A tecnologia ray tracing é um dos maiores desenvolvimentos a nível de gráficos para jogos em anos recentes. Pode usufruir desta poderosa inovação na nova PlayStation 5.
A forma como experienciámos os jogos tem vindo a sofrer melhorias significativas ao longo dos anos. Mas, mais recentemente, foi dado um salto tecnológico, principalmente graças às consolas de nova geração, como a PS5, que já deram que falar graças ao áudio 3D e à resolução 4K.
Para além desses fatores, a tecnologia ray tracing também tem contribuído para efeitos visuais fantásticos. Vejamos em que consiste esta tecnologia e quais os jogos em que pode usufruir dela.
O que é ray tracing?
Na sua essência, ray tracing é uma tecnologia avançada de renderizar iluminação e sombras numa determinada cena. Há anos que é usada pela indústria de cinema em Hollywood para misturar CGI com fotos da vida real, de forma a que não se note a diferença entre ambas.
Tal como o nome indica, esta tecnologia rastreia e simula os raios de luz produzidos por uma fonte de forma a torná-los realistas. É este fluxo de luz super-realista que eleva substancialmente a qualidade dos jogos.
Nos jogos de batalhas reais (battle royale) — como Call of Duty: Warzone, por exemplo — quanto mais informações o jogador tiver sobre as equipas rivais ao seu redor, maior será o sucesso do seu próximo movimento. Elaborar esse plano de ação é muito mais fácil quando o ray tracing renderiza os reflexos dos oponentes nas janelas de edifícios e as sombras que aparecem nos pontos cegos.
Dito isto, claro que o principal ganho desta nova tecnologia são as melhorias visuais. A partir do momento em que começa a jogar em alta resolução e com elevadas frame rates, não vai querer outra coisa, uma vez que são os detalhes subtis que tornam o ambiente mais vivo e realista.
A verdadeira mais valia que ray tracing confere ao realismo é com iluminação difusa: é a luz que reflete de uma superfície para outras.
Quando Grand Theft Auto V foi lançado pela primeira vez em 2013 era uma maravilha visual. Sete anos depois, grandes desenvolvimentos gráficos significaram que GTA não apenas ainda está forte, mas a paisagem e o cenário parecem renovados e melhores do que nunca.
Ao caminhar na rua num dia chuvoso pode ver que as superfícies do piso húmido refletem os prédios. Ao conduzir num dia de nevoeiro pode ver a trajetória dos postes de luz.
Jogos como Minecraft também não são imunes. Este mundo de simples blocos tem sido o favorito de muitos gamers desde há anos, mas a iluminação adicionada dá um toque melhor ao jogo. São estes pequenos pormenores onde ray tracing está presente que torna todos os jogos muito melhores.
Componentes necessários
O que é necessário para executar ray tracing? Quando esta tecnologia foi disponibilizada pela primeira vez estava restrita às placas de vídeo NVIDIA RTX, exclusivamente para jogos de PC. Atualmente, graças às atualizações das drivers, qualquer gamer num PC com uma placa GeForce GTX 1060 de 6 GB ou superior pode ativar o ray tracing em qualquer jogo que o suporte.
É necessário um processador capaz de elevada performance, mas isso é um dado adquirido quando tem uma plataforma de jogos para PC. Renderizar gráficos em tempo real consome muito poder, pelo que é quase certo que terá de abdicar de uma jogabilidade mais suave por visuais mais realistas. É por isso que a série NVIDIA RTX 20 tem especificamente unidades de ray tracing.
Felizmente, ray tracing já não é algo exclusivo para jogadores de PC. A mais recente consola da Sony, a PlayStation 5, apresenta placas de vídeo AMD com o poder de renderizar gráficos recorrendo a esta tecnologia.
Já para não falar de que há jogos para a PS5 que suportam ray tracing. Esta geração representou um salto a nível de inovação tecnológica, uma vez que esta consola pode atingir os 120 frames por segundo em 4K.
Que jogos para a PS5 suportam ray tracing?
Aqui estão os jogos que usam ray tracing para gráficos super-realistas na sua PS5:
- Call of Duty: Black Ops Cold War
- Demon’s Souls
- Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
- NBA 2K21
- RIDE 4
- Watch Dogs Legion
// RPT