Receita de “pizza ao contrário” — almoço ou snack?

Primeiro os toppings, depois o molho de pizza e só no fim a massa: é assim que se confeciona uma “pizza ao contrário”. Curioso? Uma receita deliciosa para almoçar ou como snack (se se contiver no número de fatias ingeridas, claro está).

A pizza é um dos maiores guilty pleasures. Extremamente versátil, é difícil não agradar. Seja de carne, com pepperoni e bacon, com atum e camarão, ou vegetariana (já para não falar da eterna discussão do ananás), a possibilidade de adicionar os mais variados ingredientes (bem como a quantidade dos mesmos) faz com que seja muito popular.

Um twist possível neste prato é precisamente a receita que propomos: “pizza ao contrário”, primeiro confeciona-se os toppings e depois a base. Desta forma, os ingredientes serão mais saborosos individualmente e a massa ficará muito crocante.

Esta receita é para uma pizza de tamanho médio, de aproximadamente 8 fatias e deverá levar-lhe um total de 40 minutos (10 minutos para preparar, 30 para cozinhar). Terá de recorrer ao forno (em vez de uma máquina de pizza, por exemplo).

 

Receita da “pizza ao contrário”:

Ingredientes:
2 c. de sopa de azeite
1 cebola amarela em fatias finas
1 pimentão verde, sem sementes e cortado em rodelas finas
spray de cozinha antiaderente (ou utilizar azeite)
75g fatias de pepperoni
80g de queijo parmesão ralado
75g de queijo mozzarella ralado
7 fatias de queijo provolone
1/2kg de molho de pizza
1/2kg de massa para pizza
farinha (para polvilhar)

Modo de preparação: Pré-aqueça o forno a 200°C. Utilize uma frigideira de 30cm e com bordas, coloque-a em fogo médio-alto com 1 colher de sopa de azeite. Quando estiver quente, adicione a cebola e cozinhe até ficar macia, durante cerca de 4 minutos.

Retire da panela e reserve. Adicione o pimentão verde e cozinhe até ficar macio, cerca de 5 minutos. Retire da panela e reserve. Desligue o fogo. Unte a frigideira com spray antiaderente (ou um pouco mais de azeite) em toda a superfície.

Disponha o pepperoni na frigideira, cubra-o com pimentão verde, cebola, o queijo parmesão e a mozzarella. Disponha as fatias de provolone sobre o queijo ralado numa camada uniforme. Cubra com o molho de pizza e espalhe uniformemente.

Numa superfície levemente enfarinhada, estique a massa da pizza com um rolo de cozinha de forma a cobrir o preparado na frigideira. Coloque delicadamente a massa de pizza sobre o molho, certificando-se de que alcança as bordas em redor. Pincele a massa com o que restar de azeite. Asse por 20 minutos, até a massa dourar.

Remova com cuidado a frigideira do forno. Coloque uma assadeira grande por cima e inverta rapidamente a pizza na panela.

Retorne ao forno e asse por mais 10 minutos, até que o pepperoni comece a ficar crocante.
Corte em 8 fatias e sirva.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome