Adquirir um tablet novo é empolgante. Mal podemos esperar por o começar a usar. Se o processo de configuração de um destes novos equipamentos o deixa algo receoso, saiba que estamos aqui para o ajudar a dar esses primeiros passos com toda a segurança e confiança!
Com estas dicas terá o seu novo dispositivo a funcionar em poucos instantes. Saiba como fazer o set up do seu tablet.
Primeiros passos com o novo tablet
1 Transferir os seus ficheiros
É possível mover os ficheiros manualmente, conectando o seu novo tablet ao dispositivo de onde deseja retirar os referidos e arrastando-os, fazendo copiar/colar ou cortar/colar. Através de uma pen drive, por exemplo. Mas não é a solução mais fácil, nem a mais rápida.
A nuvem é a melhor solução, quer tenha um iPad ou tablet Android. Onde quer que estejam os seus ficheiros, computador portátil ou smartphone, movê-los através da nuvem é muito mais fácil.
Caso tenha adquirido um tablet Android, basta criar uma conta Google no dispositivo do qual está a transferir ficheiros e começar a adicioná-los ao Google Drive. Se tem um smartphone também Android é quase certo que já tem uma conta do Google, pelo que meio trabalho está feito.
Também não há necessidade de procurar as suas aplicações a partir do zero. Ao fazer login na sua conta Google no novo tablet pode transferir automaticamente as apps que já tinha transferido anteriormente da Google Play Store para o seu telemóvel.
Para os novos utilizadores de iPad, iPhone e Mac, “trazer” as suas aplicações e ficheiros para o novo iPad é muito fácil. Basta fazer login da sua conta iCloud no novo equipamento e este será configurado transferindo tudo o que precisa.
Se tem um smartphone ou tablet Android e está “em mudanças” para um iPad, faça o download da aplicação “Migrar para iOS” no seu equipamento antigo para transferir os seus eventos de calendário, fotos e vídeos. Coloque o seu tablet Android junto ao novo iPad durante esta configuração e certifique-se de que a wi-fi e o Bluetooth estão ligados.
Para os restantes ficheiros adicione tudo ao Google Drive no seu dispositivo antigo. Depois de fazer isso e concluir a configuração do iPad, faça o download do Google Drive, faça login na sua conta Google e todos os dados deverão lá estar. Uma vez que se trata de um armazenamento em nuvem, não ocupa espaço no seu novo iPad.
2 Organize o seu armazenamento
Antes mesmo de ligar o seu novo tablet vale a pena saber se este incorpora um slot para cartão de memória expansível. Em caso afirmativo, aproveite ao máximo! Alguns tablets suportam cartões de memória de até 512 GB — o que é mais do que suficiente para uma biblioteca inteira de filmes, sem usar nenhum espaço interno do tablet.
Armazenar ficheiros multimédia maiores — como filmes e música — sem ser na memória interna do equipamento é uma boa forma de manter a performance do mesmo rápida.
Se irá usar a memória do dispositivo e também memória externa, certifique-de de que as suas aplicações têm prioridade na memória interna. Ficar sem espaço interno pode causar interrupções nas atualizações das suas apps, deixando-as mais lentas, desatualizadas e menos seguras.
Aliás, algumas apps funcionam melhor quando armazenadas na memória local e o local de armazenamento de músicas, fotos e documentos é, de facto, menos importante — desde que consiga aceder aos seus ficheiros sempre que deles precisar, claro.
Dito isto, não tenha receio de continuar a usar o armazenamento em nuvem para os seus projetos de trabalho, fotos e entretenimento, principalmente no caso dos tablets que não permitem a extensão através de suporte para cartão, terá sempre esta alternativa. É uma boa solução para quem não pode usufruir de memória expansível e, neste formato, pode aceder aos seus ficheiros em todos os seus dispositivos e ainda deixar algum espaço livre.
3 Defina controlos parentais
Se toda a família planeia usar o novo tablet é importante garantir que as crianças estão seguras quando navegam online. Os tablets Android e iPads tornam isso fácil em algumas etapas rápidas.
Os tablets Android têm a opção de configurar mais do que um perfil de utilizador. Ao configurar o perfil de uma criança pode optar por restringir o acesso a determinadas aplicações e conteúdos.
Para isso, em ‘Configurações’ clique em ‘Utilizadores’. Adicione um “Perfil restrito” e defina o nome de utilizador. Feito isso, as crianças podem navegar com segurança e qualquer conteúdo restrito será protegido por password.
O iPad oferece uma gama impressionante de filtros de conteúdo e restrições, se necessário. Em ‘Configurações’ toque em ‘Tempo de ecrã’. Escolha ‘Este é o meu dispositivo’ ou ‘Este é o dispositivo do meu filho’. Se o iPad for para o seu filho, pode definir uma ‘Senha dos pais’. Se for um iPad partilhado pela família toque em ‘Usar senha de tempo de ecrã’ e digite-a novamente para confirmar.
Assim que tudo estiver configurado pode passar para ‘Conteúdo e restrições de privacidade’. Gerir compras na app, filtrar conteúdo da web, restringir pesquisas por voz e acesso a apps. Desta forma, os seus miúdos podem navegar, transmitir, assistir e jogar e terá total paz de espírito.
// RPT