Receitas para microondas: pratos muito fáceis e rápidos

 

 

Se não tem muita experiência por entre tachos e panelas, ou precisa de inspiração para aqueles dias em que tem mais pressa na cozinha, as receitas para microondas são a solução de que precisa.

Cozinhar nem sempre é tão fácil como parece. Com a agitação do dia-a-dia, o tempo que desejaríamos para nos dedicarmos a confecionar refeições mais completas e elaboradas fica encurtado.

O microondas é um eletrodoméstico presente em praticamente todos os lares e que vem dar uma ajuda preciosa nestes casos. Se ainda não experimentou ou se procura diversificar os pratos que já fez, pode encontrar aqui algumas receitas para microondas. Cozinhar desta forma é saudável, fácil, prático e muito rápido.

 

Omelete na caneca

Ingredientes:
2 ovos inteiros
2 fatias de queijo ralado
2 fatias de bacon em pequenos cubos
1 c. de sopa de cebola
1 c. de sopa de tomate
sal, salsa e restantes temperos a gosto

Modo de preparação: Misture todos os ingredientes dentro da caneca e bata bem com um garfo. Leve ao microondas de 1 em 1 minuto até que esteja cozido (aproximadamente 2 minutos).

 

Bacon estaladiço

Ingredientes:
tiras de bacon (a gosto)
folhas de papel toalha

Modo de preparação: Coloque sobre um prato 1 ou 2 folhas de papel toalha. Coloque as fatias de bacon por cima da(s) folha(s) de papel e cubra com mais uma folha de papel toalha. Coloque por 2 minutos na potência alta. Retire e verifique se está estaladiço. Se não for o caso, coloque mais 20 segundos de cada vez até ficar como pretendido.

 

Pudim de caneca — receita para 3

Ingredientes:
1 ovo
meia caneca de leite
meia caneca de leite condensado
essência de baunilha a gosto (opcional)
1 c. de sopa de açúcar
1 c. de sopa de água

Modo de preparação: Numa caneca, misture o açúcar e a água e leve ao microondas por 1 minuto em potência alta. Depois, aqueça de 30 em 30 segundos até caramelizar, sem mexer e com cuidado para não queimar. Distribua em 3 canecas. Bata o ovo, o leite, o leite condensado e a essência de baunilha — se optou por este ingrediente — na caneca, até ficar homogéneo. Distribua a massa nas canecas caramelizadas de modo que preencha metade ou, no máximo, dois terços do recipiente. Leve ao microondas em potência máxima por 1 minuto. Se o pudim continuar muito líquido acrescente mais 30 segundos. Retire a caneca do microondas e deixe a repousar com tampa por 5 minutos. Pode servir quente ou colocar no frigorífico para comer frio.

 

Quiche na caneca

Ingredientes:
1 ovo
1 e ½ c. de sopa de leite
Pão cortado em cubos
2 c. de sopa de cream cheese ou requeijão
1 fatia de presunto
Sal,pimenta, tomilho ou outro tempero a gosto

Modo de preparação: Bata o ovo e o leite com um garfo na caneca, adicionando sal e pimenta a gosto. Adicione o pão em pedaços pequenos e mexa. Adicione o cream cheese ou requeijão e mexa mais um pouco. Por último, adicione o presunto também cortado em pequenos pedaços. Salpique as folhas de tomilho por cima. Coloque no microondas em potência alta por 1 minuto e 10 segundos. Sirva logo de seguida.

 

Batata assada no microondas

Ingredientes:
1 batata grande
1 c. de sopa de manteiga ou margarina
3 c. de sopa de queijo cheddar ralado grosso
Sal e pimenta a gosto
3 c. de sopa de sour cream ou requeijão

Modo de preparação: Limpe bem a batata e faça-lhe pequenos furos com um garfo. Coloque num prato. Cozinhe no micro-ondas, em potência máxima, por 5 minutos. Vire a batata e cozinhe durante mais 5 minutos. Quando a batata estiver amolecida e cozida por completo, corte-a ao meio no sentido do comprimento e amasse a polpa de dentro com um garfo. Tempere com sal e pimenta. Distribua a manteiga e o queijo cheddar sobre as metades das batatas. Volte a colocar no microondas por mais 1 minuto, só para derreter o queijo. Coloque o sour cream ou o requeijão por cima e está pronto a servir.

 

Batata com Alecrim

Ingredientes:
2 batatas grandes
1 cubo de caldo de frango
Pimenta a gosto
Alecrim a gosto
Óleo

Modo de preparação: Descasque as batatas e corte-as em cubos médios. Faça-lhes um pequeno corte e coloque-as numa tigela para microondas. Coloque um pouco de óleo por cima e polvilhe com pimenta, alecrim e o cubo de caldo de frango desmanchado. Coloque no microondas. Cozinhe as batatas durante 10 minutos em potência máxima. Passado esse tempo, observe como estão as batatas e se quiser que elas fiquem mais estaladiças adicione um pouco mais de óleo e cozinhe-as por mais 5 minutos. Caso contrário, já pode servir.

 

Quinoa com xarope de ácer de canela

Ingredientes:
1/2 chávena de quinoa
1 chávena de água fria
1/2 c. de chá de canela a mais para decorar
2 c. de chá de manteiga
leite ou creme a gosto
xarope de ácer a gosto
fatias de banana

Modo de preparação: Coloque a quinoa na água e enxague bem. Escorra a quinoa e misture com uma chávena de água fria, 1/2 colher de chá de canela e 1 colher de chá de manteiga. Levar ao microondas em potência elevada por 4 minutos. Retire, mexa e volte a levar ao microondas por mais 3 minutos. Retire do microondas, cubra com papel alumínio e deixe repousar por 2 minutos. Para amaciar, junte a manteiga. Divida entre 2 tigelas e cubra com leite, xarope de ácer, fatias de banana e canela a gosto.

 

Panquecas de mirtilos

Ingredientes:
30g de farinha de trigo
3 claras de ovo
1/2 scoop de proteina whey (opcional)
1 c. de sobremesa de quark ou iogurte grego ligeiro
1 c. de café de fermento
mirtilos a gosto
adoçante a gosto (opcional)

Modo de preparação: Misturar todos os ingredientes, exceto os mirtilos. Se a mistura estiver demasiado espessa, pode juntar um pouco de água ou leite (de soja, amêndoa, coco). Divida a mistura por três formas pequenas. Disponha os mirtilos por cima (apenas para que cada forma fique, mais ou menos, com a mesma quantidade de mirtilos).
Levar ao microondas cerca de três minutos. Servir com toppings a gosto.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome