Para que serve o micro-ondas?

O que podes (ou não) fazer no micro-ondasO micro-ondas é uma invenção revolucionária, que transformou a forma como cozinhamos e aquecemos alimentos. No entanto, muitas pessoas não estão cientes das melhores práticas ao utilizá-lo.

Este artigo explora o que podes e não fazer neste eletrodoméstico, oferecendo dicas úteis para uma utilização segura e eficaz.

 

 

Para que serve o micro-ondas?

O que podes fazer

1 Aquecer alimentos

O micro-ondas é ótimo para aquecer restos de comida. Certifica-te que cobres os alimentos para evitar respingos e que utilizas recipientes seguros para micro-ondas, tais como vidro ou cerâmica.

2 Descongelar

Podes usar o micro-ondas para descongelar carne, peixe e outros alimentos, de forma rápida e segura.

Utiliza a função de descongelamento, ou ajusta a potência, para evitar cozinhar os cantos dos alimentos enquanto o centro ainda está congelado.

3 Cozinhar vegetais

Vegetais como brócolos e batatas podem ser cozinhados. Utiliza um recipiente próprio para micro-ondas e adiciona um pouco de água, para ajudar a cozinhar os vegetais uniformemente.

4 Preparar pipocas

Muitas pipocas de micro-ondas estão disponíveis no mercado. Certifica-te que segues as instruções do pacote, para evitares queimá-las.

O que não deves fazer

1 Utilizar recipientes inadequados

Evita recipientes de plástico não próprios para este eletrodoméstico, pois podem derreter e contaminar os alimentos. Alumínio também não deve ser usado, pois pode causar faíscas e incêndios.

2 Aquecer alguns tipos de alimentos

Evita aquecer ovos com casca, pimentas inteiras e frutas com pele, como uvas, pois podem explodir devido à pressão interna.

3 Reaquecer alguns alimentos

Alguns alimentos, como ovos cozidos e cogumelos, não devem ser reaquecidos no micro-ondas, pois podem tornar-se tóxicos.

4 Aquecer líquidos sem cuidado

Líquidos aquecidos neste eletrodoméstico, podem sobreaquecer e explodir quando movidos. Para evitar isso, coloca uma colher de pau ou um pau de gelado no líquido enquanto o aqueces.

O micro-ondas é uma ferramenta incrivelmente útil na cozinha, mas é importante utilizá-lo corretamente para garantir a segurança e qualidade dos alimentos. Agora que já o sabes usar, desfruta!

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome