OLED versus 4K. Não são a mesma coisa, nós explicamos

Televisor OLED LG

OLED ou 4K? Na verdade, nem sequer é possível comparar, pois um dos termos refere-se a tecnologia do ecrã da TV e o outro é a resolução.

Com a quantidade de oferta em aparelhos televisores que existe é natural que surjam algumas confusões e mal-entendidos. Quando se trata de escolher a TV perfeita para criar a sua própria experiência de entretenimento doméstico personalizada, há alguns termos que deve conhecer.

Muitas pessoas pesquisam “OLED ou 4K” na tentativa de encontrar a melhor opção, quando na realidade estão a comparar termos que não se referem à mesma coisa. Por exemplo, existem TVs OLED 4K e também existem TVs 4K que não são televisores OLED. Vejamos o que cada termo significa.

 

OLED versus 4K: o significado destes termos

OLED

A tecnologia OLED — Organic Light Emitting Diode — é baseada no facto de cada pixel do ecrã emitir luz própria, tornando desnecessário um sistema de iluminação (backlight) com lâmpadas fluorescentes ou LEDs brancos e dispensando a luz de fundo que ilumina os pixels usada nos televisores LED.

Isso incorpora outros benefícios. Como os pixels podem ser desligados por completo, as TVs OLED são capazes de produzir pretos verdadeiros que produzem taxas de contraste muito melhores e mais detalhes em cenas escuras.

A falta de uma luz de fundo significa que os ecrãs OLED são geralmente muito mais finos que os de LED, o que os torna uma opção muito melhor para montagem na parede. As OLEDs oferecem ótimos ângulos de visão e até há as que têm ecrãs curvilíneos. Não importa o lugar de onde está a ver televisão, verá uma ótima imagem com quase nenhuma perda de cor ou contraste.

Ou seja, OLED refere-se a uma tecnologia de ecrã aplicável a TVs de várias resoluções, uma das quais é a 4K.

4K ou UltraHD

4K ou UltraHD refere-se a uma resolução de 3840 × 2160 pixels. Este tipo de televisores já estão por todo o lado. Apesar de não ser o topo da tecnologia — entretanto já surgiram as 8K —, anda bastante lá perto e prevê-se que ainda leve o seu tempo até que seja considerada ultrapassada.

Com a proliferação deste tipo de resolução em aparelhos televisivos, estes tornam-se acessíveis e, acima de tudo, um bom negócio. Pode encontrar toda uma variedade de tamanhos de ecrã para atender à maioria dos orçamentos.

Televisor LG OLED Ultra HD 4K

Como escolher?

Assim sendo, a pergunta a ser feita é como uma TV OLED 4K se compara a TVs 4K que usam uma tecnologia de exibição diferente e qual oferece uma experiência de entretenimento doméstico mais satisfatória.

Para entender a diferença entre as TVs LCD LED 4K standard e as TVs OLED 4K é importante saber como cada uma funciona. Todas as TVs 4K duplicam o número de pixels de uma HDTV padrão, tornando a resolução 4K efetivamente quatro vezes maior do que a HD total, para que veja a imagem e não os pixels.

O OLED permite uma estrutura interna mais simples que os monitores convencionais. Com apenas algumas camadas, as TVs OLED são leves e muito finas. A qualidade da imagem é impressionante, as cores são vivas, variando de branco brilhante a preto mais profundo.

Tanto as LED 4K standard e as OLED 4K oferecem ótimas experiências de visualização e melhorias em relação a 1080p ou HD. Mas a tecnologia OLED transforma a experiência de entretenimento doméstico com pretos superiores, cores cinematográficas e High Dynamic Range com suporte Dolby Vision.

Os televisores OLED também possuem ângulos de visão superiores, com cores e contraste consistentes em alguns dos ângulos mais amplos. Com a sua riqueza espetacular e realista, perfis finos como lápis, ação super nítida, ângulos de visão superiores e cores lindas e diferenciadas que praticamente combinam com as vistas nos cinemas, as TVs OLED 4K oferecem uma experiência de entretenimento superior.

Em conclusão, a melhor solução será aquela que incorpora as duas coisas: a resolução 4K com a tecnologia OLED, que pode ser usada para criar monitores com diferentes resoluções, complementando-se.

// RPT

DEIXE UMA RESPOSTA

Envie o seu comentário
Indique por favor o seu nome