Ray tracing: a tecnologia da PS5 que vai querer conhecer

Ray tracing: a tecnologia da PS5 que vai querer conhecer

A tecnologia ray tracing é um dos maiores desenvolvimentos a nível de gráficos para jogos em anos recentes. Pode usufruir desta poderosa inovação na nova PlayStation 5​.

A forma como experienciámos os jogos tem vindo a sofrer melhorias significativas ao longo dos anos. Mas, mais recentemente, foi dado um salto tecnológico, principalmente graças às consolas de nova geração, como a PS5, que já deram que falar graças ao áudio 3D e à resolução 4K.

Para além desses fatores, a tecnologia ray tracing também tem contribuído para efeitos visuais fantásticos. Vejamos em que consiste esta tecnologia e quais os jogos em que pode usufruir dela.

 

O que é ray tracing?

Na sua essência, ray tracing é uma tecnologia avançada de renderizar iluminação e sombras numa determinada cena. Há anos que é usada pela indústria de cinema em Hollywood para misturar CGI com fotos da vida real, de forma a que não se note a diferença entre ambas.

Tal como o nome indica, esta tecnologia rastreia e simula os raios de luz ​produzidos por uma fonte de forma a torná-los realistas. É este fluxo de luz super-realista que eleva substancialmente a qualidade dos jogos.

Nos jogos de batalhas reais (battle royale) — como Call of Duty: Warzone, por exemplo — quanto mais informações o jogador tiver sobre as equipas rivais ao seu redor, maior será o sucesso do seu próximo movimento. Elaborar esse plano de ação é muito mais fácil quando o ray tracing renderiza os reflexos dos oponentes nas janelas de edifícios e as sombras que aparecem nos pontos cegos.

Dito isto, claro que o principal ganho desta nova tecnologia são as melhorias visuais. A partir do momento em que começa a jogar em alta resolução e com elevadas frame rates, não vai querer outra coisa, uma vez que são os detalhes subtis que tornam o ambiente mais vivo e realista.

A verdadeira mais valia que ray tracing confere ao realismo é com iluminação difusa​: é a luz que reflete de uma superfície para outras​.

Quando Grand Theft Auto V foi lançado pela primeira vez em 2013 era uma maravilha visual. ​Sete anos depois, grandes desenvolvimentos gráficos​ significaram que ​GTA ​não apenas ainda está forte, mas a paisagem e o cenário parecem renovados e melhores do que nunca.

​Ao caminhar na rua num dia chuvoso pode ver que as superfícies do piso húmido refletem os prédios. ​Ao conduzir num dia de nevoeiro pode ver a trajetória dos postes de luz.​

Jogos como Minecraft​ também não são imunes. Este mundo de simples blocos tem sido o favorito ​de muitos gamers desde há anos, mas a iluminação adicionada dá um toque melhor ao jogo. São estes pequenos pormenores onde ray tracing está presente que torna todos os jogos muito melhores.

Componentes necessários

O que é necessário para executar ​ray tracing? Quando esta tecnologia foi disponibilizada pela primeira vez​ estava restrita às placas de vídeo NVIDIA RTX, exclusivamente para jogos de PC. ​Atualmente, graças às atualizações das drivers,​ qualquer gamer num PC com uma placa GeForce GTX 1060 de 6 GB ou superior pode ativar o ray tracing em qualquer jogo que o suporte.

​É necessário um processador capaz de elevada performance, mas isso é um dado adquirido quando tem uma plataforma de jogos para PC. ​Renderizar gráficos em tempo real consome muito poder​, pelo que é quase certo que terá de abdicar de uma jogabilidade mais suave por visuais mais realistas. ​É por isso que a série NVIDIA RTX 20 tem especificamente unidades de ​ray tracing​.

Felizmente, ​ray tracing​​ já não é algo exclusivo para jogadores de PC​. A mais recente consola da Sony, a PlayStation 5, apresenta placas de vídeo AMD com o poder de renderizar gráficos ​recorrendo a esta tecnologia.

Já para não falar de que há jogos para a PS5 que suportam ​ray tracing​​. Esta geração representou um salto a nível de inovação tecnológica, uma vez que esta consola pode atingir os 120 ​frames por segundo em 4K.

 

Que jogos para a PS5 suportam ray tracing?

Aqui estão os jogos que usam ray tracing para gráficos super-realistas na sua PS5:

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome