Receita de panna cotta de expresso de chocolate e coco

King Arthur Flour

Para terminar a refeição de boca doce, uma panna cotta de expresso de chocolate e coco poderá ser a solução ideal. Esta receita que lhe trazemos é sem lactose. Deve ser servida gelada.

Panna cotta, ou panacota, é uma sobremesa italiana típica da região de Piemonte. Aliás, significa literalmente “nata cozida” nessa língua encantadora.

Muito saborosa e de incontáveis variedades, é elaborada a partir de nata de leite, açúcar e gelatina. Pode ser acompanhada ou aromatizada com baunilha, limão, laranja, frutos vermelhos e muito mais, deixando espaço à imaginação. É servida gelada.

Esta é uma das belezas da panna cotta: pode ser transformada das mais variadas formas, consumir-se sozinha ou com a adição de fruta fresca (ou compotas).

Hoje recomendamos uma panna cotta de expresso de chocolate e coco. Este twist à receita original dá-lhe um sabor muito interessante e não contém lactose, pelo que pode ser consumida mesmo por quem é intolerante a todos os derivados de lacticínios. Serve 4 porções e é perfeita para terminar uma refeição.

 

Receita de panna cotta de expresso de chocolate e coco:

Ingredientes:
óleo de coco, para untar as formas
40g de chocolate negro aos bocados
2 chávenas de creme de coco (600g)
50g de açúcar orgânico
1 c. de chá de café expresso instantâneo
60 ml de água quente
½ c. de chá de ágar-ágar
chocolate preto raspado, para decorar
2 c. de sopa de café expresso, para enfeitar

Modo de preparação: Unte 4 formas ou taças (de tamanho semelhante para cupcakes) de 115g com óleo de coco e reserve. Numa panela média, em lume brando, misture o chocolate negro, o creme de coco, o açúcar orgânico e o café expresso instantâneo. Aqueça lentamente, mexendo ocasionalmente, até que o açúcar se dissolva e a mistura comece a ferver.

À parte, adicione o ágar-ágar à água quente e mexa até não haver grumos e o ágar-ágar ficar completamente dissolvido. Misture ambos os preparados e bata para combinar. Aumente o lume para médio, deixe ferver suavemente e bata continuamente durante 3 minutos, até engrossar.

Retire do lume e divida imediatamente entre as formas ou taças. Coloque no frigorífico por pelo menos 30 minutos (o ágar-ágar ficaria pronto em temperatura ambiente, mas resfriar a panna cotta no frigorífico agiliza o processo).

Quando estiver pronto para servir, use uma espátula ou uma faca de manteiga para cuidadosamente ajudar a retirar as bordas das taças para “soltar” a panna cotta. Inverta para pratos de servir e decore com chocolate preto raspado e grãos de café expresso.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome