
O regresso às aulas é sempre aquele momento em que prometes começar o ano organizado, motivado e pronto para enfrentar tudo. Mas, para isso, precisas das ferramentas certas.
Hoje em dia, já não basta ter um estojo cheio de canetas: a tecnologia é a tua maior aliada para estudar, pesquisar, fazer trabalhos e até poupar tempo.
Por isso, pega numa caneta e em papel e aponta aquilo que não te pode faltar.

O que não te pode faltar neste regresso às aulas
Computador portátil
Um bom computador portátil é praticamente o teu centro de comando. Seja para assistir às aulas online, fazer trabalhos, pesquisar ou até editar vídeos para um projeto, vais precisar de um que seja rápido, leve e tenha boa autonomia.
Se tiveres de o transportar todos os dias, dá prioridade a modelos mais compactos e leves.
Tablet
O tablet é perfeito para ler PDFs, tirar apontamentos e estudar de forma mais confortável. Com uma caneta digital, até podes escrever como se fosse um caderno. É ótimo se preferes algo mais portátil do que um computador.
Calculadora científica ou gráfica
Dependendo do teu curso ou disciplina, vais precisar de uma calculadora simples ou mais avançada. Escolhe uma com todas as funções exigidas pelo teu plano de estudos — e certifica-te de que é permitida nos exames.
A calculadora básica é ideal para quem está nos primeiros ciclos de ensino ou para disciplinas que só exigem operações simples. São leves e cumprem o essencial.
Por sua vez, a calculadora científica é o modelo mais comum a partir do ensino secundário. Permite fazer cálculos mais complexos, como funções trigonométricas, logaritmos, exponenciais, raízes e estatísticas simples. Se tens disciplinas como Física, Química ou Matemática mais avançada, vais precisar de uma destas.
Já a calculadora gráfica é mais avançada. Não só faz todos os cálculos de uma científica, como também permitem representar gráficos, trabalhar com matrizes, resolver equações complexas e até programar.
No ensino secundário, só algumas disciplinas e exames permitem o seu uso, por isso convém confirmar as regras antes de comprares. No ensino superior, especialmente em áreas como Engenharia ou Economia, pode ser uma grande ajuda.
Impressora
Por muito que se fale em “aulas sem papel”, a verdade é que vais acabar por ter de imprimir trabalhos, relatórios ou formulários. Uma impressora multifunções (que também digitaliza e fotocopia) dá-te mais flexibilidade para qualquer situação.
Tinteiros ou tonner de reserva
Pouco é pior do que estar a acabar um trabalho e descobrir que a impressora já não tem tinta. Mantém sempre tinteiros ou tonner de substituição para evitar aquele stress de última hora.
Disco externo ou SSD portátil
Nada de arriscar perder os teus trabalhos por uma falha do computador. Um disco externo ou SSD portátil permite-te fazer cópias de segurança e transportar ficheiros grandes de forma rápida e segura.

E, não te esqueças de verificar se precisas de alguns acessórios, tais como, uma mochila ou mala própria para portátil, um rato sem fios, que é mais prático e ergonómico, um Hub USB, porque as portas nunca são suficientes, e auriculares ou headphones com microfone, essenciais para aulas online ou videochamadas.
No fundo, este regresso às aulas é a tua oportunidade de investir nas ferramentas que te vão acompanhar ao longo do ano. Escolhe bem, trata bem do teu material e garante que tens sempre tudo pronto — porque, quando a tecnologia funciona a teu favor, estudar fica muito mais fácil.
// RPT
