/

Os vários formatos de HDR explicados: Dolby Vision, HDR10, Technicolor e HLG

Os vários formatos de HDR explicados: Dolby Vision, HDR10, Technicolor e HLG

A capacidade de reprodução de imagem tem evoluído ao longos dos anos. Hoje, explicamos-te o que é o HDR e os diferentes formatos que este abrange.

As tecnologias presentes nas televisões atuais não param de surpreender.

O que é o HDR?

O HDR processa informações de brilho de uma gama dinâmica ampla, quando comparada com os sinais SDR (gama dinâmica padrão), em condições normais de transmissão.

Esta elevada gama dinâmica reproduz as sombras em áreas mais claras, que tendem a ter uma exposição excessiva, e tonalidades, em áreas escuras que tendem a ser perdidas.

O HDR permite a reprodução de imagens com efeitos de profundidade e tridimensionais que dão a sensação de estares a ver com os teus próprios olhos.

Dentro da HDR existe, entre outras, a Dolby Vision, a HDR10, a Technicolor e a HLG.

Dolby Vision

O Dolby Vision permite que os criativos visuais possam acrescentar maior profundidade, um contraste incrível e mais cores que sonhou possível nos filmes, programas de televisão e jogos.

Este formato eleva a tecnologia HDR, uma vez que otimiza dinamicamente a qualidade da imagem com base no teu serviço, dispositivo e plataforma, o que proporciona efeitos visuais hipnotizantes de cada vez.

Com o Dolby Vision podes captar todos os detalhes de cada cena, desde ver as emoções a mudarem no rosto de uma personagem numa cena noturna escura, até evitar detalhes demasiado claros numa cena brilhante iluminada pelo sol.

Os vários formatos de HDR explicados: Dolby Vision, HDR10, Technicolor e HLG

O Dolby Vision dá-te cor e contraste constantemente deslumbrantes, em qualquer dispositivo ativado com este formato.

Os principais estúdios e fabricantes de dispositivos de topo olham para o Dolby Vision quando criam e fornecem entretenimento com uma experiência de visualização inigualável.

Para experimentares o Dolby Vision em casa, deves verificar se o teu dispositivo e serviço suporta este formato. Desfruta da experiência cinematográfica mais envolvente com as cores ultra-vivas do Dolby Vision e pela experiência áudio do Dolby Atmos.

Vê e ouve mais o teu jogo com o Dolby Vision e o Dolby Atmos. Encontra detalhes em cada esquina com detalhes mais brilhantes, contraste mais profundo e cores vibrantes. Podes, assim, aumentar a tua consistência no jogo com áudio espacial realista, aumentando assim a tua vantagem face à competição.

HDR10

O HDR10 refere-se às especificações de base para o conteúdo HDR. Na prática, a HDR10 é um fluxo de vídeo de 10 bits, ou seja, mais de 1 bilhão de cores, sendo que todos os dispositivos compatíveis com HDR, suportam HDR10.

Uma das coisas que o HDR10 faz é dizer ao ecrã que o conteúdo está a ser visto com o brilho adequado. O que se pretende é levar essa informação do monitor original para o ecrã da tua sala de estar.

O HDR10 também é o padrão HDR que a tua Xbox e a tua PlayStation oferecem, embora a Xbox também suporte Dolby Vision. No fundo o que ela faz é informar a exibição de determinados valores de brilho uma vez e depois aplicá-los ao longo de todo o filme.

Os vários formatos de HDR explicados: Dolby Vision, HDR10, Technicolor e HLG

Technicolor

A Technicolor é uma série de processos utilizados para produzir os primeiros desenhos animados a cores em movimento.

De 1916 a 1932, a empresa Technicolor trabalhou o seu sistema, de modo a que o processo de colorir filmes se tornasse acessível às produtoras.

Os filmes da Technicolor são conhecidos pelas suas cores brilhantes, ousadas e saturadas. Contudo, com o passar dos anos, cada vez menos filmes utilizavam a Technicolor. Os dois últimos filmes a utilizar o processo foram “O Padrinho” e “O Padrinho: Parte II”, dois dos melhores filmes de mafiosos de todos os tempos.

HLG

HLG significa “Hybrid Log Gamma“, ou seja, um sistema para HDR desenvolvido pela BBC e NHK.

O HLG tem como função recriar esse padrão HDR para transmissão, em vez de streaming ou via disco ótico, como é o caso do HDR10 e do Dolby Vision.

O objetivo do HLG é criar um sistema HDR não dependente de metadados, uma vez que a transmissão é menos consistente do que outros sistemas de entrega.

O HLG pode reproduzir o efeito HDR sem recorrer a equipamentos especiais para receber ou processar o conteúdo. Assim, torna-se rentável para as produtoras de TV, uma vez que não necessitam de atualizar os seus equipamentos.

Os vários formatos de HDR explicados: Dolby Vision, HDR10, Technicolor e HLG

Como podes saber se o teu televisor é compatível com o HLG?

Se o ano de fabrico do teu televisor for de 2016 ou mais tarde, provavelmente será compatível com HLG. Contudo, podes também verificar com o fabricante ou consultar online a marca do modelo para conferires se é um televisor HLG HDR.

Este formato HDR, por vezes, também é utilizado em fotografia. Por exemplo, em algumas câmaras, é uma forma de captar imagem HDR para exibição baseada no ecrã e até pode ser guardada num formato diferente, nomeadamente num ficheiro HSP.

// RPT

Mais recentes