Adoras pipocas, mas abdicas de as comer por achares que não são um alimento saudável? Temos boas notícias para ti. A pipoca é um dos snacks mais saudáveis que poderás comer. Está repleta de fibras, tem mais antioxidantes do que algumas frutas e vegetais e até pode ajudar-te a perder peso.
Tão associada ao cinema, a pipoca acaba por sofrer do estigma de ser um snack cheio de gordura, algo que alguém que pretende apostar numa dieta alimentar mais saudável não deve comer com frequência.
Isso não é necessariamente verdade — dependendo dos acompanhamentos e dos toppings que se coloca. A pipoca tem vários benefícios para a saúde e pode mesmo ser o lanche saudável perfeito. Continue a ler para saber mais sobre as possibilidades deste derivado de milho e do porquê de poder continuar a consumi-lo sem qualquer problema.
Os 10 benefícios das pipocas
1 Têm poucas calorias
Se te dizemos que as pipocas têm poucas calorias, duvidas da informação. É natural, quando vais ao cinema e adquires um pacote de deliciosas pipocas, estas vêm cheias de gordura. De facto, a pipoca em si mesma e sem nenhum acrescento tem apenas 30 calorias (uma mão cheia delas).
Já as do cinema, com caramelo, manteiga e/ou açúcar podem facilmente atingir 1.200 calorias e ainda muita gordura saturada. Portanto, optar pelas pipocas rebentadas sem nenhum acrescento resulta num snack bastante saudável.
2 Dão-te sensação de preenchimento
A pipoca é um lanche composto a 100% por cereais integrais, um ingrediente que qualquer pessoa que aposta em refeições mais saudáveis está familiarizado. Apenas uma porção de pipoca contém mais de 70% da ingestão diária recomendada de cereais integrais.
Assim, obténs a sensação de preenchimento que evita o desejo por refeições menos saudáveis, ao mesmo tempo que obténs mais fibras no plano alimentar — e de forma mais saborosa.
Já para não falar de que alimentos ricos em fibras levam mais tempo para digerir do que alimentos não fibrosos, motivo pelo qual te manténs saciado durante mais tempo. Assim, comer pipoca entre as refeições pode fazer com que te sintas menos tentado por doces e alimentos gordurosos.
3 As pipocas podem ajudar a digestão
Sendo a pipoca um cereal integral, contém muitos dos nutrientes que também encontrarias no arroz e no pão. Referimo-nos a fibra, minerais, vitaminas do complexo B e vitamina E.
O alto teor de fibras na pipoca promove movimentos digestivos normais e induz a secreção de sucos digestivos, os quais ajudam a manter todo o sistema digestivo saudável.
4 Podem aliviar a constipação
Se ajudam a manter todo o sistema digestivo saudável, naturalmente que também têm um impacto positivo nos intestinos. A fibra insolúvel ajuda a manter o trato digestivo sob controlo e previne a constipação. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover a regularidade intestinal, pelo que apostar em pipocas pode revelar-se compensador de várias formas.
5 Podem ser consumidas por diabéticos
Os diabéticos não terão qualquer problema em incluir pipocas na sua alimentação. Embora a fibra esteja listada nos rótulos dos alimentos como hidrato de carbono, esta não tem o mesmo efeito sobre o açúcar no sangue que os hidratos de carbono refinados como o pão branco, por exemplo.
Alimentos ricos em fibras não contêm tantos hidratos digeríveis. Assim, as pipocas diminuem o ritmo de digestão e causam um aumento mais gradual e menor do açúcar no sangue.
6 Pipocas têm mais ferro que espinafre
É verdade: as pipocas têm mais ferro do que os espinafres. Não muito mais, é certo, mas 28 gramas de pipoca contém 0,9 mg de ferro, enquanto 30 gramas de espinafre cru tem 0,8 mg.
Esses números parecem pequenos, mas um homem adulto precisa de apenas 8 mg de ferro na sua dieta diária. Já as mulheres adultas precisam de 18 mg por dia — devido ao sangue que perdem durante a menstruação. Também em parte por este motivo, quase 10% das mulheres são deficientes em ferro, por isso, senhoras, agarrem nas pipocas!
7 Podem diminuir os níveis de colesterol
A fibra solúvel, que é uma forma de fibra encontrada em cereais integrais, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ao ligar-se ao colesterol no intestino delgado, impedindo a sua absorção na corrente sanguínea.
Reduzir o colesterol, por sua vez, reduz o risco de eventos cardiovasculares (ataques cardíacos, derrames e outros) e também evita a tensão no coração e nas artérias, permitindo ao sangue fluir facilmente. Esta é mais uma das vantagens das pipocas.
8 Têm capacidades antioxidantes
Estudos indicam que a pipoca tem concentrações potencialmente altas de compostos polifenólicos e fibras contidas no pericarpo (parte externa) do grão.
Trocando esta informação por miúdos, os polifenóis atuam como um potencial antioxidante no organismo, o que ajuda a reduzir o stress, a combater o desenvolvimento de doenças crónicas e até a reduzir os sinais de envelhecimento. Comer alimentos ricos em antioxidantes, como é o caso da pipoca, pode ter estes efeitos.
No entanto, é importante considerar o método de preparação. A pipoca estourada ao ar reserva mais antioxidantes do que a preparada em micro-ondas. Coberturas com manteiga ou óleo também podem diminuir os efeitos benéficos dos antioxidantes.
9 Podem ser tão saudáveis como frutas e legumes
Já compreendemos a importância de polifenólicos no nosso organismo. Ora, estes são encontrados em frutas e vegetais, alimentos que são compostos por 90% de água. No entanto, a pipoca é composta de cerca de 4% de água, então os polifenóis são mais concentrados.
Uma porção de pipoca pode conter até 300 mg de polifenóis, o que representaria 13% da ingestão média diária recomendada. A fruta é responsável por 255 mg e os vegetais trazem cerca de 218 mg por dia.
Dito isto, a pipoca não tem muitas outras vitaminas e nutrientes, por isso não pode substituir completamente frutas e vegetais em sua dieta.
10 Pode ajudar na perda de peso
Com apenas 30 calorias numa mão cheia de pipocas, estas são consideradas um snack bastante saudável. Este valor é cinco vezes inferior ao de uma porção de batatas fritas simples, por exemplo.
Para além disso, o teor de fibras ajuda a reduzir a fome, diminuindo a taxa de digestão, prolongando a saciedade. A pipoca simples também é baixa em gordura saturada, tornando-se um lanche saudável para o coração, do qual podes comer até te fartares e ainda manteres a cintura fina.
Máquinas de fazer pipocas: a opção mais saudável
A forma mais simples e prática de confecionar pipoca é com o eletrodoméstico concebido para o efeito. As máquinas de pipocas são capazes de preparar boas quantidades em poucos minutos.
Prepara este excelente snack cheio de benefícios para a saúde em casa sempre que quiseres. Nunca mais terás desejos de ir ao cinema quando podes ter a experiência completa em casa.
Para além disso, é um equipamento excelente para se ter em casa para receber convidados ou para as festas de aniversário dos teus pequenos.
// RPT