Os 3 pilares de uma Smart Home e o porquê de precisar deles

Os 3 pilares de uma Smart Home e o porquê de precisar deles

Há alguns produtos que devem estar presentes numa Smart Home. Vejamos quais são, o porquê de precisar deles e de que forma apostar numa habitação inteligente vai melhorar a sua qualidade de vida.

Quais são os 3 pilares de uma casa inteligente? Responder a essa pergunta é o objetivo deste artigo. Vamos explorar de que forma alguns equipamentos contribuem para o ecossistema de uma casa inteligente e como podem facilitar a sua vida — ou dar algum contributo positivo para a mesma.

 

Os 3 pilares de uma Smart Home explicados

Divididos por categorias, por nenhuma ordem em particular, encontramos os 3 pilares que fundamentam uma habitação inteligente: Segurança e Proteção, Energia e Eficiência, e Conforto e Conveniência.

Ao dividir desta forma, pretendemos facilitar a sua experiência de compra de equipamentos, para que consiga avaliar as suas necessidades e determinar quais os produtos domésticos inteligentes que se encaixam melhor no seu ecossistema.

1 Segurança e proteção

Este pilar refere-se a todos os produtos que contribuem para proteger a si e a sua casa de ameaças e perigos, e é um dos principais motivos pelos quais há cada vez mais pessoas a apostar em casas smart.

Pode optar por instalar sistemas de segurança — que incluem campainhas inteligentes, câmaras de segurança e alarmes — e/ou sensores e detetores de segurança.

Estes equipamentos não só impedem intrusos de entrar em sua casa, como o alertam em caso de aproximação e o notificam no smartphone — dependendo do modelo. Uma campainha inteligente, por exemplo, também elimina a necessidade de usar chaves físicas para entrar e sair de sua casa. Pode sempre partilhar o acesso à sua casa com os da sua confiança e ficar a saber quem entrou e saiu.

2 Energia e eficiência

Gastos relacionados com a energia e querer apostar em eficiência também é uma das preocupações de quem aposta numa Smart Home, motivo pelo qual fizemos deste o nosso segundo pilar.

Esta categoria relaciona-se com equipamentos que ajudam a rastrear e regular o consumo de energia dentro e em redor da casa. Luzes, interruptores e tomadas inteligentes, bem como comandos, pertencem a esta categoria devido à capacidade de serem controlados remotamente, permitindo assim que ligue e desligue as luzes e outros dispositivos eletrónicos onde quer que esteja, através de uma aplicação de smartphone ou tablet.

Alguns destes dispositivos permitem monitorizar remotamente e reunir informações detalhadas sobre o consumo de energia, bem como fazer ajustes sobre o mesmo.

3 Conforto e conveniência

O terceiro pilar de uma Smart Home, mas não menos importante, é aquele que engloba os dispositivos eletrónicos que lhe vão proporcionar conforto e conveniência.

Os assistentes virtuais — sob a forma de colunas inteligentes ou smart displays — estão entre os tipos de produtos mais convenientes que pode adquirir para aumentar o nível de conforto da sua habitação.

Gostaria de saber a previsão do tempo? O seu filho tem uma questão relaciona com os TPCs e não sabe a resposta? Quer traduzir uma frase? Precisa de calcular a quantidade de determinado ingrediente para uma receita? Este equipamento dá-lhe todas as respostas de que precisa: o que você não sabe, o Google saberá.

Reproduzir uma música ou vídeo ou a função de despertador também está entre os talentos de um assistente virtual, que rapidamente se tornam ferramentas inestimáveis — há até quem diga que são o coração de uma casa inteligente.

Certifique-se de que os outros dispositivos inteligentes estão conectados ao ecossistema da sua casa inteligente e as possibilidades serão infinitas.

Apesar de vários destes equipamentos referidos se encaixar em mais do que uma categoria, esperamos que tenha servido para compreender de que forma podem melhorar a sua qualidade de vida e criar conforto e segurança.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome