Atualmente, qualquer um pode ter sucesso na Internet e cada vez mais se fala do termo “influencer” ou influenciador digital. Se quer tornar-se conhecido nas redes sociais e ainda fazer algum dinheiro com isso, aqui vão algumas dicas para tornar isto num negócio.
Centenas ou milhares de pessoas – e até marcas – em Portugal estão a apostar na presença forte em redes sociais. Isto porque a aposta na criação de conteúdos online pode gerar mais lucro do que aquilo que se imagina.
Mas ser influencer é muito mais do que isso: tem a ver com a capacidade de influenciar o público que o segue a proceder de determinada forma, seja na forma de pensar ou até para comprar um determinado produto ou serviço. De qualquer das formas, para ter sucesso no digital deverá ter em conta alguns parâmetros – vamos lá descobrir quais são!
7 passos para se tornar um criador de conteúdos
Para ser um criador de conteúdos online tem que passar por algumas etapas. Se tem um estilo muito próprio, é criativo e tem hobbies interessantes que possa partilhar com a sua audiência, já tem alguns pontos a seu favor.
1 Encontre um lugar para si no mundo emergente dos influencers
Não há nada pior do que começar uma conta a produzir conteúdos exatamente iguais aos que já existem. Os primeiros influencers conseguiram ter sucesso precisamente porque criaram conteúdos que nunca ninguém tinha antes produzido. Encontrar o seu nicho de interesse é uma etapa fundamental para criar uma identidade no mundo online.
O ponto chave para ser um influencer bem sucedido é ir encontro aos seus traços e estilo de vida. Se é alguém engraçado e extrovertido, então poderá criar conteúdos relacionados com comédia e stand-up.
Mas se é uma pessoa que privilegia a tranquilidade, uma vida saudável e uma alimentação equilibrada, a vertente de lifestyle e bem-estar pode ser uma opção.
Por outro lado, se é alguém criativo e virado para as artes, não seria mal pensado criar conteúdos artísticos onde demonstra os seus dotes de pintura, fornecer técnicas, dicas e conselhos, certo?
Apostar em conteúdos criativos e inovadores não é tarefa fácil, principalmente quando a “concorrência” começa a ser muita. Tudo é questão de perspetiva e adequação dos conteúdos àquilo que é enquanto pessoa e à audiência que o segue. Tente conhecer esse público primeiro antes de tomar alguma decisão!
Mais do que tudo, o importante é criar um laço com os seus seguidores, um envolvimento tal que os façam segui-lo e não perder nenhum dos seus conteúdos, gostar, comentar e partilhar as suas publicações nas redes sociais. Apostar em passatempos, polls, partilhas e respostas diretas são ótimas formas de aumentar o engagement com o público.
2 Qualquer influenciador começa nos 3 mil seguidores
Para que possa fazer juz ao nome “influencer“, precisa de ter uma base de seguidores sólida nas suas redes sociais e ajuda de alguns equipamentos. Isto aplica-se ao Facebook, Twitter, YouTube e principalmente no Instagram e TikTok, as redes do momento para influenciadores digitais e parcerias remuneradas.
Se já tiver um número considerável de seguidores, poderá começar a pensar em tirar proveito desse público que o segue. Mas saiba que ganhar seguidores – assim como manter a audiência envolvida -, tem tudo a ver com consistência, adaptação e qualidade daquilo que se publica.
3 Seja inteligente e jogue com os algoritmos
Websites como o YouTube e o Instagram funcionam segundo algoritmos: são sistemas que detetam quais as contas que publicam de forma mais regular e que registam maior engagement – ou envolvimento – com a sua audiência.
Se publicar um vídeo ou imagem novos todas as semanas, à mesma hora e no mesmo dia da semana, e se já tiver uma base de seguidores sólida, a probabilidade do seu vídeo ir parar à página dos Recomendados (no caso do YouTube), ou à página de busca do Instagram, é enorme. Isto porque os algoritmos gostam de consistência.
4 Coerência é a chave para não perder seguidores
Criar conteúdos aleatórios e sem um padrão definido é receita para o desastre no mundo digital, já que a sua base de seguidores irá ficar confusa e pode mesmo nem se identificar com certos conteúdos que publica.
Imaginemos que tem uma conta inteiramente dedicada a gaming, mas a maquilhagem também faz parte da sua vida e sente-se tentado/a a fazer um vídeo sobre produtos de beleza. O que provavelmente aconteceria de seguida seria uma perda substancial de seguidores (seguida por comentários raivosos!) por este não se adequar ao tipo de conteúdos a que a sua conta está normalmente associada.
Mas se mesmo assim gostaria de arriscar, uma importante dica é perguntar, no fim de um vídeo ou num poll do Instagram, se os seus seguidores gostariam de ver esse género de conteúdos.
5 Aposte em dispositivos de qualidade
Agora está na hora de apostar em equipamentos que garantam a qualidade necessária à exposição de conteúdos na Internet. Imagem e som andam de mãos dadas e são imprescindíveis para lhe garantir uma imagem de profissionalismo.
No que toca à imagem, um vídeo de um influencer com resolução abaixo dos 1080p é considerado fraco: praticamente todos os influenciadores apostam em câmaras fotográficas, de vídeo ou objetivas de grande qualidade.
Se quer apostar em conteúdos como viagens ou o seu dia-a-dia, apostar numa câmara para vlogs também poderá ser uma ótima opção. Quanto melhor qualidade tiverem os seus vídeos e as suas fotografias, maior credibilidade terá enquanto criador de conteúdo – e mais interesse terá para as marcas.
O som é igualmente importante: ninguém gosta de estar com os auscultadores e ouvir ruídos irritantes e um som de fundo barulhento. Apostar em microfones com isolamento sonoro é uma importante ação a ter em conta para que a sua voz e restantes sons soem naturais, limpos e claros.
De igual importância é o sistema de edição dos conteúdos, seja para vídeos ou para fotografias. Se estiver no YouTube, bons programas de edição poderão ser o Final Cut Pro (para Mac) e, numa vertente mais profissional, o Adobe Premiere Pro.
Para editar fotografias existem inúmeras aplicações para smartphone que poderá utilizar, desde a VSCOCam ao Adobe Lightroom, Adobe Photoshop e muitos outros filtros de edição.
6 Escolha um orçamento adequado para si
Se quer fazer algum dinheiro extra com as redes sociais ou até se quer fazer deste mundo o seu emprego a tempo inteiro como influencer, precisa de começar a escolher e organizar o orçamento para o tipo de conteúdos que quer lançar nas suas páginas. Contudo, existem algumas agências de comunicação e de influenciadores que fazem este trabalho por si.
Mas se não fizer parte duma agência, estabelecer um valor para cada publicação patrocinada que tiver pode ajudá-lo não só a pagar as suas despesas como acumular mais receita para as outras coisas que desejaria ter na sua vida. Se está a começar como influencer, não será mal pensado começar com valores mais baixos visto que ainda está a dar provas da qualidade do seu canal ou perfil.
7 Utilize de forma correta as ferramentas online
Escolher as hashtags certas, os filtros, as localizações e as identificações nas redes sociais são meio caminho andado para um post bem sucedido. Para além disso, a legenda ou a descrição de cada fotografia ou vídeo são importantes recursos a ter em conta para contextualizar o utilizador acerca do conteúdo.
Se quer aprender a tornar-se num influencer do Instagram, precisa de ter uma conta comercial. Existem vários benefícios em mudar para uma conta comercial, tais como um registo de dados acerca do seu público e audiência, informações quanto aos seus posts mais bem sucedidos, quantas impressões e alcance o seu perfil e publicações tiveram, etc.
É verdade que não se pode tornar um influenciador da noite para o dia – é preciso ser paciente e seguir as etapas acima. Pode demorar alguns meses, mas cedo começará a ver resultados!
// RPT