de forma muito divertida. Não de todo como uma tarefa a que nos obrigamos.

É possível considerar Ring Fit Adventure uma espécie de treinador de fitness. Tudo depende do tempo despendido e o empenho, sem nunca esquecer a diversão.

O jogo já está disponível. Pronto para se divertir?

// RPT

Mais recentes