//

Panela elétrica ou arrozeira: cozinhar melhor e mais rápido

Panela elétrica ou arrozeira com arroz dentro e mãos a mexer

A panela elétrica, também chamada de arrozeira, é um must have dos apaixonados por arroz. Este eletrodoméstico tão versátil, garante a confeção perfeita dos vários tipos de grãos de arroz, de forma mais rápida e fácil.

As refeições são um momento de prazer, mas que dão trabalho até ao momento em que finalmente nos sentamos para comer. Todos os eletrodomésticos que nos facilitem a vida na cozinha e ainda contribuam para nos ajudar a servir pratos deliciosos são bem-vindos.

A panela arrozeira, tal como o nome indica, é produzida para cozinhar arroz. Já se tornou popular um pouco por todo o mundo. Se já cozinhamos o arroz no tacho ou no forno, porque precisaríamos de uma panela de arroz? Há muitas vantagens em apostar neste pequeno eletrodoméstico e nós cá estamos para lhas apresentar.

 

Vantagens de uma panela arrozeira

A panela arrozeira simplifica o processo de confecionar arroz e outros pratos. Para os principiantes na cozinha, que correm o risco constante de cozer demasiado ou de menos o arroz, essa preocupação deixa de existir.

Versatilidade

As panelas elétricas funcionam da seguinte forma: estão ligadas ou desligadas. Nada mais simples existe. Não há necessidade de permanecer na cozinha enquanto aguarda que o seu arroz cozinhe: estas panelas permitem que programe a cozedura e tenha o arroz pronto num horário específico.

Os aparelhos mais modernos também já vêm equipados com configurações multifuncionais que podem cozinhar várias receitas. Ou seja, ainda terá o bónus de poder cozinhar outros pratos excelentes nesta mesma panela. É um aparelho fácil de usar e as suas configurações programáveis são adequadas para cozinhar diferentes tipos de grãos. 

Mantenha a sua cozinha sempre limpa e organizada: a panela arrozeira é de limpeza fácil e ocupa pouco espaço, de tal forma que pode guardar no armário junto das outras panelas “normais”.

Mantêm o arroz quente

A arrozeira tem a funcionalidade de manter os alimentos quentes, o que é uma grande vantagem em relação ao fogão. Ter o seu prato quentinho e pronto a comer mesmo depois de ter iniciado a sua preparação há horas atrás é um grande benefício. No entanto, não deve utilizar esta função para mais do que 12 horas.

Arroz delicioso

Para obter um arroz cozinhado uniformemente e solto (todos os grãos separados) nada melhor do que cozinhar com uma destas panelas. Muitos desses aparelhos vêm com um copo medidor para facilitar o processo, particularmente útil se for um principiante na cozinha.

A maioria das marcas possui copos próprios que são muito fáceis de usar. Além de chávenas, também receberá um manual de instruções sobre como confecionar o arroz da melhor forma. Assim, não corre o risco de o queimar ou de cozer de menos.

Quando usa o fogão, mesmo que o calor esteja muito baixo, ainda terá uma camada de arroz um pouco queimado no fundo do tacho. Mas isso não acontece com uma panela de arroz.

Todos os tipos de arroz e não só

Diferentes tipos de arroz exigem tempos de cozedura e quantidade de água adicionada diferentes também. Isso não representa um desafio para a panela elétrica: este equipamento tem diferentes opções para cozer cada tipo de grão de arroz, seja branco, de jasmim, basmati, integral, vermelho, castanho, entre outros.

Para além disso, é de referir que a pode utilizar para cozinhar cereais como aveia no café da manhã, cozinhar legumes — como lentilhas e cevada — e também pode cozinhar pequenas porções de peixe e frango.

Distribuição uniforme de calor

Uma das maiores vantagens é a tecnologia MiCOM das modernas panelas elétricas ou arrozeiras. Essa tecnologia envolve o uso de chips de computador — que dão origem ao nome — e sensores térmicos, que permitem que uma panela ajuste a temperatura e o tempo de cozedura, além de programar a imersão do arroz, se necessário.

Da mesma forma, também garante uma distribuição uniforme de calor para uma cozedura mais precisa, o que leva a uma melhor qualidade no final. Assim, comer arroz não apenas é mais divertido — prepará-lo também é mais conveniente.

 

Como usar uma panela elétrica

Depois de ter tomado conhecimento de todas as vantagens deste equipamento, com certeza que tem vontade de o experimentar. Só lhe falta saber como funciona. Uma vez que a panela de arroz foi projetada para simplificar o trabalho na cozinha, faz sentido que o próprio aparelho também não seja complicado.

Deve começar por medir o arroz que vai utilizar com o copo incluído. Enxague o ingrediente até que esteja livre de poeira e amidos. De seguida, adicione água fria na proporção correta (verifique as indicações — que devem constar na embalagem do arroz que está a usar — para saber a quantidade correta de água). Certifique-se que todos os grãos estão submergidos e adicione tempero ao arroz, como sal, óleo ou manteiga, de acordo com o seu gosto.

Ligue a panela e já está. O equipamento desliga automaticamente quando o arroz estiver pronto e mantém-no quente. Deixe arrefecer durante dez minutos, aproximadamente, e sirva.

 

Receita de frango frito com noodles de arroz

Já conhece os benefícios e o método de funcionamento da panela elétrica ou arrozeira. Para concluir, sugerimos uma receita para confecionar neste eletrodoméstico.

Os noodles de arroz são tão versáteis que podem ser cozinhados de várias maneiras.  Combinados com frango frito são uma delícia.

Ingredientes:
350g de noodles de arroz
3 c. de sopa de óleo vegetal
pedaços de peito de frango, sem pele e sem ossos, cortados em tiras
1/2 pimento verde e/ou vermelho, cortado às tiras
1 chávena de brócolos picados
100g de cogumelos fatiados (da sua preferência)
1 c. de sopa de gengibre picado fresco
1/2 chávena de caldo de galinha
2 c. de sopa de molho de soja
2 c. de sopa de ketchup
1 c. de chá de amido de milho

um fio de óleo de gergelim

Modo de preparação: Primeiro, faça um molho combinando o caldo de galinha, o molho de soja, o ketchup e o amido de milho. Misture bem e reserve. Na sua panela arrozeira cozinhe os noodles entre 2 a 4 minutos, para que fiquem macios, em água com um pouco de sal. Escorra e adicione um fio de óleo, mexendo suavemente para evitar que os fios fiquem colados. Numa panela à parte frite os peitos de frango até que fiquem dourados. Retire e reserve. Nessa mesma panela, junte os brócolos, o pimento e os cogumelos, frite durante 1 minuto e adicione o gengibre. Cozinhe por mais 2 minutos ou até os cogumelos ficarem macios. Adicione os peitos de frango e os noodles de arroz e deite o molho. Deixe fritar durante 3 minutos e adicione o fio de óleo de gergelim. Está pronto a servir.

// RPT

Mais recentes