///

Processador de alimentos, batedeira ou liquidificadora: qual comprar?

Processador de alimentos, batedeira ou liquidificadora: qual comprar?Todos nós, em algum momento da nossa vida, já nos deparamos com a dúvida de qual será a melhor opção para misturar alimentos, certo? Se é melhor escolher um processador, uma batedeira ou uma liquidificadora.

 Se estiveres cansado de fazer tudo à mão na cozinha, há muitos gadgets úteis disponíveis para tirar o trabalho de cozinhar e cozer. Encontrarás alguns produtos que são ótimos para tudo, enquanto que outros se destacam numa tarefa em particular.

Pois bem, é sobre isso mesmo que hoje te vamos falar.

Se estiveres a pensar em finalmente comprar uma liquidificadora, processador de alimentos ou uma batedeira, à primeira vista, podes pensar que todos eles fazem exatamente a mesma coisa. Todos eles têm lâminas que picam e misturam alimentos sólidos, certo? Bem, sim, mas todos eles o fazem de forma um pouco diferente.

No entanto, não há razão para investir em todos eles. Dependendo dos teus hábitos, um pode ser melhor para ti a longo prazo. Eis o que deves considerar ao tomares a tua decisão.

 

Processadores, batedeiras ou liquidificadores de alimentos?

Processadores

Um processador de alimentos pode ser utilizado para cortar vegetais, moer carne para hambúrgueres e almôndegas, fazer molhos e pastas, cortar nozes, triturar batatas para rosti e muito mais.

Um processador de alimentos pode vir com uma gama de acessórios incluindo uma lâmina picadora, um ralador, um espremedor e um disco emulsionante (um pedaço de plástico ondulado em forma de donut, que pode ser utilizado para fazer maionese e creme de chantilly).

Processador de alimentos, batedeira ou liquidificadora: qual comprar?

Poderás querer comprar um processador de alimentos se quiseres fazer comida a partir do zero.

Há um grande salto em termos de quão agradável é cozinhar quando se deixa de depender de molhos pré-fabricados e de molhos engarrafados para se fazer o próprio. Um é essencialmente apenas aquecimento, o outro é a verdadeira cozinha, onde se pode fazer com que as coisas tenham exatamente o sabor que se quer. Ser capaz de fazer o seu próprio molho eleva um prato e é uma ótima maneira de impressionar os teus convidados.

Por outro lado, um processador de alimentos é também uma grande poupança de tempo, se cozinhares regularmente para muitas pessoas. Em vez de passares imenso tempo a picar vegetais para uma salada enorme, pode fazê-lo em segundos.

Liquidificadora

Se bebes diariamente um smoothie, então deves comprar uma liquidificadora.

Se de manhã não dispensas um batido, desimpede o espaço no teu balcão e compra a liquidificadora o mais rápido possível.

O que uma liquidificadora faz melhor é preparar smoothies frescos, cremosos e saudáveis. As lâminas de uma liquidificadora não são super afiadas, mas porque estão anguladas no fundo do frasco profundo e estreito, cria-se um vórtice que chicoteia e quebra as frutas fibrosas e vegetais.

Uma vez que o misturador é profundo, não terás de te preocupar com o facto de transbordar o teu batido.

Processador de alimentos, batedeira ou liquidificadora: qual comprar?

Uma coisa importante a notar é que as liquidificadoras enquadram-se em duas categorias: normais e de alta potência. Ambas são a escolha certa para os smoothies – resume-se apenas à suavidade com que os queres.

Se não te importares com algumas sementes de framboesa, uma liquidificadora padrão serve perfeitamente. Se quiseres que as coisas sejam absolutamente suaves, esbanje-te na alta potência. O motor de uma liquidificadora de alta potência também tem uma vida mais longa, por isso se estiveres a misturar todos os dias, pode valer a pena o investimento.

As liquidificadoras têm mais vantagens, como:

– Fazer molhos caseiros saudáveis. Em vez de comprar molhos enlatados ou em frasco na mercearia, porque não fazer os seus próprios para os tornar mais saudáveis, utilizando apenas ingredientes totalmente naturais?;
– Para fazer molhos de salada mais saudáveis;
– Para omeletes mais fofas. Atire os teus ovos à liquidificadora antes de os adicionar à frigideira e notarás que as tuas omeletes não são tão pesadas e densas;
– Para misturar a tua massa de panqueca;
– Para uma sopa mais cremosa;
– Para fazer batidos de proteínas;
– Para fazer batidos de gelado;
– Para moer os teus grãos de café;
– Para misturar a tua bebida alcoólica favorita.

Batedeira

Embora seja inteiramente possível fazer a maioria das coisas que se quer cozinhar ou assar sem uma batedeira, porquê incomodares-te? Com uma batedeira, podes poupar tempo em muitas das tuas receitas favoritas e provavelmente experimentar novas que não terias pensado em fazer antes. Uma batedeira significará melhores texturas e consistência.

Para qualquer pessoa que cozinhe regularmente (e muitas pessoas que não o fazem), as batedeiras de cozinha são o tipo de item que só se pensa que se pode viver sem elas até se ter uma. Uma vez habituado a possuir uma, a ideia de voltar a misturar tudo manualmente parece uma loucura.

Tipos de batedeiras

Batedeiras de mão

Se as tuas principais prioridades são acessibilidade económica ou encontrar uma batedeira que não ocupa muito espaço, é provável que as batedeiras de mão se ajustem à conta. Têm um design mais simples do que as batedeiras de pé e podem normalmente caber facilmente numa gaveta da tua cozinha.

Tem duas escolhas com batedeiras manuais: as batedeiras elétricas e as batedeiras rotativas (por vezes chamadas batedeiras de ovos). Com modelos rotativos, utiliza-se uma alavanca para fazer a mistura. Com as batedeiras elétricas, tudo o que tens de fazer é manter a batedeira no lugar enquanto o movimento acontece automaticamente.

As batedeiras são mais rápidas e fáceis do que mexer a massa à mão, mas requerem mais trabalho e tempo do que utilizar uma batedeira de pé.

Processador de alimentos, batedeira ou liquidificadora: qual comprar?

Batedeiras de bancada

Normalmente, se ouvirmos alguém falar de não poder viver sem a sua batedeira, está-se a falar de batedeiras de bancada. Estas facilitam consideravelmente o processo de cozer ou misturar quase tudo. São especialmente úteis para qualquer cozedura que envolva massa espessa, como pão ou massa de pizza, ou receitas que exijam tarefas de mistura mais complicadas, como fazer almôndegas.

As batedeiras de pé vêm normalmente com um grande recipiente de mistura e vários acessórios diferentes concebidos para tipos específicos de mistura – utilizaria um acessório diferente para fazer merengue do que utilizaria para fazer pão, por exemplo. Por serem estacionárias, pode começar a misturar algo e deixá-lo enquanto se trabalha na recolha de outros ingredientes. Para receitas que requerem a adição de ingredientes enquanto se mistura, uma tarefa que é quase impossível para uma pessoa realizar sem uma misturadora, tornam-na uma brisa.

Um dos principais inconvenientes de uma misturadora de bancada é o tamanho e o peso. Se não tiver espaço para a manter no balcão, pode não gostar do processo de colocar uma misturadora pesada dentro e fora de um armário de cozinha.

 

Será um processador de alimentos o mesmo que uma batedeira?

Os processadores e batedeiras de alimentos são bastante semelhantes, mas há algumas diferenças que vais querer considerar.

Os processadores de alimentos são mais uma ferramenta geral para reduzir o tempo de preparação na cozinha, com foco em cortar, fatiar e misturar. Muitos podem também manusear a preparação para cozer e fazer puré de vegetais, por isso são ideais se gostares de experimentar novas receitas e técnicas.

Uma boa batedeira de alimentos é uma preparação obrigatória para a cozedura. Bater ovos, dobrar em farinha e amassar pode fazer com que a cozedura seja um problema, nesses casos, batedeiras podem fazê-lo com facilidade.

Encontrarás frequentemente várias definições de velocidade, por isso, se a receita exigir uma “mistura lenta” ou “dobrar”, não há necessidade de o fazer à mão.

Para que é utilizada uma batedeira?

As batedeiras são geralmente melhores para cozer do que os processadores de alimentos. Quer estejas a fazer biscoitos ou a cozer um pão rústico, a preparação é fácil, graças a ganchos de massa, whisks e batedores.

Qual é o melhor processador de alimentos a comprar?

Os melhores processadores de alimentos têm uma gama completa de funções para reduzir o tempo de preparação dos alimentos. Não te esqueças de procurar a capacidade, a potência máxima e quantos acessórios têm e para que servem.

Processador de alimentos, batedeira ou liquidificadora: qual comprar?

Pronto para começar a cozinhar? Encontre o seu misturador de alimentos perfeito.

// RPT

Mais recentes