Poupar dinheiro? Com a tecnologia certa será muito mais fácil!

Poupar dinheiro? Com a tecnologia certa será muito mais fácil!

A tecnologia existe para nos facilitar a vida e, quando bem usada, para nos ajudar a poupar dinheiro. Fique a saber de que forma pode economizar aos poucos no seu dia a dia com os seus eletrodomésticos.

Há muitas formas simples de reduzir e controlar melhor os seus gastos, sem abdicar de nada importante para si. Use a tecnologia para o ajudar nessa missão e tudo será mais fácil.

 

Aplicações de gestão financeira

Atualmente, qualquer um de nós é capaz de ter um gestor financeiro no bolso. É mais fácil do que nunca saber onde está a deixar o seu dinheiro e quando, diretamente do seu smartphone ou tablet, através de uma aplicação.

As aplicações podem ser uma grande ajuda para melhor gestão das suas finanças pessoais, para controlar o orçamento familiar e até para poupar. Há várias que lhe podemos recomendar. Depois, é uma questão de testar e usar a que mais lhe agrada.

A “Situação Fiscal” foi desenvolvida pela Autoridade Tributária e Aduaneira e permite ao contribuinte fazer pagamento de impostos sem falhar os prazos, de forma a evitar coimas.

A “Toshl Finance” é das preferidas dos especialistas e também de alguns utilizadores. Os seus pontos fortes passam pela linguagem simplificada, pelos tutoriais disponíveis e por ser bastante personalizável. Está adaptada às diversas moedas, incluindo moedas digitais. Tem uma versão livre e outra paga. Está disponível em português para sistemas Android, iOS e Windows Phone.

Poupar dinheiro? Com a tecnologia certa será muito mais fácil!

Mais indicada para gestão de finanças familiares, a “Home Budget” pode ser adaptada a vários dispositivos e permite que vários membros da família estejam a par dos gastos. É paga e está disponível para sistemas Android, iOS e Windows.

A “Boonzi” é uma app portuguesa para gestão das finanças pessoais. Permite centralizar todos os gastos associados às contas bancárias, mostra com detalhe as despesas nos vários tipos de consumo, organiza as transações por categorias, emite relatórios que ajudam a perceber onde pode poupar e ainda permite preparar os meses seguintes. Um dos pontos fortes é permitir importar diretamente o extrato bancário para o seu telemóvel. É paga, mas que pode experimentar gratuitamente durante um mês. Está disponível para sistemas Android e IOS.

 

Use e abuse do congelador (ou arca)

Saber gerir o orçamento familiar é uma das maiores fontes de poupança. Um euro ali, mais um bocadinho acolá, e aos poucos se aprende a poupar dinheiro. Nesse sentido, a alimentação desempenha um papel fundamental.

Para começar realmente a poupar, aposte no seu congelador ou na sua arca frigorífica. Prepare grandes quantidades de comida de uma só vez e depois congele. Este gesto só é trabalhoso no dia em que tem de cozinhar — mas, sejamos honestos, quem está na cozinha a fazer uma refeição também facilmente faz mais pratos ou os mesmos em maior quantidade. Verá que compensa quando não tiver trabalho nenhum mais tarde.

Há duas razões pelas quais isto pode fazer uma diferença considerável nas suas despesas. Em primeiro lugar, fica mais barato comprar a granel (ou em maiores quantidades). E, uma vez que estará a congelar alimentos, não tem de se preocupar com prazos de validade ou durabilidade dos mesmos.

Em segundo lugar, estará a diminuir a probabilidade de comer fora de casa. Todos temos dias em que chegamos a casa esgotados e sem energia para cozinhar. Agora, terá um prato já pronto à sua espera nesses dias, basta descongelar!

Há equipamentos que facilitam a confeção de grandes quantidades de uma só vez, a começar pelo forno, mas também as máquinas de cozer a vapor, as fritadeiras sem óleo e máquinas de sopa, para opções mais saudáveis.

 

Upcycle: reaproveitar o que já tem

Upcycling é um conceito que significa reutilização “para cima”, ou reutilização criativa. Envolve o uso de produtos, resíduos ou peças das quais já não precisa ou aparentemente inúteis para criar algo novo — sem desintegrar a peça.

Pode ser algo tão simples como dar uma nova camada de tinta às cadeiras velhas de forma a parecerem peças de mobiliário totalmente novas.

Neste caso, sugerimos que aplique este conceito com as suas roupas. A RP tem várias máquinas de costura à sua disposição que são fáceis de usar, mesmo para principiantes. Calças de ganga à boca de sino, já fora de moda, podem transformar-se nuns ótimos calções de ganga para o verão. Ou apertar aquele vestido em formato balão, mas que lhe favorecia tão mais se fosse justo.

 

Usar o modo Eco

Hoje em dia, a maioria das máquinas de lavar louça e roupa incluem a opção de ciclos “eco” — ecológicos —, que regulam a forma mais eficiente de despender recursos como a água ou o detergente.

Podem ser ciclos mais demorados, mas acredite que foram concebidos para o ajudar a poupar dinheiro, tanto na conta da luz como na conta da água. Para além de ser a opção mais sustentável para o meio ambiente.

 

Sabe de outras dicas infalíveis para poupar dinheiro das quais não nos tenhamos lembrado? Queremos saber tudo! Diga-nos nos comentários.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome