/

PlayStation celebra 25 anos e bate Recorde do Guinness

Playstation Sony

Este ano a Sony tem dois motivos para festejar. A PlayStation celebra 25 anos no mesmo ano em que bate o Recorde do Guiness como a consola mais vendida de sempre.

450 milhões: esta foi a quantidade total de consolas PlayStation vendidas. O feito foi oficializado pela Sony, que também recebeu um prémio oficial dos Recordes do Guinness por ser a marca de consolas não-portáteis mais vendidas de sempre.

Desde que a primeira PlayStation foi lançada no Japão em 1994 que este equipamento tem vindo a conquistar o mercado. Aliás, recordes não são estranhos para esta marca, que também alcançou o feito de ser a primeira consola caseira a ultrapassar as 100 milhões de unidades vendidas. 102,5 milhões foi o número exato.

Como se isso não bastasse, a sua sucessora, PlayStation 2, foi a mais popular de todos os tempos, conseguindo alcançar mais de 155 milhões de unidades vendidas.

Depois chegou a concorrência, a Xbox 360, e a PS3, que foi lançada no ano a seguir, já não conheceu os mesmos tempos gloriosos, tendo-se ficado por “apenas” 87 milhões de unidades vendidas. O preço elevado da consola foi um dos motivos que levou a esta ocorrência.

Já a atual PlayStation 4 veio redimir a sua predecessora, dominando o mercado praticamente desde o primeiro dia. Desde o seu lançamento, já foram vendidas mais de 102 milhões de unidades, embora seja pouco provável que bata o recorde estabelecido pela PS2.

São números muito elevados e que impressionam qualquer um. Apesar de parecer pouco impressionante se se tiver em conta que foram conquistados ao longo de 25 anos, o certo é que a Sony registou uma média de 18 milhões de consolas vendidas por ano.

Apesar das inovações incorporadas em cada nova geração destas consolas, as expectativas são cada vez mais altas e a PS5, ainda sem data marcada para o lançamento, deverá ter especificações de topo e um design inovador.

A retrocompatibilidade com a biblioteca de jogos da PS4 já foi confirmada e nesta nova consola o foco estará na produção de conteúdos originais e exclusivos, para cativar novos consumidores e manter os atuais, refletindo também a importância da nova geração.

Espera-se grandes produções exclusivas, 2 TB de armazenamento SSD, um sistema de áudio 3D, novas soluções gráficas AMD e há a possibilidade de os comandos Dualshock sofrerem alterações para melhorar o conforto de utilização e o desempenho.

Se as suas antecessoras forem exemplo, esta consola também será um sucesso de vendas e, quem sabe, até poderá bater mais algum recorde.

// RPT

Mais recentes