PlayStation 5: todas as revelações sobre a consola da próxima geração

Design futurista, um novo comando DualSense, áudio 3D e muitos novos jogos: tudo o que sabemos sobre a PlayStation 5 — e o que ainda fica por descobrir.

No evento Future of Gaming, na quinta-feira, a Sony mostrou-nos, finalmente, como será a nova PS5. Já sabemos qual o aspeto que a consola terá — nas suas duas versões — e também uma nova gama de acessórios, como os headphones wireless Pulse 3D, uma câmara Full-HD, um controlo remoto para media e até uma nova estação de carregamento wireless para dois comandos.

Adicione isso às especificações detalhadas de hardware que a empresa nos forneceu um ano antes, em abril de 2019, e pouco fica por saber. Também ficamos a conhecer vários jogos com os quais podemos esperar.

 

Design “ousado e voltado para o futuro”

Chamado de “ousado, audacioso e voltado para o futuro” por Jim Ryan, CEO da Sony, o design da nova consola já está a causar furor. A PS5 foi retratada na vertical — embora também possa ser colocada na mais habitual forma horizontal —, revestida de um branco futurista, o qual se une num acabamento preto no centro e destaques azuis.

Sony || RP

PlayStation 5 Digital Edition e comando DualShock

PlayStation 5 Digital Edition e comando DualSense

Haverá duas versões: um modelo padrão, com entrada para Blu-ray, e uma Digital Edition, sem essa entrada e que exige a compra de jogos em formato digital. Para já, não se conhece o preço desta consola, nem se sabe se as duas versões terão preços diferentes.

Sony || RP

PlayStation 5 versão standard e comando DualSense

PlayStation 5 versão standard e comando DualSense

Com o passar dos anos, os jogos vão puxar cada vez mais pela consola. O sistema de ventilação da PS5 bastante aberto é uma vantagem nesse sentido.

 

Especificações da PlayStation 5

A PlayStation 5 é baseada em CPUs e GPUs AMD personalizadas. Incorpora um potentíssimo processador AMD Zen 2 de 8 núcleos, executando até 3,5 GH, aos quais se juntam 16 GB de memória RAM.

O potencial gráfico da PS5 só será desvendado à medida que os jogos forem saindo, no entanto, sabe-se que a placa gráfica (que dá a qualidade de vídeo nos jogos) é uma AMD de 10.28 teraflops. Para que tenha uma ideia, esta potência é equivalente a duas PS4 Pro e uma PS4 standard juntas.

Também o disco rígido é uma novidade. Estamos a falar de um dos SSD mais rápidos do mercado com uma velocidade de leitura de 5.5 GBs por segundo. Terá uma capacidade de 825 GB relativamente pequeno, embora a consola tenha slots NVMe para adicionar mais, além de suporte para unidades USB externas.

Algo que já foi revelado e está a entusiasmar os fãs é o novo load time que este disco SSD permite: estamos a falar de uma latência que se aproxima dos 0 segundos.

A PS5 também manterá uma unidade Blu-ray 4K para reproduzir filmes e discos físicos de jogos — incluindo os da PS4. Como resultado dos novos componentes de processamento gráfico, a nova consola poderá produzir até 8K ou 4K a 120fps.

A tecnologia ray tracing é uma das inovações gráficas. Na prática, significa que elementos como luz e textura são muito mais reais.

 

Os jogos da PlayStation 5

Para além de detalhes acerca da própria consola, alguns jogos também foram anunciados no evento Future of Gaming. Não se sabe a data de lançamento de todos os jogos, como Horizon: Forbidden West (sequela do Horizon Zero Dawn), Destruction Allstars, Gran Turismo 7, Ratchet & Clank: Rift Apart, Project Athia, Returnal, Demon’s Souls (remake) ou Astro Bot.

No entanto, há alguns com os quais podemos contar ainda este ano: Spider-Man: Miles Morales, Sackboy: A Big Adventure, Kena: Bridge of Spirits, Oddworld: Soulstorm, Godfall, Little Devil Inside, NBA 2K21, Bugsnax e Deathloop.

Ainda outros estão confirmados para o próximo ano, tal como Stray, GhostWire Tokyo, Solar Ash, Hitman III, Resident Evil: Village e Grand Theft Auto V, que nos chega numa versão expandida e aprimorada. Para 2022, está confirmado o jogo Pragmata.

Compatibilidade com a PS4

A Sony afirmou que o chip da PS5 foi projetado para incorporar a lógica e os recursos da PS4, tornando-o compatível com versões anteriores de jogos antigos e que uma “grande maioria” dos 4.000 jogos da PS4 funcionará na nova consola. Os componentes mais rápidos provavelmente também darão mais velocidade aos jogos existentes.

 

Novo comando DualSense e outros acessórios

No início de abril, a Sony revelou um novo controlador DualSense. O novo comando adotará feedback haptic, para oferecer mais sensações, e muito mais realistas. Também haverá novos altifalantes nos controladores, uma porta USB-C e gatilhos adaptáveis nos botões L2 e R2.

O novo hardware tem um design refinado, cuja cor predominante é o branco e há um espaço em preto, onde os manípulos analógicos estão localizados, juntamente com alguns detalhes em azul. É provável que entretanto sejam disponibilizadas mais cores.

 

 

Novo no DualSense é um microfone embutido, o que significa que poderá dispensar os fones para comunicar com outras pessoas em jogos multiplayer. No entanto, terá uma entrada de áudio para um fone de ouvido, semelhante ao DualShock 4.

Outra alteração é a adição do botão Create em vez do botão Share. A Sony afirma que o novo botão terá as mesmas funções e ainda outras, mas estas só serão reveladas futuramente.

O objetivo é que os jogadores sintam que o comando é uma extensão deles próprios quando estão a jogar, de forma a que se esqueçam que têm o comando nas mãos.

Entre os acessórios incluídos encontramos os headphones Pulse 3D — que tiram proveito de uma nova qualidade de áudio para uma sensação de imersão mais profunda— , uma câmara HD, perfeita para quem gosta de fazer streaming, e há uma nova estação de carregamento wireless para dois comandos: basta pousar para que estes carreguem.

 

 

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome