Na altura de escolher máquina fotográfica, há sempre uma enorme quantidade de opções, desde marcas a estilos e tecnologias completamente diferentes. Antes de fazer a sua compra, há alguns aspetos a ponderar, principalmente no uso que pretende dar ao equipamento.
Captar momentos para mais tarde os recordar é a principal função da câmara fotográfica. Uma boa fotografia não depende só de um bom equipamento, a mão que o manuseia é fundamental. Se está a ponderar adquirir uma deve, antes de mais, saber qual o tipo de uso que lhe pretende dar e o quanto domina aspetos técnicos da fotografia.
Quer apenas clicar e fotografar ou sabe controlar manualmente a abertura de lente, por exemplo? São estas reflexões que devem orientar quem quer escolher máquina fotográfica – do modelo, ao valor a investir.
Smartphone: utilidade acima de tudo
Nos dias que correm, há smartphones com câmaras integradas de alta qualidade. Já há modelos equipados com duas lentes, que permitem ter controlo da profundidade, e o controlo de parâmetros – ISO, velocidade de disparo, exposição, panorama – vai cada vez mais longe.
Estes telemóveis não só tiram boas fotografias, como ainda vêm equipados com filtros e outros tipos de tecnologias para aprimorar a imagem final. As imagens que publica nas redes sociais são detalhadas e precisas, algumas fazem competição a câmaras fotográficas semi-profissionais.
Todas as vantagens dentro de um aparelho pequeno e que tem sempre à mão, preparado para os momentos mais espontâneos.
Por outro lado, estes telemóveis não têm grande capacidade de zoom, que é, em grande parte dos modelos, digital, e apesar de muitos disporem de 16 megapixels a qualidade é inferior às das câmaras.
Action Cam: para os aventureiros
Para quem gosta de registar as suas aventuras, a melhor decisão na altura de escolher máquina fotográfica será uma Action Cam. São pequenas, leves, portáteis, resistentes e muito fáceis de manusear. São mais indicadas para quem prefere filmar.
Este equipamento tem diversos acessórios preparados para o fixar a determinados locais: capacete, painel do carro e até há quem já as tenha colocado às costas do cão! Muitas Action Cam até podem ser usadas debaixo de água.
Deve reconhecer estas câmaras devido à popularização das GoPro, mas hoje já existem diversas marcas por onde escolher e até diversos tamanhos. Grande parte destes equipamentos são capazes de filmagens em 1080p ou 4k.
Câmaras compactas: simples e económicas
As câmaras compactas, também conhecidas como ‘point and shoot’, servem, tal como o nome indica, apenas para isso: apontar e disparar. Para o principiante em fotografia não há câmara mais simples: pequenas, leves e baratas, com todos os ajustes automáticos garantidos num único clique.
Se tem preferência por uma máquina simples e na qual basta apontar e fotografar, não aconselhamos a compra de um equipamento do qual não retiraria todo o proveito. Todo o conforto de uma boa fotografia sem demasiados detalhes técnicos.
Quando o smartphone não é suficiente, mas um pouco mais de controlo sobre as configurações de disparo bastam, as compactas são a opção ideal. Permitem ao utilizador controlar a exposição, balanço de brancos, foco e outras configurações.
No entanto, a grande diferenciação está nas lentes de zoom. Os smartphones estão limitados ao zoom digital, o que não é — de todo — a mesma coisa e resultam em perda de resolução.
Posto isto, a qualidade da fotografia de uma Action Cam não é necessariamente melhor, dependendo da câmara. O tamanho dos sensores nestas câmaras — fator fundamental na qualidade da fotografia — são pouco maiores do que os de um smartphone razoável. Há que ter isso em atenção.
Câmaras Bridge: qualidade profissional, preço acessível
Se não se importa que a sua máquina fotográfica tenha um tamanho um pouco maior, e pretende um equipamento com todas as características e lentes de super zoom, então os modelos bridge são uma boa opção.
As bridge são um meio termo — uma ponte — entre as câmaras compactas e as DSLR, mais profissionais. Estes equipamentos já são um pouco maiores e permitem controlar a exposição, a abertura de lente, a velocidade do obturador, entre outras. O alcance do zoom é impressionante e a qualidade da imagem também.
Todas estas características semelhantes às de máquinas profissionais e a um preço mais acessível – um fator importante a ter em conta na altura de escolher máquina fotográfica .
DSLR: o primeiro passo na fotografia profissional
Quando a fotografia se torna num assunto mais sério é quando se adquire uma DSLR. Este tipo de câmaras oferece uma utilização personalizada de vários parâmetros. Desde a abertura de lente à velocidade de captura, a criatividade define, entre várias definições, como moldar a luz.
Com os seus grandes sensores e uma possibilidade de trocar as lentes, estes equipamentos estão a um nível quase profissional e não custam uma fortuna.
A possibilidade de trocar as lentes é um fator diferenciador de grande importância em relação aos modelos referidos até agora. Aumenta, com isso, a possibilidade de fazer fotografias com novas perspetivas, desde fotos de grande plano, de aproximação ou de retrato, entre outros. Há uma grande panóplia de escolha de lentes que oferecem um novo panorama para as suas fotos.
Os grandes sensores APS-C oferecem uma qualidade realmente superior aos modelos referidos anteriormente. Para além disso, terá um total controlo manual das configurações de captura e o visor ótico nas traseiras da câmara proporciona uma visão clara da cena a fotografar. As DSLR são indicadas para um amador avançado, quase profissional.
Câmaras full-frame: as profissionais
Apesar de muitos fotógrafos estarem satisfeitos com as DSLR, os profissionais tendem a preferir as full-frame. Os sensores nestes equipamentos são o dobro das DSLR, como tal, oferecem mais qualidade de imagem e melhor resolução em relação a esses modelos. A diferença entre os dois nem sempre é óbvia, mas neste nível de profissionalismo todos os upgrades são importantes.
Para além disso, só uma câmara de full-frame é capaz de fotografar com as maiores resoluções existentes.
Estes modelos não são dos mais baratos, mas foram feitos para aguentar o uso diário e estão preparados para fotografar disparos contínuos a alta velocidade.
A escolha é sua
Tirar fotografias é cada vez mais um prazer. Quer o encare como um hobby ou como algo ainda mais sério, há muitas escolhas entre máquinas fotográficas, dependendo do tipo de uso. Pode começar por adquirir produtos mais em conta até aprimorar o seu conhecimento técnico pela arte fotográfica e, mais tarde, apostar num equipamento mais profissional.
Agora que já tem algum conhecimento do que cada modelo implica, pode escolher a máquina fotográfica que melhor se adequa a si.
// RPT