Que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia é um facto inegável. Estás curioso para saber que novidades o mundo tecnológico nos traz já para o próximo ano? Neste artigo revelamos-te oito tendências definidas para 2022.
A cada dia surgem novas invenções e melhorias em dispositivos eletrónicos mais antigos que prometem mudar as nossas vidas, já que se tornam mais convenientes e acessíveis para todos. Vamos saber algumas previsões do que nos espera em 2022.
Realidade Aumentada em compras online
As compras online eram um conceito revolucionário há uma década atrás. Ser capaz de receber em casa compras do supermercado, roupa ou gadgets através de um simples clique ou um botão era algo inédito. Mas se há uma área na qual as compras online continuam aquém é na gestão de expectativas do consumidor.
Com a realidade aumentada (AR), os fornecedores agora podem criar modelos 3D realistas dos produtos, permitindo que os compradores vejam o item como se o tivessem em mãos antes de o comprar.
Isto irá oferecer uma amostra muito mais precisa do produto que desejas comprar, mas também vai incentivar as pessoas a comprar produtos sobre os quais tinham algumas reservas. Pode ser um forte impulso às compras online e uma forma de certos negócios impulsionarem as suas vendas.
Sustentabilidade em tecnologia
Os gadgets modernos têm-se mostrado uma parte permanente do nosso dia a dia, despertando o interesse em torná-los mais sustentáveis, tanto ambiental quanto economicamente. O ano de 2022 vai significar uma grande mudança no sentido de reparar e reutilizar dispositivos antigos, em vez de substituí-los.
Para além disso, os dispositivos mais recentes serão feitos de materiais mais resistentes para aumentar a longevidade e reduzir o impacto negativo no meio ambiente. Materiais biodegradáveis e com baixo teor de carbono ou eficiência energética e baterias com capacidades maiores são apenas algumas das novidades.
Por outro lado, com uma durabilidade física mais longa é provável que ocorra uma vida digital mais longa, já que os telemóveis futuros podem continuar a receber atualizações do sistema e de segurança por mais tempo.
Softwares com pouco ou sem código
Nas grandes e pequenas empresas — aliás, até mesmo no caso de profissionais e amadores — a criação e automatização de apps tem-se tornado cada vez mais importante. Mas o amplo conhecimento em várias linguagens de programação sempre foi uma barreira.
Usar pouco ou nenhum código são técnicas de desenvolvimento de software que contam com elementos visuais para o construir, tais como arrastar e soltar.
Embora não se deva esperar que o software baseado em código vá embora tão cedo, as alternativas com pouco e nenhum código podem reduzir drasticamente o tempo necessário para desenvolver uma aplicação ou sistema operativo.
Isto também faz com que a tecnologia esteja acessível a qualquer pessoa com uma ideia, permitindo que os indivíduos criem aplicações e não deixando apenas esta tarefa atribuída a equipas inteiras de developers.
5G atinge enorme popularidade
Se há uma coisa que continua a evoluir com o tempo é a velocidade da Internet. Com conteúdo 4K disponível no YouTube e várias plataformas de streaming, é necessária uma Internet mais rápida e fiável para transmitir o conteúdo sem buffer constante. Sem mencionar que a TV 8K já é uma realidade.
A rede 5G é significativamente mais rápida do que a rede 4G, fornecendo 20 Gbps no seu pico e com uma média de 100 Mbps. O número de conexões 5G globais triplicou para 670 milhões em 2021 e vai alcançar um mercado mais amplo nos próximos 12 meses.
AI em todos os lugares
Há um limite para o quão inteligente um computador pode ser sem a ajuda da Inteligência Artificial. Mas, à medida que mais pessoas esperam que os sites e dispositivos atendam a todas as suas necessidades, a IA está a entrar em cena.
Espera-se uma explosão de gadgets, apps, sites e ferramentas com IA em 2022. Será mais difícil diferenciar chatbots de agentes humanos no apoio ao cliente. Para além disso, as recomendações de conteúdo em sites de streaming provavelmente vêm da inteligência artificial, em vez da análise de dados tradicional.
Autenticação sem senha
As passwords vão tornar-se coisa do passado. À medida que os dispositivos se tornam mais inteligentes, até mesmo as senhas mais fortes podem ser violadas com o tempo suficiente. Afinal, existe um limite para o comprimento e a complexidade de uma senha antes que ela deixe de ser conveniente.
Provavelmente vamos testemunhar uma mudança gradual em direção à autenticação sem senha usando dispositivos móveis, tokens e até mesmo dados biométricos em quase todos os lugares. Isto não apenas elimina o problema de ter que manter e alterar regularmente dezenas de senhas, mas também está menos sujeito a ataques de malware ou de phishing.
Moda Virtual
À medida que a tecnologia de Realidade Aumentada melhora e o uso das social media aumenta, mais pessoas investem nas suas publicações, especialmente no Instagram e TikTok, esta última sendo a rede social do momento.
A própria área da Moda e Lifestyle irá beneficiar do avanço tecnológico. Em vez de gastar uma fortuna numa peça de roupa de marca, as empresas vão começar a vender roupas de luxo que só podem ser vistas em fotos.
A moda virtual vai tornar também os acessórios de alta qualidade mais acessíveis. Isto pode ajudar a limitar o consumo de produtos fast fashion comprados normalmente para uma única publicação no Instagram, por estarem “dentro das tendências” mas com péssima qualidade, tendo assim um efeito positivo no ambiente.
Realidade Virtual para todos
Com tecnologia mais acessível, inteligência artificial e Internet mais rápida com a rede 5G, a realidade virtual (VR) vai tornar-se mais amplamente disponível e mais realista do que nunca, podendo vir a ser implementada em muitas áreas do entretenimento.
Por exemplo, investigadores, estudantes e profissionais médicos podem utilizar a RV para aprender mais sobre tópicos abstratos e complexos. Da mesma forma, colaboradores remotos podem usar a RV para participar em reuniões virtuais e na cultura de trabalho.
Também computadores poderosos e tecnologia de ponta em fotografia e animação podem ajudar a criar imagens 3D e conteúdo de vídeo mais realistas.
A verdade é que o melhor ainda está por vir e muitas das inovações tecnológicas que devem chegar ao mercado em 2022 ainda estão a ser projetadas. Aguarda por estas novidades na companhia do RP Tech!
// RPT