Se o seu filho precisa de um equipamento com todas as funcionalidades e portátil o suficiente para ser transportado facilmente de casa para a escola, veja a nossa recomendação de tablets. São tudo o que um estudante precisa.
Nos dias que correm, a pandemia do coronavírus obrigou a uma adaptação na forma como as aulas decorriam. Parte dessas alterações passa pelas aulas online, lecionadas através das tecnologias, com o aluno em casa. Assim, num mundo onde as videochamadas, o teletrabalho e as aulas remotas se tornaram o “novo normal”, há que se estar preparado.
Essa preparação passa, necessariamente, pela tecnologia, que tornou possível continuarmos com as nossas vidas sem demasiados inconvenientes.
Os tablets serão úteis para estudantes?
O computador portátil é muito útil a um estudante, mas não será a única solução possível, nem a mais indicada para todos os casos. Há muitos modelos de tablets versáteis que são capazes de corresponder às expectativas até do aluno mais exigente, que pretende tecnologia que o ajude a ser produtivo.
Pela sua ergonomia e portabilidade, os tablets são ótimos para usar em casa e também para levar para a escola, de forma a transportar todos os trabalhos e apontamentos consigo. Muito mais leves do que um computador portátil, os tablets primam pela sua elevada portabilidade e ergonomia no uso. Cabem confortavelmente em qualquer mochila, mala ou até carteira de senhora e podem, desta forma, ser levados para qualquer lugar.
Com os avanços tecnológicos atuais, muitos destes equipamentos são capazes de igualar a performance de alguns portáteis, ou servir de complemento aos mesmos.
Seja para a realização de videochamadas com os professores ou colegas, para ouvir música nos tempos livres e nas pausas do estudo, ou para utilizar funcionalidades relacionadas com design, os tablets podem revelar-se muito úteis e práticos.
Se está na dúvida entre oferecer ao seu filho um computador portátil ou um tablet, saiba também que não tem necessariamente de optar por um ou por outro. Caso tenha essa possibilidade, um tablet é um complemento perfeito a quem já tem um portátil, uma vez que serve como uma ferramenta de suporte eficaz.
Podem ser usados como um segundo monitor, para poder trabalhar num PC e usar o tablet para as videochamadas ao mesmo tempo, por exemplo. Para ler trabalhos ou editar porções de texto, também pode usar acessórios, como uma caneta stylus, ou um teclado.
Um tablet não pode substituir ou replicar totalmente as funcionalidades de um portátil devido ao desempenho do hardware e software. Mas são ideais para estarem sempre consigo quando deles precisar.
Quais os tablets indicados para estudantes?
Dos mais acessíveis, até aos mais avançados, há vários tablets adequados para as necessidades de um estudante. Estes são os que recomendamos.
O LIGHTYEAR PRO 8″ 3/32 da SPC tem uma boa relação qualidade/preço. Com 3 GB de RAM e 32 GB de espaço, é mais do que o suficiente para correr a maior parte das aplicações atuais, incluindo apps de documentos e muitas outras usadas recorrentemente por estudantes.
A mesma marca também disponibiliza o GRAVITY 4G OCTACORE, mais do que competente para as necessidades básicas e com um um bom processador, capaz de versatilidade para quem usa várias aplicações ao mesmo tempo.
A Lenovo, uma marca credível que está a entrar no mercado com preços muito competitivos, apresenta várias propostas. O M8 TB-X8505F tem um processador Quad-Core de 2.0GHz, o que é bastante bom. Os 32 GB de espaço também são suficientes para todas as aplicações básicas usadas em ambiente escolar.
Com bom ecrã, suporte de resolução HD e um processador mais do que competente — da linha Qualcomm Snapdragon com 4 núcleos de 2.0 ghz — encontrará o M10 TB-X505F.
Já o M10v2 TB-X606F encontra-se noutro patamar. 4 GB de RAM e 64GB de espaço, um muito bom processador — MediaTek Helio P22T Octa-Core 2.3Ghz, um dos processadores de gama mais alta da marca Kirin —, mais do que suficiente para o que as aplicações atuais exigem. Para desenhar ou para algumas aplicações de design, este é o tablet ideal, até devido ao seu ecrã IPS LCD capacitivo touchscreen, capaz de maior precisão nas cores produzidas.
O 1T 10 8084 WIFI da Alcatel tem um ecrã que se destaca pela resolução, que suporta HD. Já o 1T 10 incorpora um teclado, uma vantagem para quem precisa de escrever documentos, trabalhos, e-mails e outros ficheiros do mesmo tipo — como um estudante, digamos — com frequência.
A Huawei, uma marca consolidada no mercado, apresenta o T3-10, que incorpora um excelente ecrã, com cores nítidas e definidas. O processador Snapdragon é suficientemente bom para compensar os 2 GB de RAM, já para não falar de que tem um desempenho gráfico considerável.
O T5-10 WIFI 32GB, uma vez que é um produto de gama média, surpreende pelo seu excelente processador Kirin OctaCore de 2.36 GHz, um dos processadores de gama mais alta da marca. Bom desempenho gráfico também. Dito isto, pode elevar os 3 GB de RAM e os 32 GB de espaço deste tablet para 4 GB e 64 GB respetivamente se apostar no modelo upgrade T5-10 WIFI 64GB — e ainda irá obter ecrã IPS LCD capacitivo touchscreen.
Outra excelente oferta da Huawei é o Matepad 10.4. Ecrã incrível de 2000 x 1200 IPS, 64 GB de espaço, processador Kirin 810: 2 ×Cortex A76 2.27 GHz + 6 ×Cortex A55 1.88 GHz — que é um dos melhores da gama e destaca-se por ter um bom chip gráfico, capaz de executar qualquer aplicação e jogo da atualidade sem hesitações.Y
A marca com uma maça trincada é garantia de qualidade e os seus tablets não seriam exceção à regra. Se quiser um Apple pode apostar no IPAD WI-FI 2019 SPACE GREY, onde o destaque vai para o ecrã, com várias funções e particularidades: retina multitouch, retroiluminação LED e tecnologia IPS LCD capacitivo touchscreen, resolução 2160 x 1620 pixeis, 500nits de brilho, revestimento oleofóbico resistente a dedadas e compatível com Apple Pencil de 1ª geração. Para o aluno de design, esta é uma escolha particularmente acertada. Para além disso, ainda incorpora um processador de elevado desempenho.
Da mesma marca, o IPAD AIR WIFI 2019 também tem um ecrã de elevada qualidade, excelente para trabalhos de design, e ainda um dos melhores processadores disponíveis no mercado. O desempenho gráfico deste tablet é excecional.
Outra marca cuja reputação a precede é a Samsung. O modelo SM-T510NZKDTPH tem um bom ecrã, bom equilíbrio de cores, bom desempenho gráfico. Já conta com o sistema operativo Android Pie 9.0. O processador Lassen O+ (Octa 2×1.8 GHz + 6×1.6 GHz) foi desenvolvido pela própria marca e, para além de ter um bom desempenho, consome pouca energia. A acrescentar a esse facto, os 6.150 mAh da bateria permitem assumir que a autonomia deste equipamento será de 20h a 24h, ideal para um dia de estudo intenso.
Mais uma excelente escolha para o aluno de um curso envolvido em design gráfico, o TAB S6 LITE CINZENTO 64 GB 2020 da Samsung tem um ecrã de 2000 x 1200, suporta 4K, também tem um excelente desempenho gráfico, corre qualquer aplicação atual — e não terá problemas em correr muitas no futuro — e dispõe de 4 GB de RAM, o que é mais do que suficiente face ao bom processador.
Se apostar neste mesmo produto em versão 4G poderá inserir um cartão com acesso a dados móveis, para que nunca esteja dependente da wi-fi.
Recém chegado ao mercado, o TAB S7 tem uns incríveis 6 GB de RAM e um disco rígido com uns incríveis 128 GB. O processador é um dos melhores do mercado. Para além disso, apesar de se tratar de um tablet, tem duas câmaras traseiras — 13 MP (Main) + 5 MP (Ultra Wide) — e ainda uma frontal de 8 MP. Também é uma escolha muito boa para designers, que podem desenhar diretamente nos softwares da Adobe que correm facilmente neste tablet.
// RPT