/

Os benefícios das máquinas de café automáticas

Para obter o café realmente ao seu gosto opte pelas máquinas de café automáticas. Facilidade de utilização, versatilidade, sustentabilidade e até poupança são algumas das vantagens destes equipamentos.

Para os portugueses, o ritual do café é algo que faz parte do ADN. Nascemos com uma paixão inata para o expresso, que une o gosto pelo café de alta qualidade com o amor pelo convívio à volta da bica.

Mas o evoluir do mercado das máquinas de café e também dos ritmos impostos pela vida moderna, tem vindo a influenciar o nosso consumo de café, de maioritariamente fora do lar para cada vez mais dentro das nossas casas.

No lar, a experiência muda (e muito) em função da tecnologia que escolhemos, tendo à nossa disposição várias possibilidades. Desde os sistemas para cápsulas das várias marcas de café, passando pelas máquinas tradicionais de manípulo, até às máquinas automáticas.

Cada um de nós tem o seu café preferido, que é o resultado de um longo percurso que o mesmo faz desde o grão até à chávena, passando pela colheita e torrefação, moagem e extração. Por isso, as vertentes que entram em jogo e que determinam as nossas preferências são, por um lado, o café e, por outro, o tipo de máquina que escolhemos.

Apesar da grande variedade de cafés em cápsulas que cada marca oferece, é sem dúvida com as máquinas de café automáticas que conseguimos, a partir do conforto do nosso lar, beber um café realmente escolhido por nós.

Esta tecnologia tem vindo a conquistar um público cada vez maior devido aos grandes benefícios que um investimento, embora superior às outras alternativas, traz à nossa experiência de consumo.

 

Os benefícios das máquinas de café automáticas

Quando optamos por uma máquina automática, optamos por um patamar diferente, isto é, pela maior versatilidade e intensidade que a experiência de tomar café chega a ter. Envolve todos os nossos sentidos, leva a uma maior praticidade e facilidade na preparação e na limpeza e, no final de contas, traz poupança.

Facilidade de utilização

A intervenção do utilizador é muito limitada, pois é necessário apenas manter os reservatórios da água e do café cheios o suficiente, escolher o grão de moagem na primeira utilização consoante o gosto — café mais ou menos forte — e selecionar a quantidade de água — para um café mais longo ou mais curto — ou bebidas à base de leite.

Versatilidade

É possível escolher, conforme as nossas preferências, a melhor mistura entre grão arábica e robusta, entre as várias origens do café e tipo de torrefação. Os verdadeiros apreciadores de café poderão experimentar os diferentes blends até encontrar o equilíbrio perfeito.

Além disso, cada pessoa em casa tem a possibilidade escolher o seu café preferido, através da definição manual do nível de moagem do café (mais fina traduz-se num café mais forte e vice-versa) e da quantidade de água (um café mais longo tem mais cafeína e um sabor menos intenso e vice-versa).

Experiência gourmet

Nada como o café moído no momento para beneficiar das sensações que o cheiro, o ruído do café a moer e os sabores mais apurados são capazes de causar para tornar as nossas pausas de café em verdadeiros momentos gourmet.

Sustentabilidade

As borras de café extraídas pela máquina são biodegradáveis. Não existe desperdício de materiais, como o alumínio, papel ou plástico.

Poupança

Na escolha de uma máquina de café, não se deve ter apenas em conta o custo da máquina, mas também os custos associados ao café. Quem fizer as contas, facilmente chegará à conclusão de que um investimento numa máquina automática, trará não só os benefícios de uma experiência de consumo superior, como benefícios económicos.

O investimento inicial será facilmente recuperado, levando a uma poupança final no médio e longo prazo. E se além do custo do café considerarmos os custos associados à manutenção, fica claro que na escolha de um modelo será fundamental perceber qual será o plano de intervenções que uma marca ou outra poderão requerer.

// RPT

Mais recentes